Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

INICIADAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DA IGREJA DO PILAR
00:00 Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o Centro Trabalho e Cultura – CTC, iniciaram nesta quinta-feira (22), a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, um dos mais importantes templos históricos do Recife, que fica localizada na comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A ação está sendo realizada por 50 alunos do projeto “Obra-escola do Pilar”, iniciado em setembro de 2008, e que atende a jovens e adultos moradores da comunidade e bairros do Centro. Como pré-requisitos para participar do projeto, os interessados deveriam ter perfil de baixa renda, baixa escolaridade, mas saber ler e escrever e vulnerabilidade social.

Orçada em R$ 650 mil a obra inclui a restauração de toda a fachada e parte externa do templo, a limpeza e consolidação dos ornatos internos do prédio e construção de um novo telhado. A execução do serviço será baseada no projeto de restauração elaborado pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural Material – DPPC, da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife, com a aprovação do IPHAN. A previsão é de que o serviço seja concluído em seis meses.

Segundo a assessora da Secretaria de Planejamento Participativo, Nancy Nery, a oficina de restauro iniciou com a preparação teórica dos alunos, que incluiu capacitação nas áreas de estuque/alvenaria, pintura, marcenaria/carpintaria, cantaria, serralharia/forja e educação cidadã. “Desde o dia cinco de janeiro, os participantes estavam atuando na preparação do terreno para as obras. Divididos em turmas, eles trabalham das 7h30 às 17h, com intervalo para o almoço”, informou.

No local dos serviços, os alunos têm o acompanhamento de instrutores do CTC e, de coordenadores do IPHAN e da Diretoria de Proteção ao Patrimônio Cultural Material – DPPC. De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Karla Grimaldi a primeira etapa é a raspagem das tintas antigas e a retirada dos enxertos de cimento. “Em seguida vamos promover a recuperação de todos os detalhes, utilizando os materiais adequados”, afirmou. Durante o primeiro dia de trabalho no interior da Igreja do Pilar, os restauradores encontraram, em um friso de um dos altares, resquícios de pintura em ouro.

Entre os 50 participantes está Raquel Nascimento, de 39 anos. Moradora da comunidade do Pilar, a aluna se especializou no oficio de pintura e pretende continuar na área. “Estou aproveitando muito essa oportunidade, pois aprendi diversas atividades e pretendo continuar atuando com restauração, fazendo desse oficio minha profissão”, destacou Raquel Nascimento no seu primeiro dia de aula prática. Cada um está recebendo uma bolsa de R$ 150,00 além de certificado ao final do curso.

Exposição de fotos – Outra iniciativa da Prefeitura em convênio com IPHAN e o CTC é o resultado da Oficina de Fotografia do Patrimônio Cultural do Pilar. Vinte alunos da comunidade realizaram esse curso que durou cerca de 40 dias, realizando registros de importantes locais e monumentos do Centro do Recife. Os trabalhos dos alunos estão expostos nos tapumes que cobrem o canteiro de obras, durante a execução dos serviços. Ao todo são 36 imagens colocadas em um painel de 30mX2m, na lateral da igreja.

Matérias Relacionadas
- Cfav abre edital para projetos de oficinas de arte
- Biblioteca de Afogados abre inscrição para Oficina de Anime
- Concurso de Roteiros Ary Severo-Firmo Neto abre inscrições
- Campeãs desfilam no Marco Zero
- Concurso de Roteiros Ary Severo-Firmo Neto abre inscrições
- Prefeitura do Recife divulga resultado do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- PCR divulga resultado do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- Palco da Diversidade lota a Quarta-feira de Cinzas no Ibura
- Muito Rock na Quarta-feira de Cinzas em Casa Amarela
- Começa apuração do Concurso de Agremiações Carnavalescas
- Julie & Julia em cartaz no Cinema Apolo
- João da Costa apresenta balanço do Carnaval do Recife 2010
- Recife conhece os vencedores do Concurso de Agremiações Carnavalescas nesta quinta (18)
- Ainda tem Carnaval no Mercado da Boa Vista
- Entrevista Coletiva sobre o balanço do Carnaval Multicultural 2010
- Arrastão do Frevo anima resistentes do Carnaval do Recife
- Apoteose do Carnaval do Recife reúne multidão no Marco Zero
- Prefeito assiste apoteose do Carnaval e segue Arrastão do Frevo no Marco Zero
- Reginaldo Rossi faz show memorável no Polo Mangue do Morro
- João da Costa recebe governador e prefeito de Olinda na Central Multicultural


Enviar    Imprimir