Direitos Humanos e Segurança Cidadã     PCR celebra Dia Internacional da Síndrome de Down Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Faixa etária foi bastante diversificada
Tarde foi de brincadeiras no Parque da Jaqueira

A Prefeitura do Recife, através da Gerência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Diretos Humanos e Segurança Cidadã, comemorou o Dia Internacional da Síndrome de Down, neste sábado (21), no Parque da Jaqueira. Durante toda a tarde, pessoas portadoras da síndrome, de faixa etária bastante diversificada, dançaram, cantaram, encenaram peças teatrais e chamaram a atenção dos freqüentadores do parque para a principal luta de quem tem Down e seus familiares, o combate ao preconceito.

A idéia do evento é essa. Fazer com que as pessoas parem e percebam, que pessoas com síndrome de Down têm alto potencial e que levam uma vida normal. Eles dançam, namoram, trabalham, moram sozinhos e muito mais”, resumiu o gerente da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Edimilson Silva.

A data também serviu para celebrar os 50 anos de descobrimento do cromossoma extra que caracteriza a síndrome. A descoberta trouxe uma série de avanços para os portadores de Down, como a mudança de consciência de que a síndrome não é uma doença, e de que quem tem, pode desenvolver inúmeras habilidades, no espaço adequado e no seu tempo.

Os portadores de Down não são deficientes, muito menos doentes, a síndrome é uma ocorrência genética natural, que faz com que, durante a gestação, as células do embrião sejam formadas com 47 cromossomos ao invés dos 46 que se formam normalmente. O excesso de material genético, localizado no par de número 21 (por isso a escolha da data 21 de março para comemoração do Dia Internacional), traz diferença no desenvolvimento da criança, mas não impede o processo de vida e aprendizado.

A tarde de brincadeiras no Parque da Jaqueira foi uma iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e contou com a participação de entidades representativas como Integrarte, APAE, Pestalozzi, Cervac, ASPAD, Novo Rumo e Novo Horizonte.

- PCR homenageia Dia Internacional da Síndrome de Down
- Artistas divulgam campanha da Prefeitura em apresentações no Marco Zero
- PCR debate diversidade sexual e juventude em ação no Alto do Pascoal
- Representantes da PCR dão palestras no Centro da Juventude