Educação, Esporte e Lazer
PREFEITO ABRE OFICIALMENTE O ANO LETIVO 2009
O prefeito João da Costa abriu oficialmente, nesta segunda-feira (02), as atividades escolares do Ano Letivo 2009 “Recife: Cidade Educadora”, que terá aulas iniciadas na próxima quinta-feira (05). A solenidade aconteceu no Teatro Guararapes - Centro de Convenções, em Olinda, e foi acompanhada pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, pelo assessor executivo da pasta, Flávio Brayner, e pela coordenadora geral do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Recife, Ana Cristina.
Também compareceram os diretores e gerentes da educação municipal, além de aproximadamente três mil educadores, entre professores, dirigentes de unidades de ensino e coordenadores pedagógicos. A programação incluiu a exibição de vídeos sobre atividades em sala de aula e apresentações culturais de grupos de dança, teatro e música formados por estudantes da rede e animadores culturais da Diretoria Geral de Ensino.
Na saudação de boas-vindas aos educadores, o prefeito lembrou que aquele ato era o mais importante dos primeiros 30 dias de seu Governo. “Estamos iniciando um momento de novas conquistas e avanços na área educacional, dando continuidade a um projeto vitorioso que vem mudando a nossa cidade nos últimos oito anos”, lembrou João da Costa. De acordo como o prefeito, muitos dos professores ali presentes chegaram a PCR durante as duas gestões do prefeito João Paulo, resultado da contratação, via concurso, de mais de 2.500 educadores. “Tanto vocês, quanto os que estão na educação há mais tempo, sabem das mudanças que vêm estruturando toda nossa rede de ensino, com o objetivo de responder as necessidades históricas da população”, argumentou, citando exemplos, como a distribuição da merenda o ano todo, a entrega de fardamento e material escolar para todos os alunos e a ampliação da estrutura física da rede, com a entrega de mais 70 unidades de ensino.
Além do fortalecimento dessas ações, João da Costa também falou sobre os novos projetos de sua gestão, como a instalação de novos laboratórios de informática nas escolas, a construção do novo centro de formação continuada dos professores e a convocação da 7ª Conferência Municipal de Educação. “Também precisamos preparar o Recife para ser a cidade âncora na área de serviços, dando o suporte adequado ao crescimento econômico que o estado está passando”, frisou o prefeito, explicando que para isso é necessário preparar a juventude para ocupar os novos empregos. “É por esse motivo que uma das principais metas para os próximos quatro anos é fortalecer o ensino fundamental e a educação infantil”, ressaltou. Ao finalizar, o prefeito disse aos professores que a cada abertura do ano letivo, durante o seu mandato, espera comemorar os avanços conquistados. “Conto com vocês para começar o desafio este ano, construindo a cidade educadora com um ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade”, finalizou.
O secretário Cláudio Duarte disse que a escolha do tema “Cidade educadora” para o ano letivo 2009 é um estímulo para todos que fazem a rede. “Educar é viver e conviver com intensidade. Vamos aproveitar o trabalho desse tema em sala de aula para fortalecer, cada vez mais, a vocação do Recife como cidade libertadora, que serve de referência político, cultural e econômica para o Nordeste e o Brasil”, refletiu.
De acordo com Duarte, para atingir todas as metas de avançar na educação municipal é necessário o empenho e o engajamento de todos, incluindo a sociedade. “Conto com a participação crítica de todos vocês e com a atuação consciente em sala de aula”, frisou, lembrando a importância de se trabalhar em sintonia com toda a comunidade escolar, incluindo os moradores do entorno das escolas.

- - Prefeito abre oficialmente o Ano Letivo 2009
- - Seminário discute papel do educador no desenvolvimento infantil
- - I Semana de Educação e Saúde encerra com peça teatral
- - Prazo para matrícula na rede municipal de ensino será estendido
- - Secretário participa do 1º encontro do Conselho Municipal de Educação
- - Programa Escola Aberta discute metas para 2009
- - Prefeitura promove encontro do Programa Escola Aberta
- - Secretário de Educação dá boas-vindas aos novos beneficiários do Bolsa-Escola
- - Carnaval encerra Projeto Escola Verão no Prado
- - Estudantes encerram programação de férias com caminhada e percussão
- - Fórum de Acesso Livre aos Estudantes reúne jovens
- - Programação de férias das escolas municipais prossegue até sábado
- - Crianças da rede municipal aproveitam as férias aprendendo
- - Bibliotecas da PCR oferecem atividades culturais
- - PCR inicia parceria com o Senac para qualificar alunos do ProJovem Urbano
- - Cursos profissionalizantes da PCR atraem 14 mil recifenses
- - Prefeitura inicia parceria do ProJovem Urbano com o Senac
- - Prefeito reafirma diálogo permanente com educadores municipais
- - João da Costa e secretário de Educação têm 1º encontro com dirigentes das escolas
- - Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
|