Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

GALO DA MADRUGADA COMEÇA A SER MONTADO

A ponte Duarte Coelho começou a ser preparada, a partir das 22h desta quarta-feira (18), para receber a escultura do Galo da Madrugada. O bloco tomará todas as ruas do centro histórico do Recife durante o Sábado de Zé Pereira com três carros alegóricos e uma imensa escultura do Galo com mais de seis metros de altura. A partir do início da instalação, o trânsito começa a ser alterado e só volta a normalizar na Quarta-feira de Cinzas.

Foram recrutados cerca de 20 funcionários que trabalharão na montagem por cerca de 10h durante a noite e madrugada. A escultura do Galo da Madrugada ganhará brilho especial para lembrar de seu fundador. “Este ano, um dos homenageados é Enéas Freire. Por isso procuramos usar as cores básicas do carnaval e usar peças cintilantes nas penas para refletir a luz do Sol”, explicou o arquiteto Eduardo Lira, da equipe de decoração do Carnaval. A decoração das pontes, assinada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira também faz referência a Enéas, assim como aos outros homenageados, Cícero Dias e Carlos Fernando.

A concentração do Galo da Madrugada começa por volta das 6h, com o tradicional café da manhã reforçado no Forte das Cinco Pontas. A saída do bloco acontece no mesmo local a partir das 9h.

Decoração
O traço inconfundível do artista plástico Cícero Dias, aliado aos temas momescos que fizeram parte de toda a vida do carnavalesco Enéas Freire, dois dos três homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2009 (o terceiro é o compositor Carlos Fernando), vão colorir as ruas da cidade durante os dias de folia. Elementos que fazem alusão ao presidente do Galo da Madrugada e outros lembrando as figuras do modernista autor da Rosa dos Ventos (Marco Zero) estarão espalhados pelos pólos oficiais montados pela Prefeitura do Recife recepcionando os foliões.

Trânsito - A instalação do galo gigante começa a mudar o trânsito do Centro do Recife a partir desta quarta-feira (18). A ponte Duarte Coelho, principal corredor de ônibus da cidade, será interditada a partir das 22h. Os desvios de veículos serão pela rua da Aurora, ponte Princesa Isabel, praça da República e rua do Imperador. O condutor que desejar acessar as ruas do Sol e Floriano Peixoto deverá seguir pelo cais Doutor José Mariano e ponte da Boa Vista.

Com a montagem do Galo, na ponte Duarte Coelho, serão interditadas as seguintes vias: avenida Guararapes, ponte Duarte Coelho, rua do Sol (entre a Conde da Boa Vista e Siqueira Campos) onde funcionará um palco - e a pista oeste da avenida Dantas Barreto (entre as ruas Nova e Siqueira Campos). O fechamento da ponte para o Galo da Madrugada fará com que os ônibus que vêm do cais de Santa Rita em direção à avenida Guararapes mudem o seu percurso. Os coletivos não entrarão mais na avenida Guararapes e seguirão do cais de Santa Rita em direção a Martins de Barros, para então pegar a ponte Princesa Isabel, ruas da Aurora, João Lira, Gervásio Pires, chegando à avenida Conde da Boa Vista. Já os ônibus que vêm pela avenida Conde da Boa Vista, em direção à ponte interditada (Duarte Coelho), dobrarão à esquerda na rua da Aurora, depois novamente à esquerda nas ruas do Riachuelo e do Hospício e à direita pegando novamente a Conde da Boa Vista.

Matérias Relacionadas
- PCR monta esquema especial de serviços durante o Carnaval
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval
- João da Costa prestigia desfile do bloco Nem com uma Flor nesta quinta
- Montada estrutura para receber a imprensa durante o Carnaval
- Prefeitura amplia vagas de estacionamento durante o Carnaval
- PCR destaca proibição de espuminhas no Carnaval do Recife
- Prefeitura do Recife lança discos de orquestras itinerantes
- Prefeito participa do bloco Me Segura Senão Eu Caio
- Central do Carnaval oferece vários serviços aos foliões
- Prefeito e governador assinam convênio de parceria
- PCR apresenta planejamento especial para a Saúde no Carnaval
- Alimentação leve, hidratação e alongamento são as dicas para o Carnaval
- Rainha do Carnaval faz tratamento completo de beleza
- Oficina de adereços tem seu último dia
- PCR realiza ação preventiva no percurso do Galo da Madrugada
- Casa do Carnaval abre exposição sobre os homenageados
- Naná comanda ensaio geral com batuqueiros no Marco Zero
- Bloco Nem com Uma Flor sai nesta quinta


Enviar    Imprimir