Direitos Humanos e Segurança Cidadã
PCR ENCERRA CARAVANA DA ANISTIA COM DEBATE NA FACULDADE DE DIREITO
Aconteceu na noite desta sexta-feira (03), na Faculdade de Direito do Recife, na Boa Vista, a solenidade de encerramento da Caravana da Anistia do Ministerio da Justiça, que realizou na cidade, na ultima quarta (1º) e quinta-feira (02), a sua 20º e 21º edição. A atividade prestou homenagem a Dom Helder Câmara e a Francisco Julião, figuras que marcaram a luta política no Recife.
O evento teve início com uma mesa de debate, com o tema 'Igreja, campo e cidade: a resistencia contra a ditadura e a luta pela anistia no Brasil', que contou com a participação da Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife (SDHSC), Amparo Araújo; além do representante do Centro Dom Helder Câmara (Cendec), Marcelo Santa Cruz; do presidente do Instituto de Apoio Tecnico Especializado à Cidadania (IATEC), Anacleto Julião (Filho de Francisco Julião); do representante do Movimento Faculdade Interativa, Rafael Bezerra; da presidente do Instituto Dom Hélder Câmara (Idhec), Lucinha Moreira; do escritor Marcelo Mario de Melo, e dos representantes do Idhec; Bete Barbosa, Marieta Borges e Brunode Paiva.
Nesta semana revivenciamos e lembramos de muitos momentos e pessoas que lutaram pela liberdade, e por mais que se faça e fale, nós que passamos por aqueles anos de luta, teremos sempre mais a dizer e a fazer, afirmou Amparo Araújo. A atividade contou com a presença de alunos do Programa ProJovem Urbano dos núcleos de Santo Amaro e da Boa Vista. Nunca tinha entrado aqui na faculdade e acho bastante proveitosa essa aula diferenciada, pois ficamos mais dispostos a aprender, fugindo um pouco da rotina da sala de aula, disse a aluna do ProJovem núcleo Santo Amaro (Sede da Sabedoria), Edilene Silva, de 26 anos.
O presidente do Cendec, Marcelo Santa Cruz, falou um pouco sobre a importancia da Caravana para aqueles que fizeram resistência e seus familiares. Foi muito significante este resgate historico da luta daqueles que fizeram resistência a ditadura. Foram momentos de muita emoção e que marcaram o pedido de perdão por parte do estado pelos erros cometidos no passado. Muitos perderam sua juventude e a propria vida nesta luta pela liberdade em defesa da democracia e por uma sociedade mais justa, fraterna e socialista. A Caravana da Anistia fez com que fossem lembrados nossos heróis, ressaltando o orgulho dos familiares daqueles que já nao mais estão entre nós, afirmou emocionado Santa Cruz.
A secretária Amparo Araújo, finalizou falando sobre o tema do debate. Este debate expõe a importante relação entre a igreja e a luta pela terra e a liberdade no regime militar. Ainda há muito o que estudar sobre o assunto, que é tema de estudos no país e em todo mundo, finalizou Amparo. Após o debate, aconteceu uma apresentação musical no estacionamento da faculdade com grupos locais.

- - Caravanas da Anistia chegam ao Recife
- - Inscrições abertas para o Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- - Prefeitura divulga campanha no Clássico das Emoções
- - Identidade Cidadã no Alto do Pascoal
- - Alunos do Curso Gente que Faz a Paz recebem certificados
- - Curso Gente que Faz a Paz termina nesta quarta
- - PCR celebra Dia Internacional da Síndrome de Down
- - PCR homenageia Dia Internacional da Síndrome de Down
- - Artistas divulgam campanha da Prefeitura em apresentações no Marco Zero
- - PCR debate diversidade sexual e juventude em ação no Alto do Pascoal
- - Representantes da PCR dão palestras no Centro da Juventude
- - Recife lança Campanha de Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa
- - PCR participa de Fórum da Igualdade Racial em Fortaleza
- - Identidade Cidadã beneficia moradores do Alto José Bonifácio
- - Seminário discute participação da mulher na política brasileira
- - Prefeitura participa de solenidade na Assembléia Legislativa
- - Projeto Direito à Memória e à Verdade - Recife
- - PCR participa do Fórum da Juventude
- - Prefeitura apóia evento sobre direitos humanos
- - PCR participa de Semana Manoel Mattos de Direitos Humanos
|