Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO DO RECIFE INAUGURA PRIMEIRO PONTO DE LEITURA DO PAÍS


Os moradores da comunidade do Bode, bairro do Pina, zona Sul do Recife, receberam um presente especial na tarde do dia 29 de abril: a inauguração oficial, feita pelo prefeito do Recife, João da Costa, da Livroteca Comunitária Brincante do Pina, o primeiro Ponto de Leitura do País, que faz parte do projeto Mais Cultura, do Governo Federal.

O projeto marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, um direito de todos os brasileiros, assim como a alimentação, saúde, moradia, educação e o voto. E foi com essas palavras de incentivo à busca pelo conhecimento, que o prefeito João da Costa saudou os moradores da comunidade e do idealizador da Livroteca do Pina, Kcal Gomes. “Que esse equipamento cultural represente o desejo e o sonho de todos vocês e de todos aqueles que compareceram aqui para testemunhar o início de um programa fruto de parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal, além daqueles que representam uma verdadeira revolução cultural no Brasil”, destacou João da Costa.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Renato L, da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, do secretário do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, e da secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Mais Cultura, Silvana Meireles.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Felix, a parceria que possibilitou a retirada da biblioteca comunitária da palafita se tornou um exemplo para que haja outras iniciativas como esta. “Era uma preocupação do prefeito do Recife que as crianças atendidas por Kcal nesse projeto tivessem mais conforto e, principalmente, mais segurança. O Ponto de Leitura é uma ação que em muito se assemelha às ações e políticas culturais desta gestão, de forma que a descentralização e acesso aos equipamentos sejam democráticos e mais viáveis para toda a população da cidade”, afirmou.

O acervo da livroteca é de mais de dois mil livros, muitos deles comprados pelo idealizador, Kcal Gomes, e outros frutos de doação. Antes de ser inaugurada na atual sede, que fica na casa de número 17 da Rua São Benedito, o espaço funcionava em uma palafita. Através da disponibilização de um novo espaço para a livroteca, com melhor infraestrutura, a Prefeitura do Recife tornou o local mais atrativo e seguro.

Além do novo espaço, que será mantido pela Prefeitura por meio de convênio com o Centro Luiz Freire, a Livroteca recebeu do Ministério um kit composto de 650 livros (50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), computador, mobiliário, almofadas, pufes e tapete, além de gibis da Turma da Mônica doados por Maurício de Sousa. A catalogação dos livros ficará a cargo da Fundarpe.

Doações - Quem quiser doar livros literários para a Livroteca Brincante do Pina pode entregá-los na sede do espaço que fica na Rua São Benedito, n 17, Pina, nos horários das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Matérias Relacionadas
- BSR faz concerto em homenagem a Villa-Lobos
- Última semana das oficinas de férias do Murillo La Greca
- Aniversário da Orquestra Sinfônica do Recife lota Santa Isabel
- Monitores participam de Workshop de teatralização
- Orquestra Sinfônica do Recife comemora aniversário com Maratona musical
- Pocilga DeLuxe leva seu “psico” pop ao projeto Estação Arte
- Refinaria apresenta o espetáculo Árvore de Júlia
- Museu da Cidade abre segunda turma para Oficina de Encadernação Artesanal
- Recital de Poesias invade Biblioteca de Afogados
- Concurso de Bolsas de Incentivo do CFAV divulga resultado
- Refinaria sedia Encontro de Mulheres de Terreiro
- Mamam do Pátio realiza oficina de criação gráfica
- Teatro de Santa Isabel agora tem Canal Interativo
- Competição de performances poéticas distribui prêmios em dinheiro
- Andanças do Tempo em cartaz no Educação Para o Teatro
- Sai lista dos contemplados no SIC para 2009
- Inscrições abertas para Workshop de Monitoria Teatralizada
- Centro de Design do Recife abre inscrições para Oficina e Exposição
- Vates e Violas leva poesia nordestina à Estação Arte
- Artistas circenses participam de sorteio para o Cirque du Soleil


Enviar    Imprimir