URB     Obras do Viaduto Capitão Temudo entram em nova etapa Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

URB

OBRAS DO VIADUTO CAPITÃO TEMUDO ENTRAM EM NOVA ETAPA

Luciano Ferreira
Número de faixas passará de duas para quatro
Luciano Ferreira
Serão investidos mais de R$ 30 milhões na obra

As obras de duplicação do Viaduto Capitão Temudo entram em nova etapa. Com a conclusão de cerca de 90% da infra-estrutura, agora os serviços seguem para a montagem da meso-estrutura que dará sustentação à pista duplicada. Situado entre os bairros do Cabanga e Ilha Joana Bezerra, o Viaduto Capitão Temudo terá o número de faixas de rolamento ampliado de duas, para quatro, nos dois sentidos de tráfego. A intervenção tem custo de R$ 31.748.511,85 e prevê ainda a construção de duas alças, que farão a ligação entre o viaduto e a rua Imperial.

Na primeira fase da obra foi construída toda a base para a sustentação das estruturas, com a colocação de estacas e dos blocos de fundação. Logo em seguida, foi iniciada a montagem dos pilares e das travessas. O próximo passo será a implantação das vigas pré-moldadas. A expectativa é de que, até a primeira quinzena de abril, as vigas comecem a ser instaladas. Atualmente 150 pessoas atuam na obra. Para a realização do serviço foi necessária a desapropriação de 300 imóveis.

O presidente da URB Recife, Jorge Carreiro, destaca que a partir de agora, a obra fica mais visível para a população. “Como a primeira etapa era toda de base, ou seja, construção das fundações, não era possível visualizar a obra. A partir de agora nessa nova fase, o recifense poderá ver o trabalho que está num bom ritmo”, destacou.

A duplicação - O viaduto tem cerca de 950m de comprimento e está sendo duplicado nas imediações da rua Imperial e do Fórum Rodolfo Aureliano. Dos atuais 14m de largura (com quatro faixas), o viaduto passará a ter 28m de largura (com oito faixas de rolamento). A ligação do viaduto à ponte João Paulo II também será duplicada. O único trecho que permanecerá com duas faixas fica entre a descida da Ponte do Cabanga e a subida do Capitão Temudo, no Pina.

Novas alças – A duplicação vai possibilitar também a interligação do viaduto com a rua Imperial, através de duas alças. Elas serão instaladas uma em cada lado do viaduto e possibilitará a quem vem da zona sul ou da zona norte, descer até a rua Imperial e de lá seguir, ou para o centro do Recife ou para Afogados. Os serviços têm prazo de 18 meses para serem concluídos.

A duplicação do Capitão Temudo é considerada uma obra importante para a melhoria do tráfego para a zona sul do Recife. A ampliação de quatro para oito faixas de rolamento irá beneficiar o deslocamento de moradores entre as zonas norte e sul do Grande Recife, melhorando o trânsito num corredor que inclui a PE-15 e a avenida Agamenon Magalhães. Esta obra complementa outras intervenções da Prefeitura do Recife com o objetivo de melhorar o tráfego para a zona sul da cidade, tais como, o alargamento da Avenida Herculano Bandeira, a inversão do trânsito no bairro de Boa Viagem e a primeira etapa da Via Mangue.

- Obras em Boa Viagem começam nesta quarta-feira
- Prefeito assina novos contratos fundiários em Afogados
- Secretário de Planejamento recebe Vereadores do Recife
- Jorge Carreiro toma posse como novo presidente da URB Recife