Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE PRODUTOS NA ENCRUZILHADA

Uma ação da Vigilância Sanitária do Recife realizada na manhã desta quinta-feira (07) apreendeu carne e laticínios em um açougue nos arredores e em um box no Mercado da Encruzilhada, zona Norte da cidade. A fiscalização surpresa foi realizada em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Polícia Militar e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Cerca de 15 pessoas integraram a equipe. O material recolhido foi inviabilizado e levado para incineração.

“Vistoriamos seis boxes no mercado público e um deles apresentou problemas com o queijo coalho oferecido. O produto era fabricado no Rio Grande do Norte e não apresentava o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que possibilitaria seu comércio em território pernambucano. No estabelecimento, foram encontrados cerca de nove quilos de queijo nessas condições”, comentou o gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Luiz Paulo Brandão.

Depois do centro comercial, a inspeção se estendeu para três lojas do entorno que também comercializam laticínios. Mas ao chegar em um açougue no Largo da Encruzilhada, os fiscais identificaram contaminação em dez quilos de carne suína. “A bactéria encontrada se desenvolve mesmo num meio salgado, tornando a mercadoria imprópria para consumo. Se alguém ingerisse o produto, poderia apresentar de um leve mal-estar a até mesmo uma infecção”, acrescentou o gestor.

Segundo Brandão, é preciso cuidado na hora de comprar derivados do leite, como iogurtes, manteiga e queijos. “Os produtos podem oferecer perigos físicos, químicos e microbiológicos, que variam da presença de pedras e pêlos à contaminação por germes. Além de procurar adquirir os itens em local de confiança, é necessário atenção para os locais de armazenagem e exposição, refrigeração, prazos de validade e presença da certificação oferecida por órgãos de controle, entre outros detalhes”, ressaltou.

Os inspetores da Vigilância Sanitária abriram processo administrativo-sanitário contra os proprietários dos estabelecimentos que apresentaram irregularidades. Os responsáveis terão um prazo de até 15 dias para apresentar defesa. Dependendo do resultado, poderão receber advertência, multa que varia de R$ 40 a R$ 400 mil ou até ter o empreendimento interditado.

Matérias Relacionadas
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta
- PCR integra grupo de prevenção à gripe A (H1N1)
- Programa Doula valoriza papel das futuras mamães no parto
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta (8)
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência
- Estratégias de controle do tabagismo do Recife são apresentadas em Garanhuns
- Agentes de saúde trabalham no feriadão no combate à dengue
- Saúde empossa conselheiros de cinco unidades da rede municipal
- Caminhada lembra importância do combate à dengue
- Sobrevoo de combate à Dengue é realizado na Zona Sudoeste
- PCR promove sensibilização para idosos sobre vacina contra a gripe
- Sobrevoo identificará áreas de risco para dengue na Zona Sudoeste do Recife
- PCR faz balanço positivo do início da campanha da gripe
- Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue


Enviar    Imprimir