Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

PREFEITO LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL NO CARNAVAL

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, na manhã desta quinta-feira (19), no Espaço Travessia, no Bairro do Recife, Campanha de Combate ao Trabalho Infantil e Juvenil durante o carnaval. A ação, que chega este ano a 9° edição, disponibilizará mais de 200 profissionais, entre educadores e oficineiros, que terão a missão de percorrer os principais pontos de folia da cidade, identificar crianças e adolescentes, entre 0 e 17 anos de idade, que estejam em situação de vulnerabilidade e encaminhar para os Pólos de Animação. Lá, os pequenos foliões encontrarão alimentação e atividades pensadas especialmente para eles.

“O tema do carnaval este ano é: Recife, aqui todo mundo brinca. Não podemos ter um carnaval que traga alegria para uns e risco para outros, principalmente para nossas crianças”, afirmou João da Costa. O prefeito ressaltou a grande mobilização que é feita pela Prefeitura do Recife para garantir a segurança e a saúde dos foliões durante a festa de momo. “A ação de cuidar das pessoas é permanente, especialmente durante o carnaval, que é uma da festa de muita importância do ponto de vista econômico, social e cultural para os moradores da cidade”.

A Campanha Diga não ao trabalho infantil-juvenil, a folia não tem idade. Trabalho é para adultos, é uma iniciativa da Prefeitura do recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministérios Público do Trabalho do Estado de Pernambuco e Conselhos Tutelares.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, agradeceu a presença de todos os parceiros no evento, já que é, segundo Karla, o comprometimento de todos que garante o sucesso das intervenções. “No ano passado foram atendidas mais de 1.200 crianças e adolescentes. E a ação não termina na Quarta-feira de Cinzas, fazemos o cadastramento dessas famílias para encaminharmos para outros programas da Prefeitura, como o PET”.

A representante do Ministério Público do Trabalho, Débora Tito, afirmou que o formato que o Recife utiliza há oito anos, é completamente vencedor. “Desde o início do ano fazendo audiências públicas solicitando ações concretas para proteção das crianças no carnaval. Ficamos impressionados com o trabalho que a Prefeitura desenvolve, tanto que copiamos o modelo para Olinda, que pela primeira vez terá um pólo para receber crianças no sítio histórico”. O Ministério Público também aproveitou a estrutura montada pela Prefeitura do Recife para divulgar também campanha contra a exploração sexual.

Os Pólos de animação – Do Sábado de Zé Pereira (21) até a Quarta-feira de Cinzas (25), quatro pólos estarão prontos para receber os pequenos foliões, de 07 a 17 anos de idade, com atividades lúdicas, como oficinas de artes plásticas, teatro e música. Eles estão localizados no Bairro do Recife, na praça do Carmo, no Ibura e Chão de Estrelas. A Prefeitura também conta com duas equipes itinerantes, que percorrerão os demais pontos de folia, como Várzea, Jardim São Paulo, Santo Amaro, Casa Amarela, Alto José do Pinho, nova Descoberta e Cordeiro. Outras três equipes itinerantes estarão atuando especialmente no Galo da Madrugada.

Matérias Relacionadas
- PCR monta esquema especial de serviços durante o Carnaval
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval
- Galo da Madrugada começa a ser montado
- João da Costa prestigia desfile do bloco Nem com uma Flor nesta quinta
- Montada estrutura para receber a imprensa durante o Carnaval
- Prefeitura amplia vagas de estacionamento durante o Carnaval
- PCR destaca proibição de espuminhas no Carnaval do Recife
- Prefeitura do Recife lança discos de orquestras itinerantes
- Prefeito participa do bloco Me Segura Senão Eu Caio
- Central do Carnaval oferece vários serviços aos foliões
- Prefeito e governador assinam convênio de parceria
- PCR apresenta planejamento especial para a Saúde no Carnaval
- Alimentação leve, hidratação e alongamento são as dicas para o Carnaval
- Rainha do Carnaval faz tratamento completo de beleza
- Oficina de adereços tem seu último dia
- PCR realiza ação preventiva no percurso do Galo da Madrugada
- Casa do Carnaval abre exposição sobre os homenageados
- Naná comanda ensaio geral com batuqueiros no Marco Zero


Enviar    Imprimir