Atalhos de navegação:

    Carnaval Multicultural do Recife     Galo da Madrugada torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

GALO DA MADRUGADA TORNA-SE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE PERNAMBUCO

Fernando Silva
Solenidade aconteceu hoje pela manhã (20)
Solenidade aconteceu hoje pela manhã (20)
Fernando Silva
Evento contou com várias autoridades
Evento contou com várias autoridades

Na véspera do seu 31º desfile, o maior bloco de carnaval no mundo, o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada, recebeu uma homenagem prévia do estado de Pernambuco. Nesta sexta-feira (20), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o Clube recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. A lei de nº 928/2009, de autoria da Assembléia Legislativa, foi assinada pelo governador Eduardo Campos. O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou o ato acompanhado de secretários municipais e estaduais e deputados estaduais. Entre eles, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa; o autor da lei, Alberto Feitosa; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Luciana Azevedo, e o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes.
 
A cidade do Recife fica feliz em ser o território onde o Galo realiza suas expressões culturais. O bloco do Galo foi um importante marco de revitalização do carnaval do Recife e nada mais justo do que reconhecer essa função com o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, destacou o prefeito do Recife, João da Costa, ressaltando o profissionalismo dos organizadores do clube de máscaras. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falou da alegria em sancionar a lei. Esse momento é uma oficialização do que o povo já reconheceu há muito tempo. O galo é um bloco que marcou a retomada do carnaval de rua e que representa a expressão da força criadora do nosso povo, disse o governador.
 
A Assembléia oficializa hoje o que o povo pernambucano já faz há mais de trinta anos, e irá fazer por mais uma vez amanhã (21), levando o nome do estado para todos os lugares, afirmou o deputado estadual, Alberto Feitosa, autor do projeto de lei. Para o presidente da agremiação, Rômulo Menezes, essa consagração é um reconhecimento ao bloco e principalmente ao folião do Estado. Quando se fundou o Galo, a intenção era resgatar o frevo e o carnaval de rua. O Galo ajuda a levar para todo o mundo a cultura de Pernambuco, e parte dessa cultura é o próprio carnaval, informou o presidente, lembrando a memória do fundador do clube de máscaras, Enéas Freire.
 
Desfile – Em 2009, o desfile do Galo da Madrugada contará com 23 trios elétricos, percorrendo um percurso de 4,5 km. O bloco sai 30 minutos mais cedo, às 9h. A expectativa dos organizadores é superar a marca de 1,5 milhão de foliões nas ruas do centro do Recife.

Matérias Relacionadas
- João da Costa vistoria detalhes finais do Carnaval Multicultural do Recife
- Rec-Beat confirma Gogol Bordello para o encerramento da primeira noite
- Primeira-dama prestigia bloco Imprensa Que Vai
- Carnaval leva alegria e emoção às ruas do Prado
- Caboclinhos colorem as ruas do Bairro do Recife
- Frevo e passistas recepcionam os turistas no TIP
- Quinta da Diversidade no Sábado de Carnaval
- Prevenção à aids em mulheres com mais de 50 anos ganha reforço no Carnaval
- Tocam os tambores para abertura do Carnaval Multicultural
- Prefeito desfila com mulheres do Nem Com Uma Flor
- PCR desratiza pólos do Carnaval Multicultural 2009
- Escola Municipal promove desfile pelas ruas do Prado
- Caetano Veloso ensaia para a abertura do Carnaval
- Carnaval 2009 contará com esquema especial de limpeza
- O Limpezão agita carnaval de funcionários da Emlurb
- Prefeito lança Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no carnaval
- PCR monta esquema especial de serviços durante o Carnaval
- Crianças se fantasiam e caem na folia
- PCR lança campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval
- Feirinha do Prodarte oferece artigos de Carnaval


Enviar    Imprimir