Serviços Públicos     Corredor Leste-Oeste completa um ano de implantação Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Serviços Públicos

CORREDOR LESTE-OESTE COMPLETA UM ANO DE IMPLANTAÇÃO

José Alves
Obra requalificou a Avenida Conde da Boa Vista
José Alves
PCR entregou 28 novas plataformas na Caxangá

Um dos projetos urbanísticos mais importantes do Recife completa, nesta terça-feira (31), um ano de implantação. O Corredor Leste-Oeste – faixa exclusiva de ônibus ligando a Avenida Caxangá à Conde da Boa Vista – tem priorizado o transporte público na área central da cidade, beneficiando 500 mil usuários de coletivos por dia. Hoje, esses passageiros gastam até 12 minutos a menos para se deslocar da Zona Oeste ao Centro. A obra, realizada pela Prefeitura do Recife, também requalificou a Avenida Conde da Boa Vista, proporcionando aos pedestres passeios mais confortáveis e acessíveis.

Para o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, o corredor atingiu seus objetivos ao consolidar avanços importantes no transporte de massa. “Melhoramos o acesso dos ônibus ao centro da cidade, com a implantação de uma faixa exclusiva e de paradas que permitem a ultrapassagem dos veículos. Para os passageiros, a obra gerou um economia de tempo no deslocamento e uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, destacou José Humberto.

Além de delimitar o espaço dos coletivos, o Leste-Oeste ainda possibilitou o melhor aproveitamento da Avenida Conde da Boa Vista. Desde a inauguração do corredor, o número de linhas caiu de 107 para 91, segundo o Grande Recife. Mas, a maioria das linhas que tiveram o itinerário alterado não parava na avenida, apenas passavam por ela. “Essas linhas acabavam por dificultar o trânsito na avenida. Por isso, as mudanças realizadas pelo Grande Recife otimizaram a circulação dos coletivos e deram novo fôlego ao tráfego local”, avaliou José Humberto.

Também graça à estrutura do corredor, as pessoas agora dispõem de mais conforto, enquanto aguardam os coletivos. As paradas têm cobertas à base de aço, assentos e passeios que seguem as normas de acessibilidade vigentes. Todos os equipamentos possuem uma elevação de 30 cm para facilitar o embarque e desembarque das pessoas, inclusive cadeirantes. Para a segurança dos usuários, as estações também contam com iluminação interna.

Calçadas – Com um investimento de R$ 14,7 milhões, o Leste-Oeste também tornou as calçadas mais acessíveis aos pedestres nas avenidas Conde da Boa Vista, Governador Carlos de Lima Cavalcanti e Benfica, além da Praça do Derby. Atualmente, são 20 mil metros de passeios com piso intertravado e rampas, seguindo as normas de acessibilidade. Para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, os equipamentos urbanos – como telefones e lixeiras – ficam em área adequadas nos passeios e 110 postes que estavam em desuso foram retirados dessas vias.

Além das calçadas, para a implantação o corredor, o pavimento foi recuperado com a substituição de 1.250 placas de concreto, sendo 950 só na avenida Conde da Boa Vista. Oitenta novas caixas de drenagem foram implantadas nos quatro quilômetros do novo corredor, garantindo a melhor drenagem da via. A área verde também foi ampliada com ao plantio de 176 novas árvores, somando-se as 52 já existentes.

Caxangá – Complementando o projeto do Corredor Leste-Oeste, em dezembro de 2008, a Prefeitura do Recife entregou 28 novas plataformas de passageiros e o Terminal Integrado da Caxangá, na Zona Oeste da cidade. As estações são padronizadas no mesmo estilo das existentes na Avenida Conde da Boa Vista. As obras representaram um investimento de R$ 4,2 milhões. O terminal foi recuperado e ampliado para atender sete linhas de ônibus.

- João da Costa inaugura ruas em Três Carneiros
- João da Costa confere obras na Arquiteto Luiz Nunes