Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ALIMENTAÇÃO LEVE, HIDRATAÇÃO E ALONGAMENTO SÃO AS DICAS PARA O CARNAVAL

Pretende cair na folia este ano? Então, é bom tomar alguns cuidados com a saúde. Alimentação equilibrada, hidratação e alongamento são as orientações principais dos especialistas do Programa Academia da Cidade, iniciativa da Prefeitura do Recife que visa não apenas a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, como também a inclusão social, por meio de atividades físicas gratuitas e em locais públicos.

Um ponto essencial para as pessoas que pretendem brincar o Carnaval é nunca sair de casa de estômago vazio. Até uma hora antes, pelo menos, deve-se comer apenas alimentos leves, como um sanduíche de frango, peixe ou de queijo branco (a exemplo do coalho) acompanhado de um suco de frutas, que pode ser batido com água ou leite. Outra opção é um iogurte de frutas com cereais. “Se a pessoa preferir, também pode tomar uma água de coco e comer frutas, como manga, banana, melão e caju, que servem para repor o potássio perdido na dança”, complementa Gleisy Tavares, nutricionista do Programa Academia da Cidade.

Segundo ela, depois de brincar o Carnaval, o folião deve optar por uma refeição mais rica em carboidratos, como uma macarronada, acompanhada, de preferência, de uma carne branca, fonte de proteína. Uma outra combinação possível é uma batata inglesa ou doce cozida ou em forma de purê, também com carne branca. “É importante deixar claro que, após a refeição, a pessoa só deve voltar a brincar o frevo uma ou duas horas depois, para dar tempo à digestão”, orienta Gleisy.

Assim como a alimentação, a hidratação é um item fundamental para preparar o ‘gás’ da folia. Antes, a pedida é água, coco ou suco de frutas. O ideal é que, até uma hora antes, a pessoa beba de 800 mililitros a 1 litro de líquido. “É evidente que não se deve ingerir tudo de uma só vez. Deve-se beber em doses moderadas, mais ou menos 200 ml por vez, o que representa um copo”, explica a nutricionista. Durante e depois da festa, ela recomenda água, tendo como base 200 ml a cada meia hora. Aos dançarinos de frevo que precisam de uma reposição maior, pode-se ingerir também bebidas isotônicas, ricas em sais minerais.

“A bebida alcoólica, como a cerveja, deve ser evitada porque, em vez de hidratar, vai fazer com que o organismo perca líquido, sendo ruim para o organismo, sobretudo de quem pretende frevar neste Carnaval”, argumenta Gleisy Tavares. “Caso isso seja impossível”, diz ela, “o ideal é evitar os excessos, especialmente o praticante de frevo que deseja fazer bonito nas ruas do Recife”.

O condicionamento físico é uma condição importante para quem quer brincar o Carnaval. De uma a meia hora antes de cair na folia, o praticante deve fazer um alongamento para esticar a musculatura, seguido de um aquecimento, que pode ser uma pequena caminhada. “As pessoas que têm sobrepeso precisam dar atenção especial aos joelhos, tornozelos e coluna, para não forçar demais o corpo. Caso sinta alguma dor durante a execução de alguma coreografia, o melhor é parar”, recomenda Wilson Damascena, coordenador do programa.

Sobre o Academia – Atendendo uma média de 300 pessoas por dia em cada núcelo, o Programa Academia da Cidade é referência para outras cidades brasileiras, tendo recebido prêmios dentro e fora do País. Além de requalificar espaços públicos de convivência, ele tem favorecido a realização de ações integradas de esporte e lazer, contribuindo para a assimilação de hábitos saudáveis e colaborando no combate a doenças crônico-degenerativas, como diabetes, hipertensão e transtornos mentais.

Atualmente, o programa conta com 20 pólos espalhados pela cidade. Implantados a partir de 2002, esses espaços democratizam o acesso à prática das atividades físicas regulares, contando com a orientação de uma equipe de professores de educação física e nutricionistas, além de, quando necessário, outros profissionais da rede municipal de saúde. As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, tendo uma hora de duração cada. Para saber onde encontrar o pólo mais próximo, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal d Saúde pelo telefone 0800. 281. 1520. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 19h.

 

Matérias Relacionadas
- Rainha do Carnaval faz tratamento completo de beleza
- Oficina de adereços tem seu último dia
- PCR realiza ação preventiva no percurso do Galo da Madrugada
- Casa do Carnaval abre exposição sobre os homenageados
- Naná comanda ensaio geral com batuqueiros no Marco Zero
- Bloco Nem com Uma Flor sai nesta quinta
- PCR reforça campanha contra exploração sexual neste carnaval
- Crianças da Creche Albérico Dornelas caem na folia
- Bloco Com Ciência na Cabeça sai nesta quarta-feira
- PCR realiza ação preventiva contra utilização de marquises no Galo
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval
- “Me segura se não eu caio” sai nesta quarta-feira
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta
- Orquestras ensaiam a apoteose do carnaval
- Pólo das Fantasias reúne agremiações carnavalescas
- Prefeito João da Costa prestigia 7º Baile da Terceira Idade
- PCR apresenta a exposição Eu vi o Recife nas asas da madrugada
- Prefeitura e Ambev divulgam Casa Carnaval Recife Antigo
- Pólos Descentralizados apresentam decoração com materiais recicláveis
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta-feira


Enviar    Imprimir