Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

ENSAIOS ANIMAM OS ÚLTIMOS DIAS DE PRÉVIA

Assim como toda grande festa precisa de preparação, o carnaval do Recife não faz diferente e, há mais de um mês, antecipa a brincadeira e leva energia aos foliões, que entram no clima das festividades de Momo. Nesta semana, de 16 a 19, a Prefeitura do Recife traz uma programação recheada nos vários pólos espalhados pela cidade, entre eles, Pólo das Fantasias (Arsenal), Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro) e Pólo Recife Multicultural (Marco Zero). A abertura oficial da folia será no dia 20 de fevereiro, no Marco Zero, às 19h.

Marco Zero – Na próxima segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18) é a vez dos ensaios gerais da apoteose e da abertura do Carnaval. Na programação do primeiro dia, que acontece às 19h, quem se prepara é a Orquestra Multicultural do Recife, composta por 150 músicos regidos pelo maestro Spok. Na terça e na quarta-feira, Naná Vasconcelos lidera os baques de 14 nações de maracatus para a abertura da folia.

Pólo das Fantasias – Localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, quem visitar o Pólo das Fantasias encontrará uma programação de artistas e agremiações nesta semana. Na segunda-feira (16), a partir das 18h, tem show itinerante da Orquestra de Frevo do Maestro Nunes, acompanhado dos passistas do Balé Chegança, além das apresentações do Boi Faceiro, do Urso Zé da Pinga, da bateria da escola Deixa Falar, do Bloco Batutas de São José, do Clube de Boneco Tadeu do Frevo e do Clube de Frevo Maracangalha.

A terça-feira (17), no mesmo horário, é dedicada aos ensaios da Troça Bacia D´água, com a performática Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, do Urso Branco do Zé e da Troça Carnavalesca O Bagaço é Meu. Às 19h30 da quarta-feira (18), quem abre a programação é o Urso Preto da Pitangueira, seguido pela Orquestra do Maestro Mendes e passistas do grupo Mudança Popular. No palco, às 20h, tem Xico de Assis, Beto do Bandolim e o show Capiba, Madeira que o Cupim não Rói. Na quinta-feira, às 18h, desfilam pelas ruas do Bairro do Recife algumas agremiações e, no palco, a partir das 20h, haverá show com Sagrama, apresentação de 20 anos do Coral Edgard Moraes e Pinga Fogo.

Moeda – Na terça-feira (19), uma das principais vias do complexo Pólo Alfândega, a Rua da Moeda, recebe o 3º Festival de Caboclinhos e Tribos Indígenas. O roteiro das apresentações começa na Rua da Moeda, passando pela Rua Mariz e Barros e AV. Marquês de Olinda, até chegar ao Marco Zero. Apresentam-se as tribos indígenas Arapahós, Carijós de Camaragibe, Tupã, Tapuias Câmara de Camaragibe, Tabajaras, Canindé de Camaragibe, Cahetés de Goiana, Tupy, Canindé de São Lourenço, Tapuyas Canydé de Goiana, Taquaracy, Oxóssi Pena Branca, Tapirapé, Sete Flexas do Recife, Guaianás, Paranaguases, Kapinawá e Canindé do Recife. No final, haverá uma homenagem a João do Caboclinho, fundador do caboclinho Tapirapé e um dos sustentáculos da cultura indígena.

Pólo de Todos os Ritmos – Abençoado pela igreja de São Pedro, o pátio, de mesmo nome, recebe, de 17 a 19 deste mês, mais de 20 atrações, que completam a semana pré-carnavalesca. Na Terça Negra, a animação fica por conta de maracatus e afoxés. Às 18h, na quarta-feira, haverá os desfiles de agremiações e, no palco, a partir das 22h, se apresentam a Orquestra Evocações do Maestro Barbosa e a Orquestra de Frevo de Daniel Macedo. Quinta-feira, às 17h, ensaiam a Orquestra de Frevo Imperial e os passistas da Cia. Forrobodó de Dança, além dos clubes de frevo Boneco Seu Pedro e Lenhadores, das troça carnavalescas Bolachão de Beberibe e Estrela da Boa Vista, além da saída do afoxé Oyá Alaxé. No palco, às 20h, o bloco Eu Quero Mais mostra o lirismo dos antigos carnavais.

 

Matérias Relacionadas
- 3º Encontro de Bois de carnaval agita Pátio de São Pedro
- PCR reforça limpeza nas prévias de Carnaval
- Patrimônio público será protegido contra vandalismo no Carnaval
- Renda do Baile Municipal beneficia pessoas assistidas pelo Iasc
- Ações de Carnaval da PCR são exemplo para outras cidades
- CTTU interdita trecho da rua do Sol
- Ações de carnaval são apresentadas a Fórum Temático
- Fórum debate ações para Carnaval
- Prévia carnavalesca agita fim de semana no Recife
- Cais da Alfândega é interditado nesta sexta
- Prefeitura vende camarotes para o Galo da Madrugada
- Eu Quero Mais e de Pau e Corda rumo ao Baile Perfumado
- Rei Momo e Rainha do Carnaval alegram o Hemope
- Rec-beat 2009: uma janela para a música do mundo
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval Multicultural 2009
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Recife dá parabéns ao frevo
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora


Enviar    Imprimir