Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

NANÁ COMANDA ENSAIO GERAL COM BATUQUEIROS NO MARCO ZERO

As 14 nações que participarão do encontro de maracatus na abertura do Carnaval Multicultural 2009, se reuniram para o primeiro ensaio geral, nesta terça-feira (17), às 19h, no Marco Zero, sob o comando do percussionista Naná Vasconcelos. O ensaio contou com a presença do jovem pianista Vítor Araújo, um dos convidados para a abertura. Na oportunidade, o maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério também ensaiaram com seus convidados, Miucha e Claudionor Germano.

Nesta quarta(18), no mesmo horário, será realizado o segundo e último ensaio geral com presença de Caetano Veloso, que também participará do encontro. O Carnaval do Recife será aberto, oficialmente, na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, às 19 horas, com uma grande festa no Pólo Multicultural, no Marco Zero. No palco, o percussionista Naná Vasconcelos regerá 500 batuqueiros de nações de maracatu de baque virado que vêm em arrastão da rua da Moeda até a praça.

Numa confluência de vários estilos musicais, o mestre Naná dividirá o palco com convidadas especiais como Caetano Veloso, o maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o pianista Vítor Araújo, além do coral Voz Nagô e o balé Magê Molé. “Isso vem reforçar o que a Prefeitura do Recife tanto prega, que é um carnaval multicultural”, explicou Naná. Destaque para a jovem promessa da música pernambucana, Vítor Araújo, que participará pela primeira vez da abertura do carnaval. “Fiquei muito feliz com o convite. Admiro bastante Naná que é um dos meus ídolos. Dividir o palco com ele com 19 anos já é uma realização incrível”, afirmou.

Os ensaios com cada uma das nações foram comandados por Naná Vasconcelos nas próprias comunidades. O encontro de todas as nações de maracatu acontece poucas vezes por ano, justamente nos ensaios gerais e na abertura do carnaval. Para o Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, “o encontro foi feito no intuito de unir as nações e está dando certo”, comentou. Já para o Mestre Teté, do Maracatu Almirante do Forte, o evento promove e incentiva os maracatus. “Para nós é bom porque levanta o nome dos maracatus. Isso valoria nosso trabalho”, disse.

Ainda na abertura, depois da saída dos batuqueiros e de Naná Vasconcelos, o show continua sob a regência do maestro Forró e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério que contará com Caetano Veloso cantando frevos junto ao Coral Edgard Moraes. A noite segue com as participações de Claudionor Germano e Miúcha. Emocionada, a cantora se disse familiarizada com o carnaval de Pernambuco por ser neta de pernambucano e ter uma irmã que mora em Olinda. Miucha teceu grandes elogios ao mais divulgado ritmo pernambucano. “O frevo é a música brasileira mais livre e emocionante que existe”, afirmou. O público estimado para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife é de pelo menos 500 mil pessoas.

Matérias Relacionadas
- Rainha do Carnaval faz tratamento completo de beleza
- Oficina de adereços tem seu último dia
- PCR realiza ação preventiva no percurso do Galo da Madrugada
- Casa do Carnaval abre exposição sobre os homenageados
- Bloco Nem com Uma Flor sai nesta quinta
- PCR reforça campanha contra exploração sexual neste carnaval
- Crianças da Creche Albérico Dornelas caem na folia
- Bloco Com Ciência na Cabeça sai nesta quarta-feira
- PCR realiza ação preventiva contra utilização de marquises no Galo
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval
- “Me segura se não eu caio” sai nesta quarta-feira
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta
- Orquestras ensaiam a apoteose do carnaval
- Pólo das Fantasias reúne agremiações carnavalescas
- Prefeito João da Costa prestigia 7º Baile da Terceira Idade
- PCR apresenta a exposição Eu vi o Recife nas asas da madrugada
- Prefeitura e Ambev divulgam Casa Carnaval Recife Antigo
- Pólos Descentralizados apresentam decoração com materiais recicláveis
- Orquestras Itinerantes de Frevo lançam CDs nesta quarta-feira
- Prefeitura do Recife promove 7º Baile da Terceira Idade


Enviar    Imprimir