Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PCR PROMOVE II FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO RECIFE

Para promover a integração e a ação continuada dos funcionários, a Prefeitura do Recife promove, através da Secretaria de Assistência Social e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), o II Fórum da Assistência Social do Recife. Realizado a cada dois meses, o encontro da manhã desta terça-feira (12), que aconteceu no 15o andar do edifício-sede da PCR, no Bairro do Recife, contou com as participações da secretária de Assistência Social, Karla Menezes, do assessor executivo da pasta, coronel José Ramos, da diretora presidente do Iasc, Marileide Sena, da assessora executiva do instituto, Ilka Veras, e da presidente do CRESS, Rosângela Delfino.

O evento também homenageou o 15 de maio, Dia do Assistente Social. “São muitos os desafios enfrentados no dia-a-dia e precisamos reconhecer a essencialidade desses profissionais”, disse a secretária de Assistência Social, Karla Menezes. Os participantes, gestores, gerentes, técnicos de serviço social, psicologia e pedagogia, assistiram às palestras e debateram sobre a área da família. “Fiquei muito feliz com o assunto que foi escolhido durante o evento passado, afinal, é sempre importante refletir sobre a realidade das pessoas com as quais lidamos como, as contradições, os problemas”, disse a secretária.

Para a diretora presidente do Iasc, essa é uma oportunidade para a prática de cada um. “Possibilita mais tempo de reflexão e vai nos ajudar a encontrar respostas para as várias perguntas que nos submetemos a cada dia”, opinou Marileide Sena.

Foram apresentados os seguintes subtemas: “Violência na Família”, pelo professor titular da Faculdade Integrada do Recife e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Walfrido Menezes; “Abordagem Sistêmica”, pelo psiquiatra e professor de psiquiatria e coordenador do curso de Especialização em Terapia Familiar da UFPE, Roberto Faustino; e “Reinserção Familiar”, pela psicóloga com Pós-Graduação em Intervenções Psicossociais com Grupos em situação de Risco, Karatina Assunção. “Vou discutir a violência psicológica, que é menos discutida. São questões como omissão, negligência, exploração, e o fato dos pais passarem a responsabilidade da educação para a escola”, disse Walfrido Menezes.

O professor explicou ainda, que, apesar de não ter como mensurar, apenas observar as atitudes de cada um, essas atitudes oferecem sérias conseqüências para o ser humano. “Ele se torna um adulto com problemas e dificuldades de relacionamento social e no ambiente de trabalho, com baixa auto-estima”, exemplificou o especialista.

Matérias Relacionadas
- Panfletagem em prol das crianças e adolescentes
- Servidores de Direitos Humanos participam de seminário
- Seminário reúne servidores da Secretaria de Direitos Humanos
- Conferência aponta princípios e diretrizes para reduzir a violência no País
- Recife participa do encontro da Rede Jovem Nordeste
- Prefeitura promove I Conferência de Segurança Cidadã
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza reunião
- Seminário referenda as políticas de Igualdade Racial no Recife
- Projeto Conexão Acadêmica ganha apoio da PCR
- PCR participa do seminário de encerramento nacional do Projeto Derechos e Direitos
- Secretária de Direitos Humanos visita projeto
- Quintas da Diversidade começa atividades no Ibura
- Prefeitura participa de Seminário Juventude de Direitos Humanos
- Prefeitura abre encontros preparatórios para a I CMSP
- Encontros preparatórios para a I Conferência Municipal de Segurança Pública
- Prefeito abre II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- PCR encerra Caravana da Anistia com debate na Faculdade de Direito
- Caravanas da Anistia chegam ao Recife
- Inscrições abertas para o Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Prefeitura divulga campanha no Clássico das Emoções


Enviar    Imprimir