Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

AÇÕES DE CARNAVAL DA PCR SÃO EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES

As ações que serão realizadas pela Prefeitura do Recife durante o Carnaval Multicultural 2009 da cidade, recebem destaque nacional antes mesmo do começo da festa de Momo. Na manhã desta sexta-feira (13), a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, e a gerente operacional do Recicriar, da Secretaria de Assistência Social, Hilda Torres, gravaram entrevistas para a TV Justiça, na sede do Ministério do Trabalho, no Espinheiro.

Em foco, a Campanha Municipal de Enfrentamento do Abuso e Exploração de Criança e Adolescentes, da SDHSC, e os trabalhos para proteção desse público em situação de vulnerabilidade. Para a procuradora do Trabalho, Débora Tito, as ações são exemplo para outras cidades. “As pessoas naturalizam o trabalho infantil, muito usado pelos pais, pois, as crianças sensibilizam mais. Ficamos surpresos e satisfeitos com todo o trabalho realizado no Recife, inclusive, ele vem servindo de inspiração para outros importantes focos de folia, como, por exemplo, Olinda”.

Do Sábado de Zé Pereira, à Quarta-feira de Cinzas, os foliões receberão material educativo sobre a importância de denunciar o abuso e a violência sexual e os maus tratos às crianças e aos adolescentes através do Disque 100. A ação faz parte da Campanha Municipal de Enfrentamento do Abuso e Exploração de Criança e Adolescentes. Nesse período serão distribuídos em todos os pólos, bailes, inclusive nos trios e foliões do Galo da Madrugada, panfletos, folderes e cerca de 200 mil leques. “O grande objetivo é evitar e combater o trabalho infantil e a exploração sexual de menores”, disse a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

Esta é a oitava edição da campanha e, de acordo com a secretária, os resultados têm crescido a cada ano. “Somos grandes divulgadores do Disque 100. Inclusive já percebemos que tem aumentado o número de denúncias, e isso se deve ao aumento da consciência de que se trata de crimes e as pessoas têm procurado o serviço”, disse Amparo.

A novidade de 2009 é o trabalho de conscientização realizado entre os taxistas. “Eles são importantes porque auxiliam esse combate, afinal, acabam sendo os profissionais que transportam as pessoas aos destinos finais, como hotéis”, explicou Araújo. Na prática, além dos materiais informativos, eles receberão a camisa com a logo e o telefone para denúncias.

Para auxiliar esse combate, a Prefeitura, através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), da Secretaria de Assistência Social, vai disponibilizar os Pólos Projetos Sociais. “São espaços onde vamos receber as crianças e os adolescentes que estão com os pais trabalhando na festa, em situação de rua ou vexatória, como abuso, exploração e mendicância”, disse a gerente do Recicriar, Hilda Torres.

Os bebês e as crianças de até seis anos participarão das atividades promovidas na Creche, no 1o andar do edifício-sede da Prefeitura, e as com idades entre 7 e 17 anos, nos pólos que funcionarão no Armazém 11, no Ibura e em Chão de Estrelas. As ações também acontecerão durante o desfile do Galo da Madrugada, no pólo Carmo e na rua da Imperatriz. Nesses locais, os meninos e as meninas serão acolhidos, receberão alimentação e atividades lúdicas de lazer, como oficinas de artes plásticas, teatro e música. “Queremos oferecer o acesso deles à brincadeira e ao lazer, que muitos não têm, mas é um direito de todos”, completou Torres.

Ainda dentro das atividades do Iasc, está a participação da equipe itinerante. Os profissionais terão a missão de circular por todos os pólos do Carnaval do Recife e cadastrar os casos encontrados para, após as festas, fazer um trabalho educativo com a família do menor. “A intenção é fazer dele um trabalho permanente de contato com os parentes. E caso não tenham sucesso, vamos imediatamente entrar em contato com a GPCA e o Conselho Tutelar para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, alertou Hilda Torres.

Durante todos os dias da festa de Momo todas as casas de acolhida do Iasc estarão abertas para, “ter uma reta-guarda em casos de necessidade de acolhimento emergencial”, finalizou a gerente.

Estacionamento – Para os foliões que forem de carro aproveitar o Carnaval no Bairro do Recife, a prefeitura disponibiliza os estacionamentos com segurança no edifício-sede, no posto de saúde do Pilar e no terreno ao lado do Porto da cidade. Toda a renda será destinada para ações futuras do Iasc.

Matérias Relacionadas
- PCR reforça limpeza nas prévias de Carnaval
- Patrimônio público será protegido contra vandalismo no Carnaval
- Renda do Baile Municipal beneficia pessoas assistidas pelo Iasc
- CTTU interdita trecho da rua do Sol
- Ações de carnaval são apresentadas a Fórum Temático
- Fórum debate ações para Carnaval
- Prévia carnavalesca agita fim de semana no Recife
- Cais da Alfândega é interditado nesta sexta
- Prefeitura vende camarotes para o Galo da Madrugada
- Eu Quero Mais e de Pau e Corda rumo ao Baile Perfumado
- Rei Momo e Rainha do Carnaval alegram o Hemope
- Rec-beat 2009: uma janela para a música do mundo
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval Multicultural 2009
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Recife dá parabéns ao frevo
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora
- Dose dupla de frevo arrasta foliões ao Pátio de São Pedro
- Prefeitura monitora trânsito para Guaiamum Treloso


Enviar    Imprimir