Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU DA CIDADE OFERECE HISTÓRIA E TEATRO

O Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas), no bairro São José, comemorou o 472º aniversário do Recife com a abertura da ação Recife em Cordel, na tarde desta quinta-feira (12). A iniciativa, que consiste numa visita teatralizada à exposição História de Muitos – Evolução Urbana do Recife, recebeu estudantes da Escola Municipal Dom Helder Câmara e da Escola Municipal André de Melo.

Os grupos escolares foram guiados pelos contadores de estória e cordelistas Rodrigo Vasconcelos e Kalhil Gibran Melo. “É muito interessante poder trabalhar a história do Recife através do cordel, esta linguagem lúdica e tão própria do nosso povo. Estamos tendo a oportunidade de fazer nascer nas pessoas o gosto pelo passado da nossa cidade”, explicou Kalhil Gibran. A mostra é construída de forma cronológica e reúne reproduções de mapas, fotografias, plantas, textos e objetos que contribuíram para a evolução da cidade, entre os séculos XVII e XXI. Rodrigo e Kalhil apresentam as peças em meio ao cordel produzido especialmente para retratar a história do Recife. Com isso, os alunos se interessam ainda mais e são despertados a imaginar os acontecimentos de séculos passados.

De acordo com a diretora do Museu, Maria de Betânia, o espaço está sempre buscando formas de ampliar a comunicação com seus visitantes. “A idéia de transformar a história da cidade em cordel surgiu para facilitar a acessibilidade dos visitantes a esses conhecimentos”, explicou Maria de Betânia. Para a vice-diretora da Escola Dom Helder Câmara, Maria da Penha, é muito relevante a ação para os estudantes, uma vez que contribui para o aumento de conhecimentos sobre a cidade. “É uma forma mais fácil de assimilarem a história local. Com os passeios e visitações, eles ampliam suas visões acerca da cultura e aspectos ligados ao Recife”, ressaltou Maria da Penha.

Os estudantes da rede municipal participaram animados da visita ao Museu. “Estou achando o máximo porque estou vendo como o Recife se transformou, de uma vila, nesta cidade enorme e maravilhosa”, revelou Thalia Maria da Silva, 10 anos, aluna da quarta série da Escola Dom Helder Câmara. Além da visita teatralizada, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de versos. “Após a aula, acho que surgirá um Recife multi-facetado a partir das experiências individuais dos participantes”, afirmou a diretora do Museu.

Nos sábados e domingos deste mês, as visitas teatralizadas acontecerão sempre às 15h30, com entrada franca. Nos demais horários, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, o acesso ao Museu custa R$ 1,00, exceto para as escolas públicas. O agendamento prévio deve ser feito através dos telefones 3232.2812 ou 3232.2833 / Ramal 24.

Matérias Relacionadas
- Oficina de cerâmica inicia no Murillo La Greca
- Museu do Recife teatraliza a história da cidade
- Murillo La Greca realiza inscrições para curso de argila
- Museu da Cidade do Recife promove ação educativa
- Oficina de encadernação artesanal acontece no Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife comemora 27 anos homenageando Frei Caneca
- Museu Murillo La Greca oferece seis oficinas em janeiro
- Museu da Cidade expõe negativos em vidro recuperados
- Curso de aquarela com modelo vivo com inscrições abertas
- Museu da Cidade está em roteiro de mostra
- Projeto cultural torna arte mais visível ao público
- Prêmio Marcantonio Vilaça lança edital no Mamam
- Museu do Recife abriga exposição fotográfica
- Vida e obra de Josué de Castro em exposição no Museu da Cidade do Recife
- Debate encerra Amplificadores 2008 no Murillo La Greca
- Imagem feminina em debate no Murillo La Greca
- Revolução Francesa é lembrada nas atividades do Dia da Bandeira
- Museu da Cidade do Recife realiza troca de bandeiras
- Curso de histórias em quadrinhos movimenta Museu Murillo La Greca
- Museu Murillo La Greca abriga exposição coletiva Espelhos Meus


Enviar    Imprimir