Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

TOCAM OS TAMBORES PARA ABERTURA DO CARNAVAL MULTICULTURAL

No Bairro do Recife, uma grande cerimônia religiosa marcada para esta sexta-feira, às 18h abre oficialmente o Carnaval Multicultural do Recife 2009. Mais uma vez, quem comanda a festa é o batuqueiro Nana Vasconcelos à frente de 14 nações de maracatus e com um total de 600 batuqueiros. Este ano, o percussionista vai contar com as presenças especiais de Caetano Veloso e do jovem pianista Vitor Araújo. A solenidade conta com a presença do prefeito do Recife João da Costa que entrega a chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval.

A noite começa com a concentração dos maracatus na Rua da Moeda, que saem em cortejo, exibindo os toques das alfaias pelas ruas, anunciando que chegou a hora de exaltar a Momo. Na celebração, Naná homenageia o povo nagô e suas tradições através de duas personalidades, Dona Santa, conhecida como a eterna rainha dos maracatus e Mãe Menininha do Gantois, ialorixá mais importante do Brasil. Para abrilhantar ainda mais e abrir passagem para a folia , o Rei e a Rainha do Carnaval, estarão, também, presentes na festa, seguindo uma clarinada composta por 20 clarins, além do Bloco Batutas de São José.

O momento da apoteose acontece às 19h, quando as nações se juntam para acompanhar o cortejo. Logo depois, Naná chega ao palco e recepciona os artistas convidados. O primeiro a se apresentar é o grupo Voznagô, seguido do pianista Vitor Araújo e do cantor Caetano Veloso, um dos ícones do movimento tropicalista, mostrando que é responsável por uma cisão no frevo, ao compor, em 1969, a canção Atrás do trio elétrico. Amo o repertório de ritmos que se cristalizaram no Brasil desde a vinda de escravos africanos, comenta Caetano. O Coral Edgard Moraes e maestro Marco Cézar finaliza o primeiro momento da programação.

Unindo o erudito e o popular, o maestro Forró comanda, às 21h, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, levantando a platéia com a releitura de clássicos como “Vassourinhas, Cabelo de Fogo e Elefante, na voz de Claudionor Germano e Miucha. Quem fecha a abertura é a Nave do Frevo, com Ortinho e as participações especiais de Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Fred 04, Fábio Trummer, China, Mônica Feijó, Junio Barreto e Isaar.

Outros – Enquanto Naná Vasconcelos se encarrega de abrir o carnaval no Marco Zero, outros pólos organizados pela Prefeitura do Recife também iniciam as programações nesta terça-feira (20). No Pólo das Fantasias (Praça do Arsenal), às 20h, a Orquestra de Frevo Harmonia faz show itinerante, acompanhada pelos passistas do Grupo Mudança Popular. A partir das 21h30, têm as apresentações das agremiações Boi de Mainha, Bloco Carnavalesco Com Você no Coração e Teu Urso. Logo depois, o ritmo frevo retoma ao som da Orquestra de Frevo Lourdinha Nóbrega, com os passistas do Grupo Galante. No Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro) a vez é das orquestras, que embalam a noite com antigas e novas marchinhas de carnaval. Apresentam-se a Orquestra Júlio Rocha, com os passistas do Balé Popular do Recife, Orquestra de Pau e Corda Usina das Cordas, Orquestra do Bloco Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira e, por fim, a Banda de Frevo do Nordeste, sob regência do maestro Nunes. Já no Pólo das Tradições, localizado no Pátio de Santa Cruz, haverá a apresentação do Bloco Carnavalesco Misto Nem sempre Lily Toca Flauta.

Pólo Mangue do Morro – Diversas manifestações artísticas se misturam para mostrar que nem só de frevo vive o carnaval. Às 19h, um Cortejo Poético Percussivo Ritualístico se direcionada até o palco com Gerson Braga, Magda Santiago, Poetas e o maracatu Alto Tocando. Das 20h até às 23h30, têm exibições do Poesis Sonorus (iniciações tribais), de Xexéu e Castanhola da Embolada, da Poesia Metropolitana II (invenção de poesia, poetas marginais e nascedouro Poético) e das bandas Cervac Força Especial, Arca de Pandora, Mingau de Cachorro, Banda Afásico e Brasáfrica.

Matérias Relacionadas
- Prefeito desfila com mulheres do Nem Com Uma Flor
- PCR desratiza pólos do Carnaval Multicultural 2009
- Escola Municipal promove desfile pelas ruas do Prado
- Caetano Veloso ensaia para a abertura do Carnaval
- Carnaval 2009 contará com esquema especial de limpeza
- O Limpezão agita carnaval de funcionários da Emlurb
- Prefeito lança Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no carnaval
- PCR monta esquema especial de serviços durante o Carnaval
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval
- Galo da Madrugada começa a ser montado
- João da Costa prestigia desfile do bloco Nem com uma Flor nesta quinta
- Montada estrutura para receber a imprensa durante o Carnaval
- Prefeitura amplia vagas de estacionamento durante o Carnaval
- PCR destaca proibição de espuminhas no Carnaval do Recife
- Prefeitura do Recife lança discos de orquestras itinerantes
- Prefeito participa do bloco Me Segura Senão Eu Caio
- Central do Carnaval oferece vários serviços aos foliões
- Prefeito e governador assinam convênio de parceria


Enviar    Imprimir