Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Técnicos municipais discutem emprego e renda em seminário Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

TÉCNICOS MUNICIPAIS DISCUTEM EMPREGO E RENDA EM SEMINÁRIO

Paulo Lopes
João da Costa fez palestra de abertura
Paulo Lopes
Descentralização de emprego foi assunto abordado

O prefeito do Recife, João da Costa, fez a palestra de abertura do Seminário Instrumentos de Pesquisas para Políticas de Trabalho e Renda – Observatório do Trabalho, que acontece nesta terça (14) e quarta-feira (15), no Sistema Público de Promoção do Emprego, Trabalho e Renda, na avenida Norte, em Casa Amarela. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o encontro é a finalização da parceria entre os órgãos envolvidos.

Além de João da Costa, compuseram a mesa de abertura do evento, destinado aos funcionários municipais, 45 técnicos que lidam com pesquisas e indicadores econômicos e sociais, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, o coordenador de pesquisa do DIEESE, Francisco Oliveira, a representante da Superintendência Regional do Trabalho, Vera Jatobá e o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Ismael Bento de Melo. “Essa parceria que permite a aproximação da comunidade com os trabalhadores é muito gratificantes pra nós”, disse Bertotti.

Na palestra “O Papel da Prefeitura como Agente Formentador do Desenvolvimento Econômico do Município”, o prefeito falou das possibilidades de promover o crescimento dentro do cenário atual de crise. “Trabalhamos com condições limitadas, então precisamos buscar de parcerias do estado e do país”, falou. Mas, apesar das restrições, o momento é de aproveitar a fase de reestruturação de Pernambuco. “Talvez a Transnordestina seja mais importante do que a refinaria e o estaleiro. Através dela o Recife será ligado a diversos estados do Nordeste e assim podemos fortalecer ainda mais o comercio, os pólos médicos e de Tecnologia da Informação, o centro educacional da nossa cidade”, disse João da Costa.

Na prática, o chefe do executivo apontou quatro condições básicas: a acessibilidade e a mobilização, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a habitabilidade. “Com elas podemos promover a qualidade do Recife. Afinal, as pessoas precisam se locomover, momentos de lazer e convivência são essenciais viver em sociedade, saneamento é fundamental para a saúde, e as condições de moradia extremamente importantes, até mesmo, para conquistar um espaço no mercado de trabalho”, explicou o prefeito.

Outros assuntos abordados na ocasião foram educação infantil e a descentralização de emprego e renda. O processo educacional já está sendo reestruturado, proporcionando um ensino de qualidade e a implementação de internet banda larga nas escolas da rede. Depois da inauguração do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, em Casa Amarela, o próximo será na Imbiribeira, zona Sul da cidade. “O fundamental é a construção de um projeto político que estamos implementando no Recife. Então, nosso trabalho é desenvolver a nível local esse trabalho de políticas públicas que nos confrontam ao longo dos anos”, encerrou o prefeito.

- Prefeito inaugura unidade do Sistema Público de Emprego e Renda
- Nova unidade do Sistema Público de Emprego e Renda será inaugurada na RPA3
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas de trabalho
- Sistema público de emprego divulga 108 vagas de trabalho