Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

CARAVANAS DA ANISTIA CHEGAM AO RECIFE

Promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, chegam ao Recife a 20ª e a 21ª Caravanas da Anistia, nesta quarta (1º de abril) e quinta-feira (02). No primeiro dia, o evento será realizado às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do prefeito do Recife, João da Costa, do ministro da Justiça, Tarso Genro, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Na ocasião, o ministro assinará a portaria que concede anistia política ao ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes (in memorian), que há 45 anos foi preso pelos militares durante o período de ditadura no Brasil. Ainda participam do evento o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, e o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

“É um evento importante que faz justiça com aqueles que lutaram e dedicaram sua existência buscando uma vida melhor para todos”, declara João da Costa. Durante a cerimônia, haverá sessão de memória em homenagem a Miguel Arraes e a Dom Hélder Câmara. Em seguida, o governador do Estado promoverá a doação do acervo documental do Instituto de Criminalística do Estado de Pernambuco para o Memorial da Anistia Política no Brasil, do Ministério da Justiça. O evento é voltado para acadêmicos e pesquisadores de diversas áreas, além de organizações e militantes de Direitos Humanos, anistiados e anistiandos políticos, e demais interessados. À tarde, a partir das 14h, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio de duas turmas especiais da Comissão de Anistia, realiza sessão especial de julgamento, tendo em pauta diversos requerimentos de perseguidos políticos pernambucanos.

Já na quinta-feira (02), ainda no Recife, a Comissão realiza a 21ª Caravana da Anistia na Câmara Municipal de Vereadores. A cerimônia homenageará Francisco Julião e as Ligas Camponesas, que organizavam trabalhadores rurais em torno da luta pela reforma agrária. Novamente, duas turmas especiais apreciarão processos de pedidos de anistia. Com as duas caravanas, a Comissão de Anistia pretende julgar mais de 60 requerimentos de pernambucanos que sofreram perseguição política durante a ditadura. Já na sexta-feira (03), haverá uma atividade extra com a comissão da Caravana da Anistia, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife. Às 18h30, será realizada mesa temática e às 21h, o encerramento das caravanas será celebrado com a apresentação de bandas locais, organizadas pela Secretaria de Cultura do Recife.

Segundo a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, a vinda das Caravanas da Anistia ao Estado é fruto do trabalho e da articulação do governo municipal e estadual, que organizaram toda a programação na cidade. “Pernambuco é um estado que sempre esteve presente em todas as lutas libertárias do País. Tanto que, nessas duas Caravanas que serão realizadas no Recife, registra-se o maior número de processos que serão julgados em relação a todo o Brasil”, explicou a secretária municipal.

No Recife, a Caravana da Anistia conta com diversas parcerias locais: Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Defesa Social; Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife e Secretaria Municipal de Cultura; além da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco; Câmara de Vereadores do Recife; e o Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Caravana - Desde seu lançamento, em abril de 2008, a Caravana da Anistia já percorreu 11 estados em todas as regiões do Brasil, apreciando mais de 350 requerimentos. Além de tornar público o trabalho e os critérios da Comissão, o projeto aproxima a juventude brasileira da temática da luta pela democracia. Criada em 2002, a Comissão recebeu mais de 64 mil requerimentos, dos quais cerca de 45 mil já foram apreciados. Foram anistiados 29 mil brasileiros – em menos da metade, cerca de 12 mil casos, houve reparação econômica por danos comprovados.

Serviço:

20ª Caravana da Anistia

Abertura com homenagem a Miguel Arraes e Dom Helder Câmara
Data: 01/04/09
Hora: 11h
Local: Palácio do Campo das Princesas, Recife.

Sessão especial de julgamento da Comissão de Anistia
Data: 01/04/09
Hora: 14h
Local: Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - Praça da República – Recife.

Matérias Relacionadas
- Inscrições abertas para o Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Prefeitura divulga campanha no Clássico das Emoções
- Identidade Cidadã no Alto do Pascoal
- Alunos do Curso Gente que Faz a Paz recebem certificados
- Curso Gente que Faz a Paz termina nesta quarta
- PCR celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
- PCR homenageia Dia Internacional da Síndrome de Down
- Artistas divulgam campanha da Prefeitura em apresentações no Marco Zero
- PCR debate diversidade sexual e juventude em ação no Alto do Pascoal
- Representantes da PCR dão palestras no Centro da Juventude
- Recife lança Campanha de Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
- PCR participa de Fórum da Igualdade Racial em Fortaleza
- Identidade Cidadã beneficia moradores do Alto José Bonifácio
- Seminário discute participação da mulher na política brasileira
- Prefeitura participa de solenidade na Assembléia Legislativa
- Projeto Direito à Memória e à Verdade - Recife
- PCR participa do Fórum da Juventude
- Prefeitura apóia evento sobre direitos humanos
- PCR participa de Semana Manoel Mattos de Direitos Humanos
- Inscrições para conselheiros tutelares começam nesta segunda-feira


Enviar    Imprimir