Carnaval Multicultural do Recife     Galo da Madrugada torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Carnaval Multicultural do Recife

GALO DA MADRUGADA TORNA-SE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE PERNAMBUCO

Fernando Silva
Solenidade aconteceu hoje pela manhã (20)
Fernando Silva
Evento contou com várias autoridades

Na véspera do seu 31º desfile, o maior bloco de carnaval no mundo, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, recebeu uma homenagem prévia do estado de Pernambuco. Nesta sexta-feira (20), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o Clube recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A lei de nº 928/2009, de autoria da Assembléia Legislativa, foi assinada pelo governador Eduardo Campos. O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou o ato acompanhado de secretários municipais e estaduais e deputados estaduais. Entre eles, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa; o autor da lei, Alberto Feitosa; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Luciana Azevedo, e o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes.

A cidade do Recife fica feliz em ser o território onde o Galo realiza suas expressões culturais. O bloco do Galo foi um importante marco de revitalização do carnaval do Recife e nada mais justo do que reconhecer essa função com o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, destacou o prefeito do Recife, João da Costa, ressaltando o profissionalismo dos organizadores do clube de máscaras. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falou da alegria em sancionar a lei. Esse momento é uma oficialização do que o povo já reconheceu há muito tempo. O galo é um bloco que marcou a retomada do carnaval de rua e que representa a expressão da força criadora do nosso povo, disse o governador.

A Assembléia oficializa hoje o que o povo pernambucano já faz há mais de trinta anos, e irá fazer por mais uma vez amanhã (21), levando o nome do estado para todos os lugares, afirmou o deputado estadual, Alberto Feitosa, autor do projeto de lei. Para o presidente da agremiação, Rômulo Menezes, essa consagração é um reconhecimento ao bloco e principalmente ao folião do Estado. Quando se fundou o Galo, a intenção era resgatar o frevo e o carnaval de rua. O Galo ajuda a levar para todo o mundo a cultura de Pernambuco, e parte dessa cultura é o próprio carnaval, informou o presidente, lembrando a memória do fundador do clube de máscaras, Enéas Freire.

Desfile – Em 2009, o desfile do Galo da Madrugada contará com 23 trios elétricos, percorrendo um percurso de 4,5 km. O bloco sai 30 minutos mais cedo, às 9h. A expectativa dos organizadores é superar a marca de 1,5 milhão de foliões nas ruas do centro do Recife.

- João da Costa vistoria detalhes finais do Carnaval Multicultural do Recife
- Rec-Beat confirma Gogol Bordello para o encerramento da primeira noite
- Primeira-dama prestigia bloco Imprensa Que Vai
- Carnaval leva alegria e emoção às ruas do Prado