Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

NOVA UNIDADE DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E RENDA SERÁ INAUGURADA NA RPA3

A Prefeitura do Recife inaugura, nesta terça-feira (14), às 08h30, uma nova unidade do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que funcionará no Centro Público de Casa Amarela, na avenida Norte, 5600. No posto, serão oferecidos os mesmos serviços da unidade que já funciona na avenida Rio Branco, Bairro do Recife, como intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional, orientação profissional, elevação de escolaridade, orientação ao microcrédito, concessão de seguro-desemprego, além da Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, no mesmo estabelecimento.

A nova unidade será instalada no Centro Público de Casa Amarela. Segundo o diretor de Promoção do Trabalho e Renda do Recife, Sérgio Campello, o objetivo é descentralizar a oferta de serviços de emprego e renda para a população do Recife, o que irá melhorar o atendimento do Sistema. “Como a zona Norte é uma das áreas mais populosas da nossa cidade, acreditamos que a capacidade de atendimento irá melhorar em torno de 20% a 25%”, declarou. Dentro dessa perspectiva, estima-se que serão realizados, em média, 400 atendimentos por dia, só nessa nova unidade.

O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda faz parte do Convênio Plurianual Único, do Governo Federal, que delega aos municípios com mais de 200 mil habitantes a gestão dos recursos dos programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda. Para esta unidade, os custos foram de cerca de R$ 51 mil, com investimento do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura do Recife.

A novidade da unidade de Casa Amarela é que lá também funcionará a Rede de Autônomos Carlúcio Castanha - idealizador e implementador das políticas públicas de geração de trabalho e renda, principalmente da intermediação de mão de obra autônoma no mercado informal do Recife. A rede servirá como um cadastro para que os profissionais autônomos, das mais variadas especialidades, possam anunciar seus serviços e para que a população, através de um banco de dados, possa localizar as ofertas de serviços destes profissionais. Visando a uma melhor qualidade no trabalho prestado por esses profissionais, eles passarão por qualificação oferecida pela Rede. A Rede de Autônomos é responsável por organizar grupos ocupacionais para prestação de serviços em residências e/ou empresas com intuito de, sobretudo, ser um gestor temporário de intermediação de serviços autônomos, tendo como principal pressuposto a auto-suficiência do trabalhador e, conseqüentemente, aumentar as ações do sistema público de emprego de nossa cidade.

Na Rede de Autônomos, os trabalhadores serão cadastrados como: faxineiros, passadeiras, lavadeiras, cuidadores de idosos, eletricistas, encanadores, técnicos de informática, pintores residenciais e prediais, pedreiros, marceneiros, entre outros. O serviço é gratuito e serve como caminho seguro para se encontrar um bom profissional. Para se cadastrar, os trabalhadores podem acessar o site da PCR (www.recife.pe.gov.br), ou ligar para o 08002818132, ou comparecer à unidade, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h30 às 17h horas, com os documentos RG, CTPS e CPF.

Estão cadastradas e capacitadas, até hoje, no banco de dados do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, cerca de 172 mil pessoas. A expectativa é que, em 2009, esse número suba para 235 mil pessoas.

Matérias Relacionadas
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas de trabalho
- Sistema público de emprego divulga 108 vagas de trabalho
- Sistema Público de Emprego divulga 131 vagas
- PCR divulga vagas de emprego do Sistema Público de Emprego e Renda
- Prefeitura divulga vagas do sistema público de emprego
- Sistema Público de Emprego divulga 113 vagas de trabalho
- Sistema Público divulga 122 novas vagas de emprego
- Lista de empregos do Sistema Público disponibiliza 92 vagas
- PCR divulga vagas do Sistema Público de Emprego
- Cem vagas de trabalho através do Sistema Público de Emprego
- Sistema Público de Emprego divulga lista de vagas
- Sistema Público oferece 122 vagas de trabalho no mercado local
- Sistema Público de Emprego divulga vagas
- Sistema Público oferece 141 vagas nesta quinta
- Sistema Público oferece 147 vagas para várias funções
- Sistema Público de Trabalho oferece vagas para professores
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas
- Prefeitura divulga relação com 119 vagas de emprego
- Sistema Público de Emprego oferece 117 vagas
- Sistema Público de Emprego divulga 110 vagas de trabalho


Enviar    Imprimir