Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA E LULA VISITAM FAZENDA MARINHA DE CRIAÇÃO DE PEIXES

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do prefeito do Recife, João da Costa, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e de ministros de Estado, realizaram, na manhã desta sexta-feira (13), uma visita ao primeiro empreendimento privado no Brasil a receber concessão federal para a produção de peixes marinhos em águas de domínio da União. Para demonstrar o projeto, realizado em alto mar, distante 11 quilômetros da costa da praia de Boa Viagem, a empresa responsável Aqualider instalou um dos tanques reprodutivos da espécie beijupirá na entrada do Porto do Recife, onde as autoridades conferiram o trabalho desenvolvido.

O projeto prevê a produção de 10 mil toneladas de pescado ao ano em 48 tanques redes, quando estiver totalmente em funcionamento. Nessa fase de implantação, a expectativa da empresa de aqüicultura é produzir entre 200 e 300 toneladas ainda em 2009, na época da despesca. Segundo a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, os investimentos serão da ordem de R$ 10 milhões até 2010. A cessão para a utilização das águas da União, correspondente a uma área de 169 hectares, é de 20 anos. A perspectiva é gerar aproximadamente 80 empregos diretos.

De acordo com o presidente Lula, o projeto de produção de peixes marinhos é um novo empreendimento para que o Brasil possa competir no mercado mundial. “Esse projeto é uma nova forma de permitir que o Brasil possa ter uma indústria pesqueira competitiva. Saio daqui mais uma vez gratificado com Pernambuco. O Estado está andando rapidamente”, afirmou Lula, durante coletiva à imprensa após a visita, na qual alimentou os peixes em cativeiro.

O prefeito do Recife, João da Costa, ressaltou que o novo investimento será importante para a cidade, já que irá gerar mais empregos e renda, estimulando e desenvolvendo mais a economia do Recife. “Espero que essa experiência possa se consolidar e aumentar ainda mais os recursos. Recife possui colônias de pescadores e empresas de processamento de pescado que se beneficiarão desse projeto e o Brasil, que possui uma extensa costa, pode aproveitar muito ainda esse novo potencial econômico”.

Antes da visita ao tanque de peixes, em ato realizado no Marco Zero (Bairro do Recife), o ministro especial da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, e o sócio-diretor da Aqualider, Manuel Tavares, detalharam as ações da Fazenda Marinha de Beijupirá. Para o ministro, esse início de cessão das águas da costa brasileira para a produção de pescado é um primeiro passo para que o país possa se tornar em poucos anos, o principal produtor do gênero no hemisfério sul. “Esse evento tem uma simbologia especial, pois nasce aqui a piscicultura marinha, começando a produzir peixes de forma regularizada, com medidas corretas. Temos tecnologia e interesse empresarial”, informou.

Segundo o representante da empresa, o beijupirá é uma iguaria de carne branca, sabor suave muito apreciado na culinária japonesa. “Há também a vantagem que ele é um peixe que se desenvolve muito rapidamente, cerca de duas vezes mais rápido que o salmão e dez vezes mais que a dourada”, informou o empresário, ressaltando que as águas tropicais do litoral brasileiro propiciam o crescimento da espécie. Também participaram do evento os secretários municipais Roberto Arrais (Governo), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), José Bertotti (Desenvolvimento Econômico) e Amir Schvartz (Planejamento Participativo).

Crise econômica – Na coletiva que concedeu a imprensa, após a visita à criação de peixes na entrada do Porto do Recife, o presidente Lula falou ainda sobre a sua confiança a respeito da crise econômica mundial. “Estou convencido que a crise brasileira será infinitamente menor que a dos Estados Unidos e da Europa e que o país sairá muito mais fortalecido, mais robusto e competitivo. Quando tudo acabar, nós, brasileiros, sairemos na frente e daremos um salto no patamar de desenvolvimento do Brasil”, informou o presidente da República.

Matérias Relacionadas
- Lula recebe presente de João Paulo
- João Paulo e Lula prestigiam evento em homenagem a Josué de Castro
- Prefeito participa de inauguração de empreendimentos mexicanos
- João Paulo acompanha agenda do presidente Lula no Recife
- Lula e Chávez discursam sobre implantação da Refinaria Abreu e Lima
- Prefeito prestigia assinatura do acordo entre Brasil e Venezuela
- Prefeito João Paulo fala sobre visita de Lula e Hugo Chávez


Enviar    Imprimir