Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

SÍTIO TRINDADE GANHA NOVAS MUDAS DE ÁRVORES
00:00 Quinta-feira, 7 de Maio de 2009

O Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, ganha nesta quinta-feira (07), novas mudas de árvores. O plantio terá início às 15h e contará com a participação de alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino. A ação faz parte da contrapartida prevista dentro da recuperação do fosso do Forte do Arraial Velho do Bom Jesus, prevista na Resolução nº 02/2009 do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMAM.

O plantio vai substituir algumas espécies que foram retiradas da área onde está localizado o fosso do antigo forte, um achado arqueológico de grande valor histórico para o Recife e que foi descoberto em 1969. Serão plantadas mudas de abricó-da-mata, embira-vermelha, jaboticaba, jacarandá, maçaranduba, murici, quiri, ubaia. Além do plantio, haverá ainda a apresentação da formação do bairro de Casa Amarela, tendo na sua origem o “Forte do Arraial Velho do Bom Jesus” e visita ao Laboratório Móvel de Arqueologia instalado no Sítio para o trabalho de recuperação do fosso.

A atividade integra o Projeto de Educação Patrimonial “Conhecendo o Arraial Velho do Bom Jesus” da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, com a parceria da Administração do Sítio/Refinaria Multicultural do Sitio Trindade, Empresa Municipal de Limpeza Urbana – EMLURB, da Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, e Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental – SPPODUA e a Arqueolog.

O fosso - O trabalho, que está sendo realizado pela Secretaria de Cultura do Recife, a Diretoria de Proteção ao Patrimônio Cultural e Imaterial – DPPC e a Arqueolog Ltda., consiste na limpeza da área onde foi encontrado o perímetro do fosso do antigo forte, construído em 1630 e destruído em 1635, e que foi um marco da resistência dos portugueses à invasão holandesa em Pernambuco. A ação foi aprovada pelo COMAM, na reunião ordinária de março, mediante apresentação do parecer da Diretoria de Meio Ambiente do Recife – Dirmam, confirmando a viabilidade da obra e definindo algumas ações compensatórias.

As árvores que estavam no local do fosso eram recentes, com cerca de 40 anos, sendo a maioria de fácil replantio. Segundo o diretor de Meio Ambiente do Recife, Mauro Buarque, aquelas que não puderam ser replantadas estão sendo compensadas com o plantio de novas mudas em outras áreas do sítio. “Essa contrapartida foi uma das condições para que o trabalho pudesse ser realizado, pois entendemos que o resgate desse fosso vai atribuir valor ao já tão procurado Sítio Trindade”, explicou.

Matérias Relacionadas
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos
- Representante da Eletrobrás visita projetos sociais durante Carnaval
- Emlurb garante cidade limpa para a folia
- PCR divulga ações durante desfile do Galo da Madrugada
- Prefeito de Olinda curte desfile do Galo da Madrugada
- Camarote do Galo da Madrugada recebe secretários municipais
- Secretários municipais prestigiam camarote da Prefeitura
- João da Costa acompanha a abertura do carnaval de Olinda
- Prefeito prestigia bloco Imprensa que vai
- Centro fechado para a passagem do Galo da Madrugada
- Roteiros para quem optar por ir de carro
- Prefeito prestigia almoço do Ylê Egbá
- João da Costa prestigia posse da nova mesa diretora do TJPE
- Jornalistas recebem capacitação sobre o Carnaval Multicultural do Recife
- PCR divulga o abre e fecha do feriado
- Taxistas do Recife e de Olinda poderão circular nas duas cidades durante o Carnaval
- Biography
- João da Costa prestigia festa de 90 anos do Bloco das Flores
- Prefeito percorre ruas do Recife Antigo e confere últimos acertos antes da festa
- Prefeitos anunciam operação dos taxis em Recife e Olinda


Enviar    Imprimir