Gabinete do Prefeito     Prefeito lança ações de limpeza nos canais Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

PREFEITO LANÇA AÇÕES DE LIMPEZA NOS CANAIS
00:00 Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Paulo Lopes
Prefeito destacou a importância da ação
Paulo Lopes
Prefeito conferiu de perto as ações de limpeza
Ação reunirá 40 funcionários

GALERIAS DE FOTOS

AUDIOS
João da Costa diz o que será feito na limpeza dos canais

Dentro das ações programadas para a Operação Inverno, o prefeito do Recife, João da Costa, deu início, na manhã desta quinta-feira (19), à limpeza da rede de macrodrenagem da cidade. O ato foi marcado pelo começo dos serviços no canal Guarulhos, sob o viaduto da Leandro Barreto, em Jardim São Paulo. Ao todo, serão limpos 66 canais que cortam as seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da capital pernambucana.

De acordo com João da Costa, os trabalhos de limpeza dos cursos d’água, este ano, serão intensificados. “Orientei a Secretaria Serviços Públicos e a Emlurb para acelerar a execução dos serviços de limpeza dos canais, de seis para três meses. Vamos começar o inverno já com os canais limpos”, afirmou o prefeito, adiantando que a meta, para o próximo ano, é começar o serviço logo em janeiro.

A ação será executada pela a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e reunirá 40 funcionários distribuídos em 11 equipes. Além do serviço realizado pelos trabalhadores de forma manual, as operações vão contar com o apoio de equipamentos e máquinas adequadas para a limpeza dos canais, como escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, os trabalhos vão atingir toda a rede de canais da cidade, que possui 110 quilômetros de extensão. “A Prefeitura vai investir R$ 2,4 milhões na limpeza da rede de drenagem. Até o final de março, já serão beneficiados com ação 11 cursos d’água do município”, detalhou o secretário.

O trabalho inicialmente ficará concentrado em nove bairros das RPAs 1, 4, 5 e 6. Ao longo de três semanas, as equipes vão percorrer os bairros da Caxangá, Estância, Ibura, Jardim São Paulo, Joana Bezerra, Jordão, Santo Amaro, Torrões e UR-05. Em uma segunda etapa, a partir de abril, a Prefeitura continuará a operação nas RPAs 2 e 3, atingindo os demais canais da cidade.

Durante o ato, o prefeito João da Costa ainda convocou os moradores a colaborar na manutenção dos cursos d’água e fiscalizar os serviços. “Vamos mobilizar a população para ela nos ajudar a manter os canais limpos. Será uma campanha de educação para orientar as pessoas sobre os problemas causados pelo lixo”, afirmou o chefe do executivo municipal, dizendo que serão mobilizados vários órgãos para essa ação, como Orçamento Participativo, Secretaria de Saúde e Emlurb.

Programação - A programação foi planejada desde janeiro, considerando o mapeamento dos pontos críticos da rede drenagem feito pelos engenheiros da Emlurb. Além disso, a prioridade para a realização dos serviços obedeceu a critérios indicados pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir). O trabalho será iniciado em locais estratégicos, como forma de prevenção contra doenças como dengue, filariose e leptospirose. Durante as ações de limpeza, equipes da Vigilância Ambiental também vão realizar a desratização no entorno das redes de drenagem. Como as ações preparatórias para o inverno são gerenciadas pela Codecir, a prioridade dos cursos d’água a receberem o serviço também levou em conta a proximidade de áreas de risco, nos morros recifenses.

- PCR faz mutirão para limpar galerias em Nova Descoberta
- Prefeitura do Recife estimula a coleta seletiva durante Carnaval
- Emlurb garante ruas limpas para o folião
- Prefeitura intensifica limpeza no roteiro da folia