Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

CONFERÊNCIA APONTA PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA REDUZIR A VIOLÊNCIA NO PAÍS

O último dia da I Conferência Municipal de Segurança Pública, realizada pela Prefeitura do Recife no Centro de Convenções de Pernambuco, reuniu, na tarde desta quarta-feira (29), representantes da sociedade civil organizada, além de trabalhadores de segurança e gestores, para fazer o anúncio dos 180 delegados que participarão da I Conferência Estadual, evento que também irá tratar o tema da segurança nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

Pela manhã, foram deliberados os sete eixos temáticos, criados para as discussões durante a Conferência, com o propósito de definir um novo plano para a política de segurança pública e a melhoria da atuação do programa Pacto pela Vida.

Inicialmente, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã tinha a expectativa de que, para cada eixo, os grupos definissem um princípio e três diretrizes. Mas esses números foram superados. De acordo com a diretora de Segurança Cidadã e integrante da comissão organizadora da Conferência, Laudecina Pereira, durante a deliberação da assembléia de encerramento, não houve mudanças substanciais tanto nas diretrizes quanto nos princípios. “No meu entendimento, isso é um sinalizador de que as questões foram bem discutidas nos grupos e que eles chegaram a um consenso. Todos foram muito atuantes e comprometidos em contribuir para a melhoria do sistema de segurança pública”, avaliou Laudecina.

Segundo a diretora, “a população ainda não se apropriou da segurança pública e a deixa como responsabilidade apenas dos órgãos de segurança. A partir do momento em que houver o interesse e empenho de todos os segmentos da sociedade, certamente nós começaremos a ver mais mudanças e resultados mais positivos”, afirmou.

A I Conferência de Segurança Cidadã encerra as etapas regionais que foram realizadas em todo o País, levando a questão da segurança pública nos municípios a grupos formados por representantes da sociedade civil, trabalhadores de segurança e gestores municipais, que deliberaram propostas e diretrizes para a redução dos indicadores da violência.

O encontro antecede outros dois eventos que discutirão o mesmo tema. Nos dias 22, 23 e 24 de julho, será realizada, também no Centro de Convenções de Pernambuco, a I Conferência Estadual de Segurança Pública, que vai discutir os pontos e diretrizes que constarão no documento que será formalizado ao final da Conferência municipal e das treze regionais; entre os dias 27 e 30 de agosto, ocorrerá, em Brasília, a I Conferência Nacional de Segurança Pública, organizada pelo Governo Federal.

- Recife participa do encontro da Rede Jovem Nordeste
- Prefeitura promove I Conferência de Segurança Cidadã
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza reunião
- Seminário referenda as políticas de Igualdade Racial no Recife