Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SOBREVOO DE COMBATE À DENGUE É REALIZADO NA ZONA SUDOESTE

Dentro do Plano de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura realizou, na última terça-feira (28), um segundo sobrevoo na cidade, desta vez na zona Sudoeste.  Um total de 88 pontos de risco para existência de focos de dengue foi identificado nos bairros de Jardim São Paulo, Sancho e Tejipió. Assim como no primeiro levantamento feito na Zona Sul, piscinas abandonadas, caixas d'água abertas e lajes com água acumulada foram os focos encontrados.
 
O sobrevoo contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu a aeronave para a realização do trabalho. Fotografias foram tiradas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para facilitar a localização no mapa dos pontos de risco de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Dos 88 pontos de risco identificados, 50 imóveis possuíam caixas d’água destampadas, 23 casas apresentavam lajes com água acumulada e 15 residências tinham piscinas aparentemente abandonadas.

“O sobrevoo é uma das estratégias utilizadas por Recife, atualmente, no Plano de Combate à Dengue porque permite termos uma visão aérea da cidade para podermos atuar nas áreas de maior vulnerabilidade. Neste momento em que os casos de dengue costumam aumentar com as chuvas, a Prefeitura está reforçando as ações de combate a fim de manter a dengue sob controle na cidade”, disse o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Pelo cronograma planejado pela Vigilância Ambiental, os bairros da Mustardinha, Caçote, Barro e San Martin serão os próximos da lista de visitas. Até agora, os técnicos da Secretaria já identificaram 100 pontos de risco nas zonas Sul e Sudoeste do Recife. A idéia é realizar sobrevoos nas demais áreas da cidade nas próximas semanas a fim de traçar um mapeamento geral da situação de pontos de risco.

“De posse das coordenadas geográficas, vamos enviar as equipes de agentes de saúde ambiental aos locais identificados com potenciais focos para checar in loco se existe ou não criadouro do mosquito, tratar e eliminar esse foco e orientar os proprietários quanto aos cuidados a serem tomados”, informou o gerente do Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura, Otoniel Barros.

Varredura – Paralelamente a esse trabalho, a Prefeitura e as Forças Armadas dão prosseguimento à varredura contra a dengue na cidade. Até o dia 13 de maio, todos os 545.458 imóveis do Recife deverão ser visitados. Ao todo, 1.111 pessoas estão envolvidas no trabalho, sendo 851 agentes de saúde ambiental e 260 militares. A novidade este ano é a inclusão da Aeronáutica e da Marinha na varredura, que teve início no último dia 22.

Matérias Relacionadas
- PCR promove sensibilização para idosos sobre vacina contra a gripe
- Sobrevoo identificará áreas de risco para dengue na Zona Sudoeste do Recife
- PCR faz balanço positivo do início da campanha da gripe
- Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário
- Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue


Enviar    Imprimir