Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RECIFE INICIA PRÉ-CAMPANHA CONTRA A GRIPE

Como faz todos os anos, Recife iniciará a Campanha de Vacinação do Idoso. A ação começa imunizando primeiramente as pessoas com 60 anos ou mais acamadas, com dificuldade de locomoção ou que residam em instituições de longa permanência. O trabalho tem início na próxima segunda-feira (20). Nessa etapa, equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizarão vacina casa a casa para garantir que todas essas pessoas se protejam contra a gripe. Em 2008, cerca de 10 mil idosos foram vacinados na pré-campanha.

Os idosos acamados que vivem em hospitais, asilos, casas de repouso ou em seus domicílios serão vacinados também contra o Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), bactéria que causa a pneumonia. Além disso, quem tiver com o esquema incompleto de tétano e difteria (três doses com intervalos de dois meses e reforço a cada dez anos) será vacinado.

A vacina contra a influenza é a melhor tecnologia disponível atualmente para prevenção dos casos de gripe em idosos. O objetivo da campanha é reduzir a morbidade e os gastos com remédios para tratamento de infecções secundárias. Por isso, a Prefeitura vem realizando diversas estratégias para garantir as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde. Ano passado, vacinamos 91,82% dos idosos, o que revela o compromisso da gestão em cuidar da saúde da população recifense”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a influenza reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. A imunização reduz ainda em 31% as mortes hospitalares por pneumonia e gripe e aproximadamente 50% das mortes hospitalares relacionadas às outras doenças respiratórias.

A realização das campanhas segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe. “Em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Elas costumam perder um dia de trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações, como a pneumonia”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Abertura – A 11ª Campanha de Vacinação do Idoso terá início no Brasil, inclusive no Recife, no dia 25 de abril, considerada a data nacional de mobilização. A campanha se estende até 8 de maio. Aqui na capital pernambucana, 200 pontos de vacinação da Prefeitura do Recife, entre postos, centros de saúde, policlínicas e supermercados, estarão vacinando as pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe. Cerca de 3.000 profissionais e voluntários da Prefeitura estarão participando da campanha. A meta é vacinar 80% da população idosa, o que corresponde a 131.471 pessoas. As pessoas que estiverem com o esquema incompleto, ou que nunca tomaram a vacina contra difteria e tétano também serão imunizadas.

- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário