Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITURA INVESTE 40 MILHÕES NA OPERAÇÃO INVERNO 2009
00:00 Segunda-feira, 20 de Abril de 2009

A Prefeitura do Recife intensifica a partir desta segunda-feira (20), o trabalho preventivo para o inverno 2009, dentro do Programa Guarda-Chuva. As ações serão detalhadas pelos secretários de Planejamento Participativo Amir Schvartz, de Serviços Públicos, José Humberto, pela coordenadora de Defesa Civil do Recife, Nina Macário, e o presidente da Emlurb, Carlos Muniz, às 9h, na Rua Tupiraçaba (em frente à Academia da Cidade), no Alto do Capitão, em Dois Unidos, zona norte da cidade. Para este ano, estão previstos R$ 40 milhões em investimentos no programa.

Diversas ações serão iniciadas como, serviços de manutenção de escadarias, muros de arrimo e sistemas de drenagem, ações educativas nas áreas de risco. Além disso, a Emlurb dá continuidade ao trabalho de limpeza de canais e canaletas, iniciada em março. Para ampliar a capacidade de atuação das equipes da Defesa Civil, servidores de outras secretarias serão integrados à Operação Inverno, totalizando um contingente de cerca de mil pessoas envolvidas nas ações. Eles participarão do trabalho nas áreas de risco, na orientação à população e na realização das ações emergenciais de remoção e abrigamento.

O prefeito do Recife, João da Costa, ressalta a importância da continuação do projeto. “Quando analisamos os números dos oito anos de atuação da Operação Inverno e do Programa Guarda Chuva, vemos o quanto eles são exitosos. Foi com o monitoramento permanente e com a ação integrada de diversas secretarias que nós conseguimos reduzir os números de mortes nos morros e de pontos de risco, cuidando realmente das pessoas que habitam em áreas consideradas críticas da cidade. Este ano, vamos novamente a campo, dar prosseguimento a esse trabalho”, destacou João da Costa.

O trabalho desenvolvido pelo Programa Guarda-Chuva ao longo dos últimos oito anos resultou na diminuição de mais de seis mil pontos de risco no Recife, o que tornou mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro. Desde 2001, ano de criação do programa, a Prefeitura já investiu R$ 300 milhões no Programa Guarda-Chuva em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem.

Também participam das ações do Programa Guarda-Chuva a Empresa de Urbanização do Recife (URB), o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), a Guarda Municipal, a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU), a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, a Dircon, a Secretaria de Direitos Humanos e a Coordenadoria de Orçamento Participativo e Participação Popular.

Ações Informativas: A partir desta segunda-feira (20), as equipes da Defesa Civil, com o apoio de técnicos do programa Parceria nos Morros, percorrerão 45 localidades de risco alto e muito alto. Numa abordagem porta-a-porta, serão reforçadas as orientações sobre o inverno com o objetivo de sensibilizar os moradores no sentido de intensificar a parceria com a Defesa Civil.

Leia mais

Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura assina contrato e lança edital para obras na Comunidade do Pilar


Enviar    Imprimir