Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

PATRIMÔNIO PÚBLICO SERÁ PROTEGIDO CONTRA VANDALISMO NO CARNAVAL

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), começou nesta sexta-feira (13) a instalar proteções (tapumes e cercas) em vários logradouros da cidade. Serão isolados praças, monumentos, prédios históricos e imóveis em risco do centro da cidade e da Várzea. O objetivo da ação é assegurar a preservação dos equipamentos públicos contra os excessos dos foliões “mais animados” durante o reinado momesco.

O primeiro local a ser isolado foi a Praça Tiradentes, situada próximo à PCR, que receberá, ao longo do final de semana, tapumes em suas extremidades e monumentos. Na segunda-feira (17), o trabalho segue nas praças Joaquim Nabuco (Santo Antônio) e na Sérgio Loreto (São José) – o isolamento será promovido pelo adotante do espaço  – e no Clube de Máscaras Galo da Madrugada. Ainda serão preservadas durante os dias que antecedem à folia, as praças do Forte das Cinco Pontas, do Arsenal e a Pinto Damázio (Várzea).

A conservação dos prédios históricos foi outra preocupação da PCR. Por isso, foram realizadas vistorias no centro da cidade em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC). A análise apontou como prioridade o isolamento dos teatros Apolo e Santa Isabel, da Procuradoria da Fazenda Municipal, assim como das igrejas da Madre de Deus, de Santo Antônio e do Terço, que ocorrerá na metade da próxima semana.

Alguns imóveis privados dos bairros do Recife e de São José também serão tapumados. Isso porque o IPHAN e a DPPC indicaram algumas casas e prédios que apresentam risco de sofrer danos estruturais por conta do aumento significativo de pessoas nessas áreas ao longo do Carnaval. A ação será concluída na noite da sexta-feira, momentos antes da abertura oficial do Carnaval do Recife, com a instalação de tapumes em alguns estabelecimentos comerciais da Avenida Guararapes e da Rua Matias Albuquerque (Santo Antônio). O isolamento foi uma solicitação dos comerciantes da região que têm seus pontos de vendas afetados, principalmente, por conta do desfile do Galo da Madrugada, no sábado.

De acordo com o presidente da Emlurb, Carlos Muniz, a retirada da proteção patrimonial ocorrerá a partir da madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (25). “Por ser um Carnaval popular e com a presença de centenas de milhares de pessoas é normal que ocorram incidentes. Por isso, é necessário sempre resguardar o patrimônio público e histórico contra agressões eventuais”, conclui Muniz.

Matérias Relacionadas
- Renda do Baile Municipal beneficia pessoas assistidas pelo Iasc
- Ações de Carnaval da PCR são exemplo para outras cidades
- CTTU interdita trecho da rua do Sol
- Ações de carnaval são apresentadas a Fórum Temático
- Fórum debate ações para Carnaval
- Prévia carnavalesca agita fim de semana no Recife
- Cais da Alfândega é interditado nesta sexta
- Prefeitura vende camarotes para o Galo da Madrugada
- Eu Quero Mais e de Pau e Corda rumo ao Baile Perfumado
- Rei Momo e Rainha do Carnaval alegram o Hemope
- Rec-beat 2009: uma janela para a música do mundo
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval Multicultural 2009
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Recife dá parabéns ao frevo
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora
- Dose dupla de frevo arrasta foliões ao Pátio de São Pedro
- Prefeitura monitora trânsito para Guaiamum Treloso
- Votação popular do concurso de Rei e Rainha chega ao bairro da Madalena


Enviar    Imprimir