Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

FÓRUM DE NEGROS E NEGRAS REALIZA SEGUNDO ENCONTRO

Integrantes da sociedade civil, delegados do Orçamento Participativo (OP), e representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) da Prefeitura do Recife, se reuniram na noite desta quinta-feira (05), na 2ª reunião ordinária do ano de 2009 do Fórum Temático de Negros e Negras. O encontro aconteceu na sede do Movimento do Trabalhador Cristão (MTC), situada na rua Gervásio Pires, Boa Vista.

O Fórum é um espaço de discussão, acompanhamento e fiscalização das prioridades eleitas nas plenárias temáticas do Orçamento Participativo (OP) junto à gestão municipal e congrega integrantes do segmento da população negra das seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs), delegados eleitos pelo OP e representantes da Prefeitura, em especial da Diretoria de Igualdade Racial. Na pauta da reunião estava o repasse dos informes pela comissão que visitou as secretarias de Saúde, Educação e Direitos Humanos, ambas responsáveis em colocar em prática as prioridades eleitas para o ano. “O objetivo dessa comissão foi apresentar as prioridades aos novos secretários e ver como essas ações vão ser executadas”, explicou a diretora de Igualdade Racial da SDHSC, Rosilene Rodrigues.

As três prioridades eleitas para este ano foram a garantia e intensificação de ações de saúde junto aos grupos religiosos de matriz africana, através de oficinas, palestras e simpósios (Saúde); a produção de materiais pedagógicos com experiências vivenciadas nos cursos de história da África e da cultura afro-brasileira para distribuição na rede municipal de ensino (Educação); e a instituição no município do Programa de Combate à Intolerância Religiosa (Direitos Humanos). Durante a visita, a comissão levou aos secretários essas prioridades e os convidaram para as discussões do fórum. Para o coordenador do fórum, Ricardo Herculano, e um dos membros dessa comissão, a visita às secretarias foi importante “para que os atuais secretários tomem conhecimento dessas ações e ajudem a divulgar e promover as políticas afirmativas da população negra”, disse.

Outro assunto discutido no encontro foi a criação do Programa de Combate à Intolerância Religiosa. Pleiteado pelo fórum desde 2006, o programa será encaminhado à Secretaria de Assuntos Jurídicos por uma comissão tirada durante a reunião. O principal objetivo é assegurar o direito aos cultos e celebrações de todas as matrizes religiosas, além de combater a discriminação em relação aos praticantes destas religiões. Na oportunidade também foi traçado o planejamento da agenda do primeiro semestre de 2009, em especial os preparativos para o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.

Matérias Relacionadas
- Fórum Temático de Negros e Negras realiza mais um encontro
- PCR entrega documentos no Ibura
- Identidade Cidadã beneficia moradores de Santo Amaro
- Direitos Humanos realiza palestra para alunos do ProJovem
- Direitos Humanos realiza oficinas de sensibilização
- Fórum de Negros e Negras realiza primeira reunião do ano
- Campanha contra exploração sexual terá parceria do Galo da Madrugada
- Fórum de Negros e Negras recebe secretária de Direitos Humanos
- Identidade Cidadã entrega documentos em Nova Descoberta
- Voluntariado sensibiliza jovens para ação cidadã
- PCR entrega carteira de identidade aos moradores dos Coelhos
- PCR leva idosos ao Janeiro de Grandes Espetáculos
- PCR será parceira do Núcleo de Combate às Opressões da UFPE
- Núcleo de Opressões contará com representantes da PCR
- Idosos prestigiam espetáculo de dança no Santa Isabel
- PCR leva idosos para espetáculo de dança no Teatro Santa Isabel
- Secretária de Direitos Humanos recebe representante da ONU
- Amparo Araújo é a nova secretária de Direitos Humanos
- Moradores de Santo Amaro participam de oficina de adereços natalinos
- Projeto comemora 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Enviar    Imprimir