Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROGRAMA DOULA VALORIZA PAPEL DAS FUTURAS MAMÃES NO PARTO

Dentro das ações de atenção humanizada ao parto, o Programa Doula Comunitária Voluntária representa um diferencial nas maternidades municipais. Através do trabalho de mulheres que doam seu tempo em prol das parturientes, a iniciativa da Prefeitura do Recife visa a acolher e assistir integralmente a gestante e seu bebê antes, durante e depois do nascimento, com estímulo ao parto normal e incentivo ao aleitamento materno. Às vésperas do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (10), o município reforça a importância das futuras mamães se apoderarem deste momento tão especial, que é o parto, a fim de atuarem como protagonistas.

Do grego, o nome doula significa mulher que serve. Na prática, indica aquela pessoa que dá suporte físico e emocional à parturiente, realizando massagens, encaminhando ao banho, ajudando-a a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e mostrando formas eficientes de respiração. Nas maternidades municipais, as doulas funcionam como elo entre a parturiente, o profissional de saúde e os familiares, resgatando a oportunidade de a mulher sentir prazer durante o parto.

Atualmente, cerca de 60 mulheres atuam como doulas nas três maternidades municipais: Barros Lima (Casa Amarela), Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura). Na capital, o programa teve início em 2002, sendo considerado referência no Estado, justamente por funcionar no serviço público. “Entendemos que toda mulher, independente do seu meio social, econômico ou cultural, tem direito de ter na gravidez e no parto uma vivência positiva e gratificante. Reconhecemos também que o ambiente que circunda a cena do parto tem profundas influências no seu desenrolar, dificultando ou facilitando para um parto mais seguro e tranqüilo. O Programa Doula foi criado pela Prefeitura para humanizar a assistência à gestante, fazendo do parto um momento prazeroso”, explica Benita Spinelli, gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife.

Para se tornar uma doula, é preciso ser maior de 18 anos, morar na comunidade e ter disponibilidade para dar um plantão de 12 horas por semana, podendo ser diurno ou noturno. As voluntárias são capacitadas pela Secretaria Municipal de Saúde com aulas teóricas e práticas. Pela tarefa, recebem vale-transporte, alimentação na própria maternidade e um kit de trabalho contendo bata, crachá, bolsa, bloco de notas, leque e caneta. A Prefeitura também disponibiliza um local reservado para o horário de repouso. Mulheres interessadas em trabalhar no programa devem procurar uma das três maternidades municipais mais próximas da sua residência. Outra opção é se dirigir à Diretoria de Voluntariado, que fica no 1º andar do edifício-sede da Administração Municipal, no Cais do Apolo. Mais informações pelo e-mail saudedamulher@recife.pe.gov.br.

Matérias Relacionadas
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta (8)
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência
- Estratégias de controle do tabagismo do Recife são apresentadas em Garanhuns
- Agentes de saúde trabalham no feriadão no combate à dengue
- Saúde empossa conselheiros de cinco unidades da rede municipal
- Caminhada lembra importância do combate à dengue
- Sobrevoo de combate à Dengue é realizado na Zona Sudoeste
- PCR promove sensibilização para idosos sobre vacina contra a gripe
- Sobrevoo identificará áreas de risco para dengue na Zona Sudoeste do Recife
- PCR faz balanço positivo do início da campanha da gripe
- Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe


Enviar    Imprimir