Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental

OPERAÇÃO INVERNO

Os agentes distribuirão cartilhas com informações sobre práticas seguras para quem mora no morro. As orientações incluem a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo, o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamento de barreira. Também serão usados carros de som para transmitir informações e mobilizar a comunidade. As atividades, que devem durar até o dia 30 de maio, terão início, no Alto do Capitão, em Dois Unidos.

Serão realizadas 45 ações de porta-a-porta, com a participação de mais de 50 pessoas, divididas em equipes técnicas e operacionais. As equipes técnicas terão engenheiro civil, assistentes sociais, arquiteto, geólogo e psicólogo. Já as equipes operacionais ficarão responsáveis pela colocação de lona plástica. Também serão realizadas palestras nos fóruns do Orçamento Participativo com a temática sobre prevenção para o inverno.

As ações educativas também serão apresentadas nas escolas municipais localizadas em áreas de risco, para mostrar às crianças e aos jovens o trabalho desenvolvido pela Codecir e a importância da colaboração de toda a comunidade para um inverno sem acidente.

Emlurb - A partir desta segunda-feira (20), a Empresa de Manutenção de Limpeza Urbana - Emlurb também acelera os serviços de prevenção aos alagamentos na cidade, com a desobstrução de todo o sistema de drenagem. Agora, além da operação nos canais do município, será intensificado o ritmo de trabalho nas ações de limpeza do sistema de galerias e canaletas, recuperação de escadarias e as atividades de educação ambiental.

Limpeza de galerias - A Prefeitura do Recife investe, este ano, R$ 6,4 milhões nos serviços de manutenção e limpeza na rede de microdrenagem da cidade, que é composto por galerias e canaletas. Só em sistema de mutirões, o serviço beneficiará 84 ruas da capital até o final de maio. Também serão realizadas ações pontuais para atender aos pedidos de usuários feitos pelo telefone 156. Executado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o trabalho faz parte das atividades da Operação Inverno.

O serviço na rede de microdrenagem é um trabalho decisivo para o combate aos alagamentos na cidade, mas é importante também a contribuição das comunidades, evitando jogar lixo nas ruas, galerias, canaletas e canais”, lembra o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Os mutirões vão atuar em 28 bairros das seis Regiões Político-Administrativas (RPA). Serão mobilizados mais de 100 servidores para percorrer os bairros da Boa Vista, São José, Coelhos, Santo Amaro, Santo Antônio, Ilha do Leite, Espinheiro, Arruda, Aflitos, Encruzilhada, Campo Grande, Casa Amarela, Nova Descoberta, Linha do Tiro, Jardim São Paulo, Afogados, Caxangá, Cidade Universitária, Afogados, Bongi, Iputinga, Areias, Boa Viagem, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura de Baixo e Jordão.

Nesta etapa, a ação também beneficiará 23 importantes corredores viários do Município. Nesta semana, o mutirão percorre as principais vias da RPA- I, como Avenida Conde da Boa Vista e Rua Imperial, no bairro de São José. Já nas RPA’s II e III, o trabalho ocorrerá nas ruas das Moças, José dos Anjos (ambas no Arruda), nas avenidas Conselheiro Portela e João de Barros (Espinheiro).

As RPA’s IV, V e VI também receberão mutirões nos próximos dias. Na programação da segunda quinzena de abril, estão listadas a Estrada do Barbalho (Iputinga), as ruas Manoel Gonçalves da Luz (Bongi), 21 de Abril e São Miguel (as duas em Afogados). Na Zona Sul o serviço será empreendido nas avenida Dois Rios (Ibura de Baixo) e Conselheiro Aguiar (Boa Viagem), bem como, nas ruas da Pampulha (Ipsep) e Olívia Menelau (Imbiribeira).

Canais – O serviços de limpeza no sistema de macrodrenagem do Recife está em ritmo acelerado, devido à chegada do inverno. Desde o último dia 19 de março, a Prefeitura já realizou a drenagem em 18 canais da cidade e, até o final deste mês, a ação atingirá outros 15, totalizando 33 canais limpos, o que representa 50% daqueles existentes na cidade. A Emlurb, responsável pela execução do serviço, tem mobilizando mais de 90 funcionários e 37 máquinas de grande porte, como caminhões, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras.

O trabalho beneficiará 66 canais e foi iniciado na segunda quinzena de março em 15 bairros das seis RPA’s do município. As equipes de limpeza estão percorrendo os bairros de Água Fria, Caxangá, Dois Irmãos, Estância, Guabiraba, Ibura, Jardim Monte Verde, Jardim São Paulo, Joana Bezerra, Jordão, Nova Descoberta, Santo Amaro, Torrões, UR-05 e Vasco da Gama.

A ação foi planejada desde janeiro, considerando o mapeamento dos pontos críticos da rede de drenagem feito pelos engenheiros da Emlurb. Além disso, a prioridade para a realização dos serviços obedeceu a critérios indicados pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir). O trabalho foi iniciado em locais estratégicos, como forma de prevenção contra doenças como dengue, filariose e leptospirose.

Recuperação de escadarias - A Prefeitura do Recife vai intensificar as ações para recuperar escadarias nos morros da cidade. Até o final do primeiro semestre do ano, serão beneficiadas pela iniciativa cerca de 100 escadarias. A iniciativa faz parte da Operação Inverno e visa garantir mais acessibilidade e segurança nos pontos elevados da capital pernambucana. Os trabalhos já estão em execução, através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e receberão um investimento dos cofres municipais de R$ 1,3 milhão.

Na primeira etapa, iniciada em março, foram revitalizadas 25 escadarias nas Regiões Político-Administrativas (RPA’s) II, III, IV, V e VI. A partir deste mês, o serviço será acelerado pela a Emlurb a fim de concluir os trabalhos antes do pico de inverno, que ocorre nos meses junho e julho. Dentro da programação das próximas semanas, vão passsar por reparos escadarias das ruas Irakitan (Jordão Alto), Vale Jaguaribe (Brega e Chique), Andiroba (Alto Santa Terezinha), Altazes (Nova Descoberta), entre outras.

De acordo com o presidente da Emlurb, Carlos Muniz, o roteiro das obras foi definido em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) que estabeleceu algumas prioridades para o andamento da programação de serviços. “As áreas apontadas pela Codecir que apresentam algum risco serão privilegiadas neste primeiro momento, assim como, os equipamentos com maior fluxo de passagem de moradores”, detalha.

Além do conserto das escadarias, também serão executadas algumas manutenções em muros de arrimo da cidade. “Nosso trabalho será mais intenso até a metade de maio. Depois disso, as chuvas se tornam mais freqüentes e este tipo de serviço acaba sendo prejudicado. Estas ações são essenciais para as comunidades que habitam os morros da cidade”, conclui Muniz.

Educação ambiental - A Prefeitura do Recife desenvolverá, este ano, ações sócio-ambientais junto aos moradores dos bairros da Bomba do Hemetério, Ipsep, Jiquiá, Joana Bezerra, Nova Descoberta e Torrões. O objetivo do trabalho é conscientizar os moradores sobre a importância da limpeza das ruas e dos canais, a fim de evitar alagamentos e doenças. As campanhas educativas serão iniciadas simultaneamente aos serviços da Operação Inverno e devem durar três meses.

A primeira atividade da campanha será a mobilização das comunidades beneficiadas, por meio de visitas de agentes ambientais, que convidarão os moradores a participarem de reuniões sobre as atividades da Operação Inverno agendadas para a área. As pessoas interessadas ainda receberão vídeo-aulas sobre os problemas causados pelo lixo nas ruas e nos canais, como alagamentos e o surgimento de focos de doenças.

Após essas fases, um grupo da comunidade será convidado a participar das oficinas do projeto “Reaproveitar com Arte”. Nestas capacitações, dois arte-educadores ensinam os moradores a transformar materiais recicláveis em artigos decorativos, brinquedos e até móveis, contribuindo para a diminuição do descarte de resíduos como a garrafa PET, e propiciando uma nova fonte de renda para os participantes do projeto.

Para desenvolver as ações sócio-ambientais, a Prefeitura selecionou nove comunidades localizadas próximo a canais indicados pela Secretaria de Saúde e Emlurb. A escolha obedeceu a critérios como o registro de casos de doenças como dengue, leptospirose e filariose, bem como, as áreas onde foram identificados maior despejo irregular de lixo na rede de drenagem e nas vias.

No bairro de Joana Bezerra, foram escolhidas áreas vizinhas aos canais da Realeza e Ibiporã. Na Bomba do Hemetério, o trabalho acontecerá perto dos canais dos córregos da Calma, Bombeirense e João Francisco. Já no Ipsep, o canal escolhido foi o da Malária, enquanto no Jiquiá a campanha acontecerá perto do canal Dirceu Borges. Além dessas, também serão beneficiadas as comunidades dos Torrões e Nova Descoberta, ao longo da rede de drenagem do Córrego do Inácio.

Ao mesmo tempo em que as atividades educativas forem desenvolvidas, a comunidade poderá acompanhar de perto a limpeza dos canais. “A idéia é mostrar aos moradores que o serviço é feito pela Prefeitura, mas quem garante o bom estado dos canais é a comunidade, evitando jogar lixo nas ruas ou dentro do sistema de drenagem”, explica o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Capinação e Poda - A Operação Inverno ainda contará com outras atividades como a capinação de 300 vias, até o final de maio; a intensificação da Operação Tapa-Buracos na malha viária recifense; e o trabalho preventivo de manutenção (podas) da cobertura vegetal da cidade com um ritmo mais intenso durante abril e maio.

Iasc - Dentro das medidas para o programa Operação Inverno, onde a Prefeitura do Recife desenvolve ações preventivas para os meses das chuvas, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) executará um Plano de Contingência durante o período. Entre as principais atividades que serão realizadas, estão a coordenação da campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados e o acolhimento das famílias vítimas das chuvas em abrigos municipais.

De acordo com a diretora de Proteção Social de Média Complexidade do Iasc, Vera Orange, o instituto será responsável por providenciar, nos abrigos da Prefeitura do Recife, a distribuição de leite, colchões, roupas, material de higiene pessoal e cestas básicas. “As equipes do Iasc também encaminharão para as casas de acolhida temporária as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco, realizando o acompanhamento dessas famílias e o seu processo de reinserção social”, explicou a diretora.

Nos abrigos municipais, ainda serão realizadas reuniões com as famílias acolhidas para a discussão de normas básicas de convivência. “Trabalharemos também para implantar nos abrigos o espaço da brinquedoteca, beneficiando as crianças das famílias assistidas”, afirmou Vera Orange. As equipes do Iasc trabalharão nos abrigos em esquema de plantão, no período diurno e noturno. Junto com a Codecir, as informações sobre o conteúdo do Alerta 2009 serão divulgadas junto aos usuários dos equipamentos do Iasc e à rede de Assistência Social, visando à prevenção de riscos e a solidariedade às famílias vítimas das chuvas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CODECIR PARA ESSA SEMANA:

DATA

 

LOCALIDADE

 

REGIONAL

 

HORARIO

 

OBSERVAÇÃO

 

SEGUNDA FEIRA 20.04.09

 

 

 

ALTO DO CAPITÃO

 

NORTE

 

09h00m

 

AÇÃO INFORMATIVA

 

TERÇA FEIRA

 

21.04.09

 

 

 

JORDÃO

 

SUL

 

09h00min

 

PORTA A

 

PORTA

 

CÓREGO DA AREIA E CÓRREGO DO INÁCIO

 

NORDESTE

 

09h00min

 

PORTA A PORTA

 

QUARTA FEIRA

 

22.04.09

 

 

 

BARREIRAS

 

OESTE

 

09h00min

 

PORTA A

 

 PORTA

 

CORREGO JOSÉ GRANDE E CÓRREGO DO EUCLIDES

 

NOROESTE

 

09h00min

 

PORTA A

 

 PORTA

 

QUINTA

 

FEIRA

 

23.04.09

 

 

 

UR-10

 

SUL

 

09h00min

 

PORTA A

 

PORTA

 

CÓRREGO MANUEL CARROCEIRO

 

NORDESTE

 

09h00min

 

PORTA A PORTA

 

SEXTA FEIRA

 

24.04.09

 

ALTO SANTO ISABEL

 

NOROESTE

 

09h00min

 

PORTA A PORTA

 

SEXTA FEIRA

 

24.04.09

 

ALTO DO MARACANÃ

 

NORTE

 

09h00min

 

PORTA A PORTA

 



Enviar    Imprimir