Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITO INAUGURA UNIDADE DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO E RENDA

O recifense recebeu, na manhã desta terça-feira (14), mais uma unidade do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. A solenidade de inauguração da nova unidade, que fica no Centro Público de Casa Amarela, na avenida Norte, 5600, Casa Amarela, contou com a participação do prefeito João da Costa, e foi prestigiada pelos secretários municipais de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, de Assistência Social, Karla Menezes, do ex vice-prefeito e atual presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Vereadores, Luciano Siqueira, do secretário estadual de Esportes, Jorge Braga e da viúva de Carlúcio Castanha, Clara Siqueira.

A ação faz parte das ações dos 100 dias de gestão, que, entre outras atividades, lançou, há um mês, no Jordão, o Programa Primeira Escola, cujo objetivo é construir 40 centros de educação infantil. “É essencial trabalhar com os futuros profissionais da sociedade. Por outro lado pensamos nos responsáveis deles, que muitas vezes não têm escolaridade ou qualificação necessária para disputar um espaço no mercado de trabalho e oferecer uma qualidade de vida digna”, disse o prefeito.

No novo posto estão sendo oferecidos os mesmos serviços disponibilizados no prédio da avenida Rio Branco, Bairro do Recife, como intermediação de mão-de-obra, qualificação e orientação profissional, elevação de escolaridade, orientação ao microcrédito, concessão de seguro-desemprego, além de Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. “Com a abertura desse novo prédio estamos descentralizando o acesso à intermediação da mão-de-obra da cidade”, explicou João da Costa. A estimativa é que, apenas nessa unidade, sejam realizados, em média, 400 atendimentos por dia. “Como a zona Norte é uma das áreas mais populosas do Recife, acreditamos que a capacidade de atendimento vai melhorar entre 20% e 25%”, declarou o diretor de Promoção do Trabalho e Renda do Recife, Sérgio Campello.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, oferecer mais um espaço para qualificação profissional é importante não só para o cidadão, mas para os empresários e o poder público. “Identificando as necessidades e as demandas de capacitação e qualificação, é possível cumprir o papel não só de oferecer emprego e renda, mas de preparar a cidade para enfrentar o momento de crise mundial com profissionais capacitados e qualificados”, opinou.

A grande novidade é que na unidade de Casa Amarela funciona também a Rede de Autônomos Carlúcio Castanha – idealizador e implementador das políticas públicas de geração de trabalho e renda, principalmente por intermediações de mão-de-obra autônoma no mercado informal do Recife. “Essa é uma homenagem justa, mas ainda pequena diante da luta e do trabalho de Carlúcio em prol do povo brasileiro”, emocionou-se o prefeito. O reconhecimento é resultado de muita luta e dedicação incansável. “Carlúcio respirava trabalho. Além do expediente na Prefeitura, ele vivia se questionando porque não tinha onde procurar um profissional qualificado”, revelou a viúva, Clara Siqueira.

Na Rede, os profissionais autônomos, das mais variadas especialidades, podem anunciar seus serviços para que a população, através de um banco de dados, possa encontrar as ofertas oferecidas por eles. Responsável por organizar grupos ocupacionais para a prestação de serviços em residências e/ou empresas com intuito de ser um gestor temporário de intermediação de serviços autônomos, tendo como principal pressuposto a auto-suficiência do trabalhador e, conseqüentemente, aumentar as ações do sistema público de emprego do Recife.

Na Rede de Autônomos, os trabalhadores são cadastrados como: faxineiros, passadeiras, lavadeiras, cuidadores de idosos, eletricistas, encanadores, técnicos de informática, pintores residenciais e prediais, pedreiros, marceneiros, entre outros. Para se cadastrar, os trabalhadores podem acessar o site da PCR (www.recife.pe.gov.br), ou ligar, gratuitamente, para o 0800 281 8132, ou comparecer à unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com os documentos RG, CTPS e CPF.

O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda faz parte do Governo Federal, que delega aos municípios com mais de 200 mil habitantes a gestão dos recursos dos programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda. Para a unidade da avenida Norte, os custos foram de cerca de R$ 51 mil, com investimento do Ministério do Trabalho e Emprego e contrapartida da Prefeitura do Recife. Até hoje estão cadastradas e capacitadas no banco de dados do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, cerca de 12 mil pessoas. A expectativa é que, em 2009, este número suba para 235 mil.

Matérias Relacionadas
- Nova unidade do Sistema Público de Emprego e Renda será inaugurada na RPA3
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas de trabalho
- Sistema público de emprego divulga 108 vagas de trabalho
- Sistema Público de Emprego divulga 131 vagas
- PCR divulga vagas de emprego do Sistema Público de Emprego e Renda
- Prefeitura divulga vagas do sistema público de emprego
- Sistema Público de Emprego divulga 113 vagas de trabalho
- Sistema Público divulga 122 novas vagas de emprego
- Lista de empregos do Sistema Público disponibiliza 92 vagas
- PCR divulga vagas do Sistema Público de Emprego
- Cem vagas de trabalho através do Sistema Público de Emprego
- Sistema Público de Emprego divulga lista de vagas
- Sistema Público oferece 122 vagas de trabalho no mercado local
- Sistema Público de Emprego divulga vagas
- Sistema Público oferece 141 vagas nesta quinta
- Sistema Público oferece 147 vagas para várias funções
- Sistema Público de Trabalho oferece vagas para professores
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas
- Prefeitura divulga relação com 119 vagas de emprego
- Sistema Público de Emprego oferece 117 vagas


Enviar    Imprimir