Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

OFICINA CAPACITA GESTORES MUNICIPAIS PARA PLANSEQ

A secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, participou, na manhã desta terça-feira (27), da abertura dos trabalhos da oficina de mobilização do Plano Setorial de Qualificação para beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq Bolsa Família). A intenção da atividade é qualificar os gestores do programa de transferência de renda do Governo Federal para atender, apoiar e esclarecer as famílias atendidas sobre as ações do Planseq, que irá oferecer cursos na área da construção civil como pedreiros, mestre-de-obras, azulejista, eletricistas, entre outros para os membros das famílias favorecidas.

Realizado no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem, o evento, que se estende até esta quarta-feira (28), é uma realização do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Prestigiaram a solenidade inicial, a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ana Lígia Gomes; o secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social de Pernambuco, Acácio de Carvalho, além de secretários municipais e gestores do Bolsa Família de cidades da Região Metropolitana do Recife.

Segundo a representante do Ministério, Ana Lígia Gomes, as oficinas também tem o objetivo de mobilizar os gestores para acompanhar, monitorar os participantes dos cursos, e articular o empresariado local, no sentido de integrá-los ao Planseq. “É importante ressaltar que será um programa de qualificação profissional e de acesso ao emprego. O favorecido deve ter a segurança que não vai perder o beneficio enquanto estiver participando do curso e entender que esse é um investimento na qualidade de vida da família toda”, informou a secretária de nacional de Assistência Social.

Para a secretária municipal do Recife, Karla Menezes, o Planseq é uma ação significante que irá beneficiar as famílias atendidas pelo Bolsa Família. “É um programa que vai gerar oportunidades para as pessoas favorecidas. Nesta quarta, iremos realizar o trabalho de mobilização com os gestores do Recife que trabalham com o Bolsa Família, e para isso convidamos todos os representantes”, esclareceu Karla Menezes, lembrando que, além dos cursos em construção civil, nas 27 capitais haverá ainda capacitações na área do turismo. As inscrições dos interessados já estão acontecendo, e a previsão é que os cursos comecem no mês de março.

O Planseq – O Programa foi idealizado para atender homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. O setor da construção civil foi o primeiro a ser escolhido por ser essencial ao desenvolvimento econômico do Brasil e por ter relação direta com as obras de infra-estrutura realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é qualificar mais de 184 mil beneficiários do Bolsa Família, somente na área da construção civil, em 202 municípios.

As inscrições – Para se inscrever no Planseq Bolsa Família é preciso ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). No local, o beneficiário deve apresentar o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS). Depois, é só aguardar a convocação para os cursos. A participação não é obrigatória e favorecidos não serão excluídos do Bolsa Família.

Matérias Relacionadas
- Praia e passeio cultural na Colônia de Férias do Recanto Feliz
- Secretária de Assistência Social participa de reunião em Brasília
- Colônia de Férias promove atividades para crianças e adolescentes
- Campanha sensibiliza turistas de cruzeiros marítimos
- Doação Cidadã promove ação junto a turistas de cruzeiros marítimos
- Iasc promove passeios e recreação
- Iasc promove colônia de férias para usuários no mês de janeiro
- Prefeito anunciou assessor executivo de Assistência Social
- Karla Menezes assume a Secretaria de Assistência Social
- Sistema Recriar reforça combate à violência infanto-juvenil
- Campanha Doação Cidadã continua nas ruas até a véspera de Natal
- Sistema unificará dados de denúncias contra crianças e adolescentes
- Iasc realiza confraternização da Casa de Acolhida Recomeço
- Concluintes do Agente Cidadania recebem certificados
- Prefeitura lança versão em cordel do Estatuto dos Idosos
- PCR entrega certificados a participantes do Programa Agente Jovem
- Idosos do Ieda Lucena participam de festa de Natal
- Iasc promove Seminário Temático sobre a família
- Seminário Temático coloca a família em foco
- Pesquisa divulga perfil do idoso da cidade do Recife


Enviar    Imprimir