Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO COMEÇA NESTE SÁBADO

A Prefeitura do Recife abre oficialmente neste sábado (25) a 11ª edição da Campanha de Vacinação do Idoso no município. Para marcar a data, às 9h, será realizado um evento no PSF Alto do Capitão (rua Tupiraçaba, s/n, Dois Unidos – ao lado do pólo da Academia da Cidade). No local, entre outras iniciativas, ocorrerão apresentações musicais e de dança e uma feira de artesanato produzido por pessoas com 60 anos ou mais de idade, justamente o público alvo do Ministério da Saúde.

“A vacina contra a influenza é a melhor tecnologia disponível atualmente para a prevenção dos casos de gripe em idosos. Com a realização da campanha, nosso objetivo é reduzir a morbidade e os gastos com remédios para o tratamento de infecções secundárias. Por isso, a Prefeitura vem colocando em prática diversas estratégias para garantir as metas de vacinação estipuladas pelo Governo Federal, como a antecipação da vacinação em acamados e residentes em instituições de longa permanência. No ano passado, conseguimos vacinar 91,82% das pessoas com mais de 60 anos, percentual bem acima da meta ministerial, o que demonstra o compromisso da gestão em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida da população recifense”, explica o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

No grande dia nacional de mobilização, serão disponibilizados mais de 200 pontos de imunização em unidades da rede municipal de saúde, como PSFs, policlínicas e centros de saúde. Também haverá a disponibilização de postos volantes, funcionando somente no sábado em mercados públicos, associações de moradores, clubes sociais, escolas e creches, centros de compras, supermercados, hospitais públicos, estações do metrô, centros espíritas, salões paroquiais, templos evangélicos e terreiros de matrizes africanas, entre outros.

Este ano, aproximadamente 3 mil profissionais e voluntários da Prefeitura do Recife trabalharão na campanha. A meta é vacinar 80% da população idosa, o que corresponde a 131.471 pessoas. Se houver necessidade, quem tem 60 anos ou mais de idade também poderá receber imunização contra difteria e tétano e mesmo completar o esquema vacinal. A campanha segue até 8 de maio.

Prévia - Antes do início da vacinação oficial, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a imunização de idosos acamados, com dificuldade de locomoção e internos de instituições de longa permanência, como asilos, hospitais e clínicas de repouso. As equipes fizeram um trabalho casa a casa entre os dias 20 e 24 de abril, assegurando que o maior número possível de idosos fosse imunizado contra a gripe e Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), bactéria causadora da pneumonia.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a influenza reduz em mais de 50% a incidência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias, além de 31% das mortes hospitalares por pneumonia e gripe e cerca da metade das mortes hospitalares relacionadas a outras doenças respiratórias.

A realização da campanha segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa. “Em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Eles costumam perder um dia de estudo ou trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações mais sérias, como a pneumonia”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Matérias Relacionadas
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário
- Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009


Enviar    Imprimir