Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MULTICULTURAL LANÇA CICLO DE OFICINAS PARA 2009

Nesta quarta-feira (06 de maio), o prefeito do Recife, João da Costa, lança o ciclo 2009 de atividades formativas do Programa Multicultural no Pátio de São Pedro. A partir das 15h, haverá oficinas rápidas de Reciclagem com a ONG Lixiki; de Sanfona de 8 baixos, com Arlindo dos 8 Baixos e Leda Dias; de Estética Afro, com a educadora Ana Fabíola, de Fotografia Pin-role, com Isaías Belo. No palco montado no local, o Dj Baloo, formado pelo programa, comanda as pick ups. Às 18h, haverá apresentação da Quadrilha Moderna Fuzarca, seguida do Coco Bongar, fechando a noite com o forrozeiro Josildo Sá.

Para este ano, estão previstas 59 oficinas, com 50 h/a, distribuídas nas Rpa’s 2,3,4,5,e 6. “As oficinas do Ciclo serão realizadas de forma descentralizada e distribuídas nas microregiões do Recife. As modalidades e locais de realização são definidos por meio de diálogos com as comunidades, com o objetivo de despertar talentos artísticos e qualificar jovens e adultos para geração de trabalho e renda”, explica a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix. Estão previstos ainda os Mercados Multiculturais, um em cada RPA, para exposição e venda dos produtos das oficinas e de artesãos locais, apresentações de grupos culturais, bandas musicais e artistas do cenário local.

As aulas na RPA 2, zona norte da cidade, composta por 17 bairros, já começaram com 15 oficinas de arte e cultura gratuitas. Na grade, estão cursos de artesanato, confecção de instrumentos, souvenir em biscuit, desenho e pintura, grafitagem, estética afro, reciclagem, serigrafia, teatro, música e técnica vocal. A montagem das oficinas obedeceu a um processo de diálogo entre a Prefeitura do Recife e as comunidades. Delegados temáticos de cultura e regionais do Orçamento Participativo, produtores, artistas, ex-alunos e moradores de cada comunidade construíram junto com o Multicultural e as gerências de cada um dos segmentos culturais da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação e o cronograma. O critério para participar das aulas é ter mais de 14 anos e, prioritariamente, pertencer à comunidade.

Pronasci - No mês de junho, o Multicultural, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), 25 anos, dos bairros de Santo Amaro, Coque, Ibura e Iputinga, localidades que apresentam altos índices de violência. O trabalho tem como objetivo a elevação da auto-estima dos alunos, geração de oportunidades de emprego e renda e com inserção no mercado de trabalho. Serão 32 turmas de 50 h/a nas áreas de dança, literatura, teatro, vídeo, pintura, estética, serigrafia, entre outras, e 4 cursos de 450 h/a nas áreas de música, fotografia, audiovisual e literatura. O projeto também oferecerá conteúdos sobre língua portuguesa, matemática e formação cidadã.

Além disso, um curso de Restauração vai recuperar fachadas de 50 imóveis do bairro de Santo Amaro com participação de – jovens entre 18 e 29 anos, de localidades de baixa renda. A meta é que, no prazo de seis meses após o término dos trabalhos, pelo menos 30% dos jovens estejam inseridos no mercado de trabalho da construção civil. O curso terá 1.060 h/a e está dividido em três etapas: conceitos teóricos de Patrimônio e Cultura, Artes e Arquitetura, Desenho, Matemática Básica, Português e Técnicas Construtivas; aulas práticas em Alvenaria, Cantaria, Serralharia, Pintura, Carpintaria; e aulas práticas de restauração de fachadas.

O Programa Multicultural tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Recife, por meio da visibilidade da produção cultural dos diversos grupos sociais e do apoio ao processo de construção da sua identidade cultural. Tudo isso com ampla participação e diálogo entre comunidade e poder público.O Programa tem um caráter formador, profissionalizante e democrático, gerando cultura, criando oportunidades para novos talentos artísticos, estimulando a capacitação dos agentes de cultura, dinamizando o fazer artístico em toda a cidade e disseminando cidadania. Tem como público–alvo prioritário jovens na faixa etária compreendida entre os 15 e os 25 anos, particularmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, visando despertar o interesse pela cultura e capacitá-los para atuar no mercado de trabalho cultural.

Matérias Relacionadas
- Recife recebe 15º Festival Nacional da Seresta
- Prefeito do Recife inaugura primeiro ponto de leitura do país
- Concertos Noturnos apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- VI Panorama Recife de Documentários movimenta cinemas
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha
- Núcleo da Cultura Afro-Brasileira promove lançamento de livros
- Prefeito do Recife inaugura primeiro Ponto de Leitura do País
- Pixinguinha recebe homenagem da PCR no 1º de Maio
- Panorama Recife de Documentários exibirá filmes nos cinemas municipais
- Dia Internacional da Dança é comemorado no Pátio
- Livroteca do Bode ganha nova sede e recebe 1º Ponto de Leitura do País
- Secretaria de Cultura promove lançamento de livros no Pátio
- Escola de Frevo inscreve novos alunos até esta quinta
- Pátio de São Pedro se prepara para o Dia Internacional da Dança
- Fundação de Cultura da Cidade do Recife comemora 30 anos
- Bibliotecas municipais exibem filmes nesta quarta
- Alunos do PETI participam da Mostra Infantil do Cine PE
- Banda Sinfônica homenageia aniversário da FCCR
- João da Costa inaugura Memorial Chico Science


Enviar    Imprimir