Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES EM MORROS NA OPERAÇÃO INVERNO 2009
00:00 Segunda-feira, 20 de Abril de 2009

O Alto do Capitão, no bairro de Dois Unidos, foi a área escolhida para o início da intensificação das ações de preparação para o período de chuvas no Recife, através da Operação Inverno. O trabalho realizado nesta segunda-feira (20) envolveu técnicos das secretarias de Planejamento, Serviços Públicos e Saúde, em regime de mutirão, com o objetivo de avaliar conjuntamente a situação da localidade e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança da população.

Técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil – Codecir aproveitaram a ocasião para colocar lonas plásticas em áreas críticas de barreiras, enquanto que, outras equipes faziam o porta-a-porta, entregando material educativo com orientações sobre os procedimentos de segurança para evitar problemas nas áreas de morro durante o inverno.

O secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, destaca que as ações do Programa Guarda Chuva ocorrem o ano inteiro e nesse período são intensificadas com a mobilização de mais servidores das secretarias envolvidas. “Entendemos que ações conjuntas como essa ajudam porque podemos atuar em diversas frentes ao mesmo tempo e trabalhar de forma mais intensa para garantir um inverno sem tantos transtornos nas localidades”.

O secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, lembrou a importância de os moradores contribuírem com as medidas, ajudando na prevenção. Eles ajudam a prevenir acidentes quando evitam jogar lixo em canais e canaletas, e respeitam as orientações para não cortar as barreiras de forma indevida, lembrou.

A coordenadora da Defesa Civil, Nina Macário, destaca que haverá uma atenção maior com 45 localidades, onde há maior incidência de áreas de risco alto e muito alto. “Vamos atuar principalmente nessas comunidades, de forma a precaver qualquer ocorrência mais grave. Intensificaremos as colocações de lonas e substituição desse material onde for preciso, e estamos no monitoramento permanente dos alertas de chuva para atuar, caso necessário, na remoção das famílias para locais mais seguros”, destacou.

Operação Inverno - A Prefeitura do Recife está investindo este ano recursos da ordem de R$ 40 milhões no Programa Guarda-Chuva. Entre as ações realizadas pelas secretarias de Planejamento e Serviços Públicos estão a colocação de lonas plásticas, serviços de manutenção de escadarias, muros de arrimo e sistemas de drenagem, ações educativas nas áreas de risco, limpeza de canais e canaletas (já iniciado em março) e de galerias, além de atividades de educação ambiental, capinação e poda.

Para ampliar a capacidade de atuação das equipes da Defesa Civil, servidores de outras secretarias serão integrados à Operação Inverno, totalizando um contingente de cerca de mil pessoas envolvidas nas ações. Eles participarão do trabalho nas áreas de risco, na orientação à população e na realização das ações emergenciais de remoção e abrigamento.

O Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) executará um Plano de Contingência durante o período de chuvas. Entre as principais atividades que serão realizadas, estão a coordenação da campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados e o acolhimento das famílias vítimas das chuvas em abrigos municipais. O instituto será responsável por providenciar, nos abrigos da Prefeitura do Recife, a distribuição de leite, colchões, roupas, material de higiene pessoal e cestas básicas. As equipes do Iasc também encaminharão para as casas de acolhida temporária as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco, realizando o acompanhamento dessas famílias. Quem quiser contribuir com doações para garantir esse atendimento durante o período de chuvas, pode ligar para o número: 0800 – 281.0248.

Programa Guarda-Chuva - O trabalho desenvolvido pelo Programa Guarda-Chuva ao longo dos últimos oito anos resultou na diminuição de mais de seis mil pontos de risco no Recife, o que tornou mais segura a vida de quem mora nas áreas de morro. Desde 2001, ano de criação do programa, a Prefeitura já investiu R$ 300 milhões no Programa Guarda-Chuva em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem.

Também participam das ações do programa Guarda-Chuva a Empresa de Urbanização do Recife (URB), o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), a Guarda Municipal, a Companhia de Trânsito e Transporte (CTTU), a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, a Dircon, a Secretaria de Direitos Humanos e a Coordenadoria de Orçamento Participativo e Participação Popular.

Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009
- Prefeitura assina contrato e lança edital para obras na Comunidade do Pilar


Enviar    Imprimir