Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Comunicação

PACOTE DE OBRAS E ATIVIDADES CULTURAIS MARCAM O ANIVERSÁRIO DA CIDADE
00:00 Terça-feira, 10 de Março de 2009

Em 12 de março de 1537, a capital do estado de Pernambuco foi fundada.  Recife nunca esteve tão cheia de motivos pra comemorar seus 472 anos de existência. A Prefeitura do Recife preparou uma programação para comemorar o aniversário da cidade durante todo o mês de março. Praças, mercados, escolas, postos de saúde, conjuntos habitacionais, obras em saneamento, nos morros e outros tantos investimentos espalhados por toda a cidade serão iniciadas ou entregues durante todo o mês. No total, serão mais de 140 obras no valor total de R$ 38 milhões.

Em paralelo, a Prefeitura do Recife programou atividades culturais para todos os gostos e idades. Serão 5 dias de festa incluindo o tradicional corte do bolo, quinta-feira (12), na Praça do Arsenal da Marinha. As comemorações contam ainda com shows no Marco Zero, jogo de futebol, campanha de enfrentamento da violência contra o idoso, regularização fundiária e troca da bandeira, exposição de fotografias e concerto da Orquestra Sinfônica do Recife.

Futebol - A partida de futebol de campo será aberta ao público e vai reunir a equipe de máster do Clube de Regatas Flamengo (RJ) e o Recife Máster. O jogo vai acontecer no dia 11, a partir das 16h30, no estádio dos Aflitos. A realização é da Prefeitura do Recife, em parceria com o Clube de Futebol Zico (CFZ), Federação Pernambucana de Futebol, Hospital Residência e Voador Materiais Esportivos. Antes do jogo, haverá apresentação da Banda musical da Gerência de Animação Cultural da Secretaria de Educação e Esportes, sob a regência do maestro Fábio César.

Os times serão formados por ex-atletas, a partir dos 40 anos. No caso do Flamengo, vão participar jogadores que participaram de grandes conquistas, como o Mundial de Clubes, na década de 80. São eles: Adílio, Júnior, Leandro, Cláudio Adão, Nunes, Andrade, Rondinelle, entre outros. Já pela equipe recifense vão atuar ex-craques do Náutico, Sport e Santa Cruz que ficaram na memória e guardam grande carinho das três torcidas, além do ex-jogador do Íbis, Mauro Shampoo.

Dos jogadores que já atuaram pelos três grandes da capital, deverão entrar em campo para defender a seleção do Recife Zé do Carmo, Sérgio China, Jarbas, Ramon, Alfredo Santos, Denô, Ataíde e Roberto Coração de Leão. O jogo festivo será de portões abertos, mas a organização pede aos torcedores que levem materiais de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, entre outros. O material fará parte da campanha Segurança Cidadã e será destinado às casas de acolhida apoiadas pela PCR. Vale ressaltar que não é ingresso, ou seja, as pessoas contribuem se quiserem.

Além dos recifenses em geral, serão convidados e mobilizados para acompanhar o espetáculo, os estudantes da rede municipal, delegados do Orçamento Participativo e participantes de programas sociais e esportivos mantidos pela PCR através das secretarias de Educação, Esporte e Lazer/autarquia Geraldão, Assistência Social/IASC, entre outros. A expectativa é de um público superior a 5 mil torcedores.

Os dois times vão entrar no gramado tendo como mascotes os meninos e meninas atendidos pelos convênios entre Náutico e Iasc (Futsal) e Náutico e Geraldão (Hóquei). A contrapartida do Flamengo Máster, que terá as despesas de hospedagem e translados pagos pela PCR, será uma escolinha de futebol, denominada “Zico 10”, que abrirá 100 vagas no CSU Bidu Krause em abril deste ano. Os jogadores do Flamengo chegam ao Recife às 17h desta terça (10).

Durante a atividade, haverá uma ação do Iasc visando à divulgação da Campanha Doação Cidadã. Durante a abordagem, o público receberá panfletos e explicações sobre a importância de não dar esmolas nas ruas, destinando-as para instituições assistenciais, além de orientações sobre a maneira correta de ajudar aos próximos.

No dia 12, quinta-feira, será realizado um concerto na Igreja Madre de Deus, às 8h, com apresentação do Coral de Idosos Novo Milênio da Secretaria da Assistência Social, cantando o hino do Recife e do grupo Quadro Antiquo, de Niterói, Rio de Janeiro. O grupo apresentará o concerto Cantares do Brasil com músicas dos séculos XVI e XVII. 

Cordel - À tarde, o Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas) vai promover uma programação especial para comemorar a data, a partir das 14h, quando será lançado o projeto O Recife em Cordel. A atividade consiste numa visita guiada teatralizada à exposição História de Muitos – Evolução Urbana do Recife, que acontece durante todo o mês de março.

Em seguida, acontece o Ato Cívico de troca da bandeira do Recife, que será feita pelo prefeito João da Costa, ao som do hino da cidade executado pela Banda Sinfônica da Secretaria de Educação. Depois haverá a cerimônia de incineração das bandeiras municipais em desuso.

Matérias Relacionadas
- Primeira-dama do Recife prestigia caminhada contra o câncer de mama
- João da Costa libera alças do viaduto Capitão Temudo
- Missa de ação de graças celebra um ano do transplante renal de João da Costa
- Prefeitura do Recife faz recapeamento no entorno da Lagoa do Araçá
- Prefeito libera trânsito nas alças do Viaduto Capitão Temudo
- Prefeito encerra Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- João da Costa entrega obras de pavimentação na Zona Sul
- Biblioteca de Afogados oferece programação infantil
- Prefeito João da Costa entrega novas ambulâncias para o transporte de pacientes entre unidades médicas
- Recife contra o câncer de mama
- Conselheiras da Mulher prestam contas de suas atividades
- Prefeito participa do encerramento do Seminário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Recife
- Prefeito entrega novas ambulâncias para a remoção de pacientes entre unidades médicas
- Conselho da Mulher encerra atividades das atuais integrantes
- Nona parcela do IPTU Recife vence dia 10
- Escola de Gestão dispõe de vagas para turmas de outubro
- Prefeito João da Costa entrega obras de pavimentação e drenagem na Zona Sul
- Prefeitura realiza seminário sobre desenvolvimento econômico e inovação no Recife
- João da Costa recebe Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe
- Mulheres retomam Curso de Bijuterias nesta semana


Enviar    Imprimir