Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA ASSINA CONTRATO E LANÇA EDITAL PARA OBRAS NA COMUNIDADE DO PILAR

A manhã deste sábado (18) foi de festa na Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. Nem a chuva conseguiu evitar que a população comparecesse ao ato de assinatura do contrato entre a Prefeitura do Recife e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES, que vai viabilizar R$ 24 milhões para as obras do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade do Pilar. O prefeito João da Costa e o chefe da representação Regional NE do BNDES, Paulo Ferraz Guimarães, assinaram o documento em meio a aplausos. Ainda na ocasião foi anunciada a publicação do edital de licitação no Diário Oficial do Município deste sábado, para contratação da empresa que ficará responsável pela execução do projeto.

O prefeito João da Costa não escondia sua alegria em poder dar o pontapé inicial num projeto que vai mudar completamente a vida de 1.100 pessoas que habitam em condições precárias, no bairro que foi a porta de entrada da cidade do Recife. “Hoje vocês podem comemorar conosco o sonho da casa própria porque acreditaram no governo do presidente Lula e no nosso”, disse ele em seu discurso.

Em determinado momento, falando especificamente para as mulheres, João da Costa lembrou que as habitações que serão construídas serão registradas no nome das donas de casas que moram na comunidade e que a preocupação seguinte, será com a possibilidade delas puderem manter dignamente suas moradias. “Nosso desafio é o de encontrar alternativas de renda e geração de emprego, aqui no Bairro do Recife, possibilitando assim que vocês possam ter como pagar suas contas e viver de seu trabalho. Por isso, vamos ampliar a oferta de capacitação e qualificação profissional para quem mora aqui na comunidade do Pilar”, destacou.

Ainda na questão da qualificação, a comunidade recebeu do presidente do Porto Digital, Francisco Sabóia, a notícia de que o centro tecnológico vai ampliar as atividades de inclusão digital com a criação de um porto vocacional. “Esse porto tecnológico vai ofertar para jovens e adultos da comunidade do Pilar, capacitações permanentes na área da Tecnologia da Informação, possibilitando uma qualificação importante para aqueles que desejarem conseguir vagas de trabalho nessa área, bem como, também estamos vendo com a Secretaria de Educação a possibilidade de disponibilizarmos atividades extra-classe para as crianças aqui no Porto Digital”, adiantou Sabóia.

O secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, parabenizou a comunidade pela perseverança na luta por essa conquista. “Hoje é um momento de alegria para vocês e para nós, que fazemos a gestão do Recife. Por isso, vocês estão de parabéns pela luta e por terem acreditado nesse governo”. Já o chefe da representação Regional NE do BNDES, Paulo Ferraz Guimarães, agradeceu à PCR a possibilidade de fazer da instituição uma parceira no projeto. “Eu queria agradecer e ressaltar, a sensibilidade da Prefeitura em nos buscar para parceiro desse programa, porque passamos a ofertar qualidade de vida à população carente. Nós seremos parceiros, não apenas nas obras, mas também, nas futuras ações sociais de geração de emprego e renda aqui no Pilar”, disse Paulo.

Os moradores da comunidade não paravam de sorrir e de comemorar a notícia. A líder da Associação dos Pequenos Comerciantes do Pilar, Cláudia Maria da Silva, de 29 anos, tem quatro filhos, e mora com eles e a mãe num barraco de menos de quatro metros, na Rua São Jorge, 280. Ela, que mora há 10 anos, no local, não escondia a expectativa pelo início das obras. “Essa notícia é maravilhosa. Cheguei a não acreditar que esse projeto sairia mesmo, mas agora, a emoção é grande por ver que ele vai se tornar realidade”. Outra que agradeceu emocionada ao prefeito João da Costa, foi a dona de casa Raquel Nascimento. “É uma luta de muito tempo que agora está ganha. Nós vamos ter casa digna. Eu to muito feliz!”, afirmou.

A solenidade de assinatura do contrato, realizada ao lado da Igreja do Pilar, contou ainda com a presença do superintendente regional do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida, do gerente Regional do Patrimônio da União, Paulo Ferrari, do presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão, além de secretários e diretores municipais, vereadores do Recife e, de integrantes do Orçamento Participativo.

O projeto - O momento é considerado histórico para os cerca de 1.100 habitantes da comunidade do Pilar, localizada num dos pontos históricos do Recife. O projeto idealizado pela Prefeitura do Recife possibilita a permanência das famílias no local com ações de urbanização completa da área (pavimentação, drenagem, iluminação, programa de coleta de lixo, abastecimento d’água e esgotamento sanitário), até a construção de habitacionais (17 blocos) e serviços diversos (escola, creche, posto de saúde, praça, mercado público), além da preservação do patrimônio histórico da área.

Para conviver com a nova estrutura habitacional e urbanística, os moradores do Pilar passarão por uma fase de adaptação, através de ações de Desenvolvimento Comunitário, desenvolvidas pela Prefeitura do Recife. Estas constam de um plano de reassentamento, projetos de geração de trabalho e renda, de educação ambiental e gestão condominial. Serão investidos, ao todo, no programa R$ 37.499.069,99, recursos esses oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. A partir da licitação, as obras têm um prazo de três meses para serem iniciadas e, de três anos para serem concluídas.

Habitacional – Serão disponibilizadas 588 moradias para famílias que hoje moram em condições precárias na Comunidade do Pilar. Esse projeto justifica-se, no âmbito social, por propiciar a inclusão dessas pessoas, retirando-a das condições subnormais em que se encontram, oferecendo moradia dignas em edificações regulares com a infra-estrutura urbana e equipamentos sociais necessários. Outro ponto importante do projeto é o de reintegrar essa comunidade à cidade através da inserção da malha urbana. 

Preservação Histórica – O Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar possui um viés importante que é a conservação e preservação do patrimônio histórico existente na localidade. A proposta é resgatar a história do bairro, que abrigou monumentos importantes tanto religioso, como social. Dentro desse aspecto serão realizadas a recuperação da Igreja do Pilar (já em andamento), do casario histórico ainda existente e, a prospecção arqueológica (já em licitação).

Pilar – Cravada no Bairro do Recife, zona portuária que deu origem à capital pernambucana, a comunidade possui o mais baixo IDH da cidade e apresenta precárias condições de moradia, infra-estrutura e urbanização. A difícil situação dos habitantes da área contrasta com um rico patrimônio histórico-arquitetônico formado por uma igreja-monumento, tombada pelo IPHAN, além de ruínas de antigos sobrados. Há ainda indícios de que a área abrigue as bases do Forte de São Jorge. Os trabalhos a serem realizados no Pilar contemplam a valorização do patrimônio com ações de preservação do sítio histórico, aplicação de técnicas artísticas no processo de restauro, educação patrimonial e integração das novas edificações com o patrimônio histórico-arquitetônico existente.

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita obras na zona Sul do Recife
- Corredor Leste-Oeste completa um ano de implantação
- João da Costa inaugura ruas em Três Carneiros
- João da Costa confere obras na Arquiteto Luiz Nunes
- João da Costa inaugura obras na Zona Norte
- Prefeito João da Costa entrega obras eleitas no OP
- Prefeitura inicia obras na orla de Boa Viagem e Pina
- Obras do Viaduto Capitão Temudo entram em nova etapa
- Obras em Boa Viagem começam nesta quarta-feira
- Prefeito assina novos contratos fundiários em Afogados
- Secretário de Planejamento recebe Vereadores do Recife
- Jorge Carreiro toma posse como novo presidente da URB Recife
- Obras da rua Arquiteto Luiz Nunes entram em nova etapa
- Trânsito na Conde da Boa Vista volta ao normal
- Avenida Alfredo Lisboa ganha seis placas de concreto
- Trânsito na Conde da Boa Vista volta ao normal nesta terça
- João da Costa visita obras em áreas de risco
- Emlurb troca placas de concreto na Conde da Boa Vista
- Prefeito João Paulo entrega obras nos bairros de San Martin e Areias
- Prefeito inaugura obras de revestimento do Canal do Jacarezinho


Enviar    Imprimir