Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Técnicos municipais discutem emprego e renda em seminário Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

TÉCNICOS MUNICIPAIS DISCUTEM EMPREGO E RENDA EM SEMINÁRIO

Paulo Lopes
João da Costa fez palestra de abertura
João da Costa fez palestra de abertura
Paulo Lopes
Descentralização de emprego foi assunto abordado
Descentralização de emprego foi assunto abordado

O prefeito do Recife, João da Costa, fez a palestra de abertura do Seminário Instrumentos de Pesquisas para Políticas de Trabalho e Renda – Observatório do Trabalho, que acontece nesta terça (14) e quarta-feira (15), no Sistema Público de Promoção do Emprego, Trabalho e Renda, na avenida Norte, em Casa Amarela. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o encontro é a finalização da parceria entre os órgãos envolvidos.

Além de João da Costa, compuseram a mesa de abertura do evento, destinado aos funcionários municipais, 45 técnicos que lidam com pesquisas e indicadores econômicos e sociais, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, o coordenador de pesquisa do DIEESE, Francisco Oliveira, a representante da Superintendência Regional do Trabalho, Vera Jatobá e o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Ismael Bento de Melo. “Essa parceria que permite a aproximação da comunidade com os trabalhadores é muito gratificantes pra nós”, disse Bertotti.

Na palestra “O Papel da Prefeitura como Agente Formentador do Desenvolvimento Econômico do Município”, o prefeito falou das possibilidades de promover o crescimento dentro do cenário atual de crise. “Trabalhamos com condições limitadas, então precisamos buscar de parcerias do estado e do país”, falou. Mas, apesar das restrições, o momento é de aproveitar a fase de reestruturação de Pernambuco. “Talvez a Transnordestina seja mais importante do que a refinaria e o estaleiro. Através dela o Recife será ligado a diversos estados do Nordeste e assim podemos fortalecer ainda mais o comercio, os pólos médicos e de Tecnologia da Informação, o centro educacional da nossa cidade”, disse João da Costa.

Na prática, o chefe do executivo apontou quatro condições básicas: a acessibilidade e a mobilização, a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a habitabilidade. “Com elas podemos promover a qualidade do Recife. Afinal, as pessoas precisam se locomover, momentos de lazer e convivência são essenciais viver em sociedade, saneamento é fundamental para a saúde, e as condições de moradia extremamente importantes, até mesmo, para conquistar um espaço no mercado de trabalho”, explicou o prefeito.

Outros assuntos abordados na ocasião foram educação infantil e a descentralização de emprego e renda. O processo educacional já está sendo reestruturado, proporcionando um ensino de qualidade e a implementação de internet banda larga nas escolas da rede. Depois da inauguração do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, em Casa Amarela, o próximo será na Imbiribeira, zona Sul da cidade. “O fundamental é a construção de um projeto político que estamos implementando no Recife. Então, nosso trabalho é desenvolver a nível local esse trabalho de políticas públicas que nos confrontam ao longo dos anos”, encerrou o prefeito.

Matérias Relacionadas
- Prefeito inaugura unidade do Sistema Público de Emprego e Renda
- Nova unidade do Sistema Público de Emprego e Renda será inaugurada na RPA3
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas de trabalho
- Sistema público de emprego divulga 108 vagas de trabalho
- Sistema Público de Emprego divulga 131 vagas
- PCR divulga vagas de emprego do Sistema Público de Emprego e Renda
- Prefeitura divulga vagas do sistema público de emprego
- Sistema Público de Emprego divulga 113 vagas de trabalho
- Sistema Público divulga 122 novas vagas de emprego
- Lista de empregos do Sistema Público disponibiliza 92 vagas
- PCR divulga vagas do Sistema Público de Emprego
- Cem vagas de trabalho através do Sistema Público de Emprego
- Sistema Público de Emprego divulga lista de vagas
- Sistema Público oferece 122 vagas de trabalho no mercado local
- Sistema Público de Emprego divulga vagas
- Sistema Público oferece 141 vagas nesta quinta
- Sistema Público oferece 147 vagas para várias funções
- Sistema Público de Trabalho oferece vagas para professores
- Sistema Público de Emprego divulga 118 vagas
- Prefeitura divulga relação com 119 vagas de emprego


Enviar    Imprimir