Atalhos de navegação:

    Gabinete do Prefeito     Prefeito lança ações de limpeza nos canais Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO LANÇA AÇÕES DE LIMPEZA NOS CANAIS
00:00 Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Paulo Lopes
Prefeito destacou a importância da ação
Prefeito destacou a importância da ação
Paulo Lopes
Prefeito conferiu de perto as ações de limpeza
Prefeito conferiu de perto as ações de limpeza
Paulo Lopes
Ação reunirá 40 funcionários
Ação reunirá 40 funcionários

GALERIAS DE FOTOS
Fotos

AUDIOS
João da Costa diz o que será feito na limpeza dos canais

Dentro das ações programadas para a Operação Inverno, o prefeito do Recife, João da Costa, deu início, na manhã desta quinta-feira (19), à limpeza da rede de macrodrenagem da cidade. O ato foi marcado pelo começo dos serviços no canal Guarulhos, sob o viaduto da Leandro Barreto, em Jardim São Paulo. Ao todo, serão limpos 66 canais que cortam as seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da capital pernambucana.

De acordo com João da Costa, os trabalhos de limpeza dos cursos d’água, este ano, serão intensificados. “Orientei a Secretaria Serviços Públicos e a Emlurb para acelerar a execução dos serviços de limpeza dos canais, de seis para três meses. Vamos começar o inverno já com os canais limpos”, afirmou o prefeito, adiantando que a meta, para o próximo ano, é começar o serviço logo em janeiro.

A ação será executada pela a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e reunirá 40 funcionários distribuídos em 11 equipes. Além do serviço realizado pelos trabalhadores de forma manual, as operações vão contar com o apoio de equipamentos e máquinas adequadas para a limpeza dos canais, como escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, os trabalhos vão atingir toda a rede de canais da cidade, que possui 110 quilômetros de extensão. “A Prefeitura vai investir R$ 2,4 milhões na limpeza da rede de drenagem. Até o final de março, já serão beneficiados com ação 11 cursos d’água do município”, detalhou o secretário.

O trabalho inicialmente ficará concentrado em nove bairros das RPAs 1, 4, 5 e 6. Ao longo de três semanas, as equipes vão percorrer os bairros da Caxangá, Estância, Ibura, Jardim São Paulo, Joana Bezerra, Jordão, Santo Amaro, Torrões e UR-05. Em uma segunda etapa, a partir de abril, a Prefeitura continuará a operação nas RPAs 2 e 3, atingindo os demais canais da cidade.

Durante o ato, o prefeito João da Costa ainda convocou os moradores a colaborar na manutenção dos cursos d’água e fiscalizar os serviços. “Vamos mobilizar a população para ela nos ajudar a manter os canais limpos. Será uma campanha de educação para orientar as pessoas sobre os problemas causados pelo lixo”, afirmou o chefe do executivo municipal, dizendo que serão mobilizados vários órgãos para essa ação, como Orçamento Participativo, Secretaria de Saúde e Emlurb.

Programação - A programação foi planejada desde janeiro, considerando o mapeamento dos pontos críticos da rede drenagem feito pelos engenheiros da Emlurb. Além disso, a prioridade para a realização dos serviços obedeceu a critérios indicados pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir). O trabalho será iniciado em locais estratégicos, como forma de prevenção contra doenças como dengue, filariose e leptospirose. Durante as ações de limpeza, equipes da Vigilância Ambiental também vão realizar a desratização no entorno das redes de drenagem. Como as ações preparatórias para o inverno são gerenciadas pela Codecir, a prioridade dos cursos d’água a receberem o serviço também levou em conta a proximidade de áreas de risco, nos morros recifenses.

Matérias Relacionadas
- PCR faz mutirão para limpar galerias em Nova Descoberta
- Prefeitura do Recife estimula a coleta seletiva durante Carnaval
- Emlurb garante ruas limpas para o folião
- Prefeitura intensifica limpeza no roteiro da folia
- Dircon vistoria marquises no percurso do Galo
- PCR promove retirada de propagandas irregulares no Centro
- Prefeitura monta esquema de limpeza para semana pré
- Central do Carnaval terá quiosque de informações sobre Coleta Seletiva
- PCR inicia ação contra vandalismo no Carnaval
- Prévias de Carnaval no Recife terão limpeza reforçada
- Prefeitura do Recife pinta pontes e pontilhões da Cidade
- Ciclo Natalino: serviço de limpeza reforçado nos pontos de festa
- Prefeitura dá início a nova etapa de desratização em Boa Viagem
- Campanha estimulará coleta seletiva nos bairros
- PCR reforça limpeza na festa do Morro da Conceição
- Festa do Morro
- Emlurb suspende abertura do edital de coleta de lixo
- Emlurb promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR capacita funcionários para melhorar limpeza nos mercados
- Prefeitura publica licitação da coleta de lixo


Enviar    Imprimir