Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RECIFE DÁ PARABÉNS AO FREVO

Em grande estilo. Assim foi festejado o aniversário de 102 anos do Frevo, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Na tarde desta segunda-feira (09), uma legião de foliões, músicos e passistas tomaram conta das ruas do Recife, esbanjando alegria e justificando porque o ritmo é tão prestigiado. Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Cultura, Renato L, a Secretária de Gestão Estratégia e Comunicação, Lygia Falcão, e a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix. “A Prefeitura do Recife mostra a vitalidade do frevo na cultura recifense. Preparamos uma festa democrática e tradicional, mostrando o verdadeiro carnaval de rua”, pontuou Renato L.

A festa iniciou na esquina da Rua Nova com a Rua do Sol, onde o maestro Forró, com as orquestras Popular da Bomba do Hemetério e a Hemetéricos da Bomba, além de artistas convidados, estandartes e agremiações, arrastou os presentes até o Pátio de São Pedro. Os fogos de artifício anunciaram que era chegada a hora de parabenizar o frevo. “Preparamos uma grande festa para prestigiar o frevo, que é tão envolvente. Uma comemoração com muita alegria, com a cara do aniversariante”, falou Forró. Antes da saída do arrastão, o autônomo José Porto, de 58 anos, dançava ao som dos clarins. “Desde que eu tinha seis anos de idade que eu danço o frevo e quero envelhecer nele”, contou Porto.

Pontualmente às 17h, já era possível ouvir a música da Frevioca, criada em 1980 pelos pesquisadores Leonardo Dantas e Marcelo Varela, que vinha da Praça da Independência. À frente, alunos da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges dançavam o ritmo na ponta do pé, juntamente com a performática sombrinha às mãos. Uma das passistas, Tide Campos, 73 anos, exibia os passos aprendidos nas aulas. “Sou apaixonada pelo frevo. Ele é alegria, saúde, alto astral, é contagiante”, completa a aluna mais velha da escola.

Ao chegar no Pátio de São Pedro, maestro Forró subiu ao palco, convidando passistas e artistas para darem continuidade à festa. O cantor Alceu Valença cantou conhecidas marchas carnavalescas. Depois, às 21h, foi a vez de Claudionor Germano e Expedito Baracho apresentarem o show “Capiba, madeira que o cupim não Rói”.

Matérias Relacionadas
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora
- Dose dupla de frevo arrasta foliões ao Pátio de São Pedro
- Prefeitura monitora trânsito para Guaiamum Treloso
- Votação popular do concurso de Rei e Rainha chega ao bairro da Madalena
- PCR capacita barraqueiros para a coleta seletiva no Carnaval
- Locutores recebem capacitação para o Carnaval
- Barraqueiros recebem capacitação sobre coleta seletiva
- Infra-estrutura e alimentos em foco na capacitação dos comerciantes
- Prefeitura patrocina CD em tributo a Enéas Freire
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio tem gravação de DVD, bloco lírico e Retratando o Carnaval
- Comerciantes recebem dicas de gestão financeira para o Carnaval
- Prefeito divulga programação do Carnaval 2009
- Terça Negra em clima de noites pré-carnavalescas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada
- PCR capacita comerciantes para o Carnaval 2009
- Beleza, tradição e frevo no pé marcaram votação no Mercado da Boa Vista


Enviar    Imprimir