Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREVENÇÃO À AIDS EM MULHERES COM MAIS DE 50 ANOS GANHA REFORÇO NO CARNAVAL

Tendo em vista o crescimento de casos de aids em pessoas com mais de 50 anos, principalmente entre mulheres, a Secretaria de Saúde do Recife lança uma esquete teatral direcionada para este público durante o Carnaval Multicultural 2009. As apresentações têm duração média de 15 minutos e ganharão os palcos dos 16 pólos oficiais e diversos polinhos comunitários espalhados pela capital pernambucana. No fim de cada espetáculo, serão distribuídos porta-camisinhas e preservativos masculinos e femininos.

“Sempre investimos numa abordagem mais lúdica nas nossas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids durante a Folia de Momo. Este ano, diante do aumento de registros da enfermidade em pessoas com idade superior a 50 anos, definimos que uma das três encenações seria voltada para este perfil. De forma direta e bem-humorada, mostraremos a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais mesmo entre casais em que um dos parceiros esteja próximo ou na chamada terceira idade”, comentou Acioli Neto, coordenador municipal de DST/Aids.

A direção do espetáculo é do ator Jô Ribeiro, da companhia Trupe do Barulho. A apresentação envolve três pessoas, que interpretam o narrador e um casal. A trama conta a história de Clenira e Lemos, marido e mulher que brincam o Carnaval juntos. A situação se cria a partir da visão do homem que, sendo mais experiente, acredita que o uso da camisinha é somente para os jovens. A mulher, por sua vez, tenta conscientizar o parceiro, mostrando que a visão dele sobre o assunto está completamente errada.

Folia - Em todas as noites do Carnaval Multicultural, funcionará um estande da Coordenação Municipal de DST/Aids na Central de Serviços do Carnaval (Terminal Marítimo de Passageiros - Armazém 12), no Marco Zero, onde serão disponibilizados sachês de gel lubrificante e camisinhas masculinas e femininas. No local, ainda serão repassadas informações e orientações sobre serviços permanentes de referência na rede municipal para testagem e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a aids.

Mais de um milhão de preservativos, lubrificantes, porta-documentos, adesivos e bandanas serão distribuídos pela Secretaria de Saúde do Recife já a partir das prévias carnavalescas. A intenção é alcançar o maior público possível entre a população residente e flutuante da capital na Folia de Momo em 2009.

Dados - Números divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde apontam que o índice de mulheres com mais de 50 anos infectadas pelo vírus HIV triplicou em dez anos no Brasil. Em 1996, havia 3,7 casos para cada 100 mil habitantes. Já em 2006, a proporção chegou a 11,6 por 100 mil. Pesquisa do Governo Federal indicou ainda que 72% das mulheres com mais de cinco décadas de vida não usam preservativo, nem mesmo em relações casuais, ainda que mais da metade delas seja sexualmente ativa.

Matérias Relacionadas
- Tocam os tambores para abertura do Carnaval Multicultural
- Prefeito desfila com mulheres do Nem Com Uma Flor
- PCR desratiza pólos do Carnaval Multicultural 2009
- Escola Municipal promove desfile pelas ruas do Prado
- Caetano Veloso ensaia para a abertura do Carnaval
- Carnaval 2009 contará com esquema especial de limpeza
- O Limpezão agita carnaval de funcionários da Emlurb
- Prefeito lança Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no carnaval
- PCR monta esquema especial de serviços durante o Carnaval
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval
- Galo da Madrugada começa a ser montado
- João da Costa prestigia desfile do bloco Nem com uma Flor nesta quinta
- Montada estrutura para receber a imprensa durante o Carnaval
- Prefeitura amplia vagas de estacionamento durante o Carnaval
- PCR destaca proibição de espuminhas no Carnaval do Recife
- Prefeitura do Recife lança discos de orquestras itinerantes
- Prefeito participa do bloco Me Segura Senão Eu Caio
- Central do Carnaval oferece vários serviços aos foliões


Enviar    Imprimir