Atalhos de navegação:

    Serviços Públicos     Corredor Leste-Oeste completa um ano de implantação Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Serviços Públicos

CORREDOR LESTE-OESTE COMPLETA UM ANO DE IMPLANTAÇÃO

José Alves
Obra requalificou a Avenida Conde da Boa Vista
Obra requalificou a Avenida Conde da Boa Vista
José Alves
PCR entregou 28 novas plataformas na Caxangá
PCR entregou 28 novas plataformas na Caxangá

Um dos projetos urbanísticos mais importantes do Recife completa, nesta terça-feira (31), um ano de implantação. O Corredor Leste-Oeste – faixa exclusiva de ônibus ligando a Avenida Caxangá à Conde da Boa Vista – tem priorizado o transporte público na área central da cidade, beneficiando 500 mil usuários de coletivos por dia. Hoje, esses passageiros gastam até 12 minutos a menos para se deslocar da Zona Oeste ao Centro. A obra, realizada pela Prefeitura do Recife, também requalificou a Avenida Conde da Boa Vista, proporcionando aos pedestres passeios mais confortáveis e acessíveis.

Para o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, o corredor atingiu seus objetivos ao consolidar avanços importantes no transporte de massa. “Melhoramos o acesso dos ônibus ao centro da cidade, com a implantação de uma faixa exclusiva e de paradas que permitem a ultrapassagem dos veículos. Para os passageiros, a obra gerou um economia de tempo no deslocamento e uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, destacou José Humberto.

Além de delimitar o espaço dos coletivos, o Leste-Oeste ainda possibilitou o melhor aproveitamento da Avenida Conde da Boa Vista. Desde a inauguração do corredor, o número de linhas caiu de 107 para 91, segundo o Grande Recife. Mas, a maioria das linhas que tiveram o itinerário alterado não parava na avenida, apenas passavam por ela. “Essas linhas acabavam por dificultar o trânsito na avenida. Por isso, as mudanças realizadas pelo Grande Recife otimizaram a circulação dos coletivos e deram novo fôlego ao tráfego local”, avaliou José Humberto.

Também graça à estrutura do corredor, as pessoas agora dispõem de mais conforto, enquanto aguardam os coletivos. As paradas têm cobertas à base de aço, assentos e passeios que seguem as normas de acessibilidade vigentes. Todos os equipamentos possuem uma elevação de 30 cm para facilitar o embarque e desembarque das pessoas, inclusive cadeirantes. Para a segurança dos usuários, as estações também contam com iluminação interna.

Calçadas – Com um investimento de R$ 14,7 milhões, o Leste-Oeste também tornou as calçadas mais acessíveis aos pedestres nas avenidas Conde da Boa Vista, Governador Carlos de Lima Cavalcanti e Benfica, além da Praça do Derby. Atualmente, são 20 mil metros de passeios com piso intertravado e rampas, seguindo as normas de acessibilidade. Para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, os equipamentos urbanos – como telefones e lixeiras – ficam em área adequadas nos passeios e 110 postes que estavam em desuso foram retirados dessas vias.

Além das calçadas, para a implantação o corredor, o pavimento foi recuperado com a substituição de 1.250 placas de concreto, sendo 950 só na avenida Conde da Boa Vista. Oitenta novas caixas de drenagem foram implantadas nos quatro quilômetros do novo corredor, garantindo a melhor drenagem da via. A área verde também foi ampliada com ao plantio de 176 novas árvores, somando-se as 52 já existentes.

Caxangá – Complementando o projeto do Corredor Leste-Oeste, em dezembro de 2008, a Prefeitura do Recife entregou 28 novas plataformas de passageiros e o Terminal Integrado da Caxangá, na Zona Oeste da cidade. As estações são padronizadas no mesmo estilo das existentes na Avenida Conde da Boa Vista. As obras representaram um investimento de R$ 4,2 milhões. O terminal foi recuperado e ampliado para atender sete linhas de ônibus.

Matérias Relacionadas
- João da Costa inaugura ruas em Três Carneiros
- João da Costa confere obras na Arquiteto Luiz Nunes
- João da Costa inaugura obras na Zona Norte
- Prefeito João da Costa entrega obras eleitas no OP
- Prefeitura inicia obras na orla de Boa Viagem e Pina
- Obras do Viaduto Capitão Temudo entram em nova etapa
- Obras em Boa Viagem começam nesta quarta-feira
- Prefeito assina novos contratos fundiários em Afogados
- Secretário de Planejamento recebe Vereadores do Recife
- Jorge Carreiro toma posse como novo presidente da URB Recife
- Obras da rua Arquiteto Luiz Nunes entram em nova etapa
- Trânsito na Conde da Boa Vista volta ao normal
- Avenida Alfredo Lisboa ganha seis placas de concreto
- Trânsito na Conde da Boa Vista volta ao normal nesta terça
- João da Costa visita obras em áreas de risco
- Emlurb troca placas de concreto na Conde da Boa Vista
- Prefeito João Paulo entrega obras nos bairros de San Martin e Areias
- Prefeito inaugura obras de revestimento do Canal do Jacarezinho
- PCR cria novo corredor viário entre a Caxangá e a Cidade Universitária
- Confirmado horário de inauguração do Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir