Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE REFORÇA ATENDIMENTO DURANTE PARALISAÇÃO DOS MÉDICOS

Diante da paralisação dos médicos, iniciada nesta terça-feira (12), a Prefeitura do Recife reforçou a assistência na rede municipal para assegurar o serviço aos seus usuários. Todos os plantões das policlínicas com urgência e emergência tiveram um incremento de enfermeiras no plantão diurno para triagem e atendimento aos casos considerados leves. Ao longo desta terça e quarta (13), a Secretaria Municipal de Saúde montou uma escala de plantonistas por especialidade dos serviços (clínica médica, pediatria e traumatologia) para garantir o atendimento à população.

No primeiro dia do movimento, os plantões das urgências municipais funcionaram sem grandes alterações. Apenas a emergência da Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, teve problemas de queda de energia por falha no fornecimento, situação resolvida já no período da tarde. Apenas os ambulatórios e centros de saúde fecharam. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-Recife) atendeu normalmente aos chamados durante todo o dia. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), à exceção dos médicos, os demais membros das equipes (enfermeira, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde) continuaram o trabalho de rotina dos serviços, como consultas, marcação de exames, vacinação, curativos e visitas domiciliares.

Documento – Numa carta aberta aos médicos, a Secretaria de Saúde lamentou a paralisação, considerando a iniciativa precipitada diante do cenário de crise financeira, que tem acarretado na queda de arrecadação das prefeituras, comprometendo o equilíbrio financeiro e, em alguns casos, colocando em risco a sustentabilidade das políticas públicas. “A Prefeitura sempre priorizou a relação com seus trabalhadores, tendo um diálogo permanente com a categoria médica. Seria imprudente por parte da gestão definir um percentual tão alto de aumento para os médicos sem um estudo de viabilidade adequado”, considerou o secretário de Saúde, Gustavo Couto.

O secretário ressaltou a importância da manutenção das discussões entre gestão e representantes da classe. “Sempre estivemos dispostos a encontrar soluções na base do diálogo, buscando alternativas que garantam o fortalecimento da equipe de saúde e o adequado atendimento da população. Atualmente, estamos com um plano de investimentos para reforçar as nossas unidades de saúde, a construção da Policlínica de Água Fria e a construção de novas Unidades de Saúde da Família ainda este ano. É importante lembrar que nos aproximamos do início do inverno, com a real possibilidade de aumento de casos de dengue e um momento de mobilização internacional para enfrentamento da gripe A (H1N1). Por isso, pedimos bom senso e prudência neste momento”, disse Couto.

Conjuntivite – Devido ao aumento considerável de casos de conjutivite na capital, a Secretaria de Saúde do Recife pactuou com os hospitais conveniados, nesta terça-feira (12), um acréscimo na cota semanal de atendimento especializado em oftalmologia, passando de 173 para 863 consultas. A gestão orienta a população a recorrer inicialmente às unidades da rede municipal que possuem atendimento 24 horas em clínica médica (ver lista abaixo). Quem quiser mais informações sobre o assunto ou saber qual o centro médico da Prefeitura do Recife fica mais próximo de casa ou trabalho, pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Hospitais de pediatria e policlínicas com serviço de pronto-atendimento:

- Hospital de Pediatria Helena Moura (rua Cônego Barata, s/n, Tamarineira);
- Hospital de Pediatria Maria Cravo Gama (rua do Rosário, s/n, Afogados);
- Policlínica Agamenon Magalhães (avenida Sul, s/n, Afogados – próximo ao Metrô - Estação Largo da Paz);
- Policlínica Dr. Amaury Coutinho (rua Iguatu, s/n, Campina do Barreto);
- Policlínica Professor Arnaldo Marques (avenida Dois Rios, s/n, Ibura de Baixo);
- Policlínica Professor Barros Lima (avenida Norte, 6465, Casa Amarela).

Matérias Relacionadas
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência
- Varredura contra a dengue se encerra nesta quarta
- Solenidade marca os 4 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco
- Saúde promove ações de prevenção na Zona Sudoeste do Recife
- Orientações
- Rede hoteleira e agências de viagens são orientadas sobre gripe A (H1N1)
- Vigilância Sanitária apreende produtos na Encruzilhada
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta
- PCR integra grupo de prevenção à gripe A (H1N1)
- Programa Doula valoriza papel das futuras mamães no parto
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta (8)
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência
- Estratégias de controle do tabagismo do Recife são apresentadas em Garanhuns
- Agentes de saúde trabalham no feriadão no combate à dengue
- Saúde empossa conselheiros de cinco unidades da rede municipal
- Caminhada lembra importância do combate à dengue
- Sobrevoo de combate à Dengue é realizado na Zona Sudoeste
- PCR promove sensibilização para idosos sobre vacina contra a gripe


Enviar    Imprimir