Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO TERMINA NESTA SEXTA (8)

Pessoas com 60 ou mais anos de idade terão até esta sexta-feira (08) para receber gratuitamente a vacina contra gripe nas unidades da rede municipal de saúde. O lembrete é da Prefeitura do Recife, que já conseguiu imunizar mais de 60% do público alvo da campanha do Ministério da Saúde, iniciada no último dia 25. A meta é contemplar 80% dos homens e mulheres nessa faixa etária, o equivalente a cerca de 131 mil indivíduos. Em 2008, 91,82% dos idosos receberam a proteção.

Na capital pernambucana, a 11a edição da empreitada teve início uma semana antes da abertura oficial, como forma de assegurar a imunização do maior número possível dos quase 165 mil integrantes recifenses da chamada melhor idade. Entre os dias 20 e 24, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um trabalho entre internos de instituições de longa permanência – como asilos, hospitais e clínicas de repouso – e, porta a porta, com acamados. “Ainda estamos realizando a vacinação dos idosos com esse perfil. Nesse caso, as pessoas com dificuldade de locomoção podem entrar em contato conosco pelo telefone 3232.1681 para agendar a ida de um técnico de saúde na residência”, informou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Prefeitura, Elizabeth Azoubel.

A vacina disponibilizada na campanha nacional imuniza contra o vírus Influenza, transmissor da gripe, e contra a bactéria Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), causadora da pneumonia. Segundo o Ministério da Saúde, estudos indicam que ela reduz em mais de 50% a incidência de doenças relacionadas à gripe nas pessoas contempladas e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias, além de 31% das mortes hospitalares por pneumonia e gripe e cerca da metade dos óbitos hospitalares relacionados a outras doenças respiratórias.

A realização da campanha segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa. “Em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Eles costumam perder um dia de estudo ou trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações mais sérias, como a pneumonia”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel. Para saber onde receber a vacina, pode-se entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita

Matérias Relacionadas
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência
- Estratégias de controle do tabagismo do Recife são apresentadas em Garanhuns
- Agentes de saúde trabalham no feriadão no combate à dengue
- Saúde empossa conselheiros de cinco unidades da rede municipal
- Caminhada lembra importância do combate à dengue
- Sobrevoo de combate à Dengue é realizado na Zona Sudoeste
- PCR promove sensibilização para idosos sobre vacina contra a gripe
- Sobrevoo identificará áreas de risco para dengue na Zona Sudoeste do Recife
- PCR faz balanço positivo do início da campanha da gripe
- Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue


Enviar    Imprimir