Saúde
PCR FAZ BALANÇO POSITIVO DO INÍCIO DA CAMPANHA DA GRIPE
A Prefeitura do Recife já imunizou contra a gripe 32.095 (19,53%) recifenses com 60 anos ou mais. O percentual inclui acamados, internos em instituições de longa residência e usuários contemplados no último sábado (25), quando houve o lançamento nacional da iniciativa. A campanha continua até o dia 8 de maio.
“A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público alvo, o que representa pouco mais de 131 mil pessoas na capital pernambucana. Em 2008, tivemos um desempenho excelente, vacinando quase 92% dos nossos idosos, e pretendemos repetir o sucesso este ano, quando temos o registro de 164.339 pessoas na terceira idade”, disse o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.
Segundo o secretário, a vacina é a melhor tecnologia disponível atualmente contra o vírus influenza, causador da gripe, que pode se tornar uma porta de entrada para infecções mais sérias, como pneumonia. “A realização da campanha exige uma logística detalhada, envolvendo aproximadamente três mil servidores e voluntários, e demonstra o compromisso da gestão em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida da população recifense”, reforçou.
A população com mais de 60 anos que ainda não se vacinou contra a gripe pode procurar os postos até o dia 8 de maio, das 8h às 16h. No Recife, existem 160 unidades da rede municipal, entre PSFs, policlínicas e centros médicos, além de postos volantes instalados nos shoppings Recife e Boa Vista e nos supermercados das bandeiras Carrefour (somente nas unidades da avenida Domingos Ferreira e Torre), Extra (Boa Viagem e Madalena) e Hiper Bompreço (Boa Viagem, Casa Forte, Iputinga e Shopping Tacaruna). Para identificar o posto mais próximo, é possível ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde, no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Prévia – Antes do início da vacinação oficial, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a imunização de idosos acamados e internos de instituições de longa permanência, como asilos, hospitais e clínicas de repouso. As equipes fizeram um trabalho casa a casa entre os dias 20 e 24 de abril, assegurando que o maior número possível de idosos fosse imunizado contra a gripe e Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), bactéria causadora da pneumonia.
De acordo com o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a influenza reduz em mais de 50% a incidência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias, além de 31% das mortes hospitalares por pneumonia e gripe e cerca da metade das mortes hospitalares relacionadas a outras doenças respiratórias. A realização da campanha segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa.
“Em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Eles costumam perder um dia de estudo ou trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações mais sérias, como a pneumonia. Só não deve receber a imunização quem tem alergia à clara de ovo. Se a pessoa estiver com febre, ela deverá receber a dose em outra oportunidade”, acrescenta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

- - Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe
- - Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- - Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- - Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- - Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- - Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- - PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- - Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- - PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- - Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- - Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- - Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- - Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- - Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário
- - Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- - Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- - Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- - Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- - Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- - Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
|