Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÓLOS COMUNITÁRIOS SE PREPARAM PARA O CARNAVAL MULTICULTURAL 2009

Além dos 16 pólos oficiais (oito pólos centrais e oito pólos descentralizados), a Prefeitura do Recife também investe nos pólos comunitários, os “polinhos”, com o objetivo de consolidar a proposta de descentralização do Carnaval do Recife, ofertando à população de todas as regiões o acesso à folia. A proposta é fazer com que as comunidades de várias localidades da cidade possam realizar o seu próprio carnaval, com o apoio logístico e financeiro da Prefeitura.

São 43 pólos comunitários, com programações do domingo à terça-feira de carnaval, que recebem recursos para serem investidos na sua própria festa. A partir dos Fóruns Regionais e Fóruns Temáticos do OP e Conselhos Culturais, são escolhidas comissões responsáveis por cada polinho, compostas por delegados dos fóruns, num total de 11 a 21 membros. Essas comissões também agregam representantes das comunidades onde se instalarão os pólos.

As comissões recebem os recursos da Prefeitura e ficam responsáveis por montar, com a colaboração dos moradores das comunidades, a programação, e orçar os recursos em despesas com som, atrações e contratação de pessoal. Segundo o assessor de Articulação dos Fóruns Culturais da Prefeitura do Recife e coordenador dos Pólos Comunitários, Uel Silva, as comissões possuem total autonomia para montar a programação dos seus respectivos pólos. “Não interferimos na grade das atrações. A comunidade têm total liberdade para escolher que artistas tocam no seu pólo. A única orientação que a Prefeitura dá é de que dêem preferência aos artistas locais, com ritmos carnavalescos, que privilegiem a época”, disse.

Os valores investidos em cada pólo variam de acordo com o desempenho e a tradição de cada localidade nas festas carnavalescas. Além disso, cada pólo recebe um valor adicional para investimento em decoração. Em geral, as comunidades investem em material reciclado, como garrafas pet, papelão, plástico, entre outros. Após montada a grade programática e financeira, as comissões enviam suas propostas à Casa 8 do Pátio de São Pedro, que serão adequadas aos recursos recebidos. Além disso, para cada dia de atração, duas atrações indicadas pela Prefeitura também se apresentam.

Esse processo dura em torno de 50 a 60 dias, envolvendo cerca de 800 pessoas integradas às comissões. O valor investido este ano pela Prefeitura do Recife na programação carnavalesca dos pólos comunitários é de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Esse valor inclui não só os recursos repassados para as comunidades, mas também toda a infra-estrutura disponibilizada pela Prefeitura para a realização da festa, como montagem de palco, banheiros, iluminação, banners, camarins, carros de som, aluguel de transporte, entre outros.

 

Matérias Relacionadas
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Recife dá parabéns ao frevo
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora
- Dose dupla de frevo arrasta foliões ao Pátio de São Pedro
- Prefeitura monitora trânsito para Guaiamum Treloso
- Votação popular do concurso de Rei e Rainha chega ao bairro da Madalena
- PCR capacita barraqueiros para a coleta seletiva no Carnaval
- Locutores recebem capacitação para o Carnaval
- Barraqueiros recebem capacitação sobre coleta seletiva
- Infra-estrutura e alimentos em foco na capacitação dos comerciantes
- Prefeitura patrocina CD em tributo a Enéas Freire
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio tem gravação de DVD, bloco lírico e Retratando o Carnaval
- Comerciantes recebem dicas de gestão financeira para o Carnaval
- Prefeito divulga programação do Carnaval 2009
- Terça Negra em clima de noites pré-carnavalescas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada
- PCR capacita comerciantes para o Carnaval 2009


Enviar    Imprimir