Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA JOÃO PERNAMBUCO ABRE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

A personalidade revelada pelos pés é o foco da mostra intitulada “Fetiche”, aberta na noite desta terça-feira (12), na Escola de Artes João Pernambuco, no bairro da Várzea. A exposição está aberta ao público na Galeria de Arte da escola e ainda faz parte das comemorações do Dia do Artista Plástico, (transcorrido na última sexta-feira - 08).

Se utilizando da técnica de intervenções de texto sobre as fotografias e tendo sempre os pés como personagem principal, a artista consegue desvendar a alma dos fotografados, em cada uma das 12 obras, traduzindo suas nuances através de signos, objetos e cenários. “Os pés nos coloca no chão e fazem com que a gente se movimente. Aliado a isso, sempre trabalhei muito com a idéia de memória, pois sou colecionista. Acredito que os pés podem dizer muito da pessoa, assim como os objetos”, explicou a fotógrafa.

Na abertura da mostra houve uma apresentação especial do grupo Afro Cubo Jazz, formado por oito estudantes do Curso Profissional de Música da João Pernambuco. Em seguida, Zel Garret bateu um papo informal com os visitantes sobre sua obra, ficando no local até o encerramento, às 22h. A artista mostrou-se feliz pelo fato de abrir uma exposição numa escola de artes. “Sou arte-educadora e sei que essa é uma escola que trabalha com as diversas artes e tem um público diferenciado. São estudantes que têm vontade de fazer arte e se desenvolver”, disse.

Desta quarta (13) ao dia 29, com intervalo nos finais de semana, a exposição ficará à disposição dos visitantes no horário de funcionamento da escola, das 8h às 12h e das 14h às 22h. Ela explica que o acervo de “Fetiche” é composto de 12 trabalhos. “São fotografias em branco e preto de pés de mulheres e homens, com interferências de textos e imagens coloridas”, ressalta Garret. Para a vice-diretora da Escola, Dora Arouxa, o objetivo da exposição é promover o intercâmbio cultural com os alunos. “Como temos uma oficina de artes visuais, quisemos propiciar a troca de experiência entre os alunos e artistas convidados”, comentou.

Zel Garrett - A artista, de 37 anos, é graduada em Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Ensino da Arte pela mesma universidade, ela integra o coletivo de artistas Branco do Olho, entidade que atua no Recife e em Olinda desde 2004, buscando realizar atividades de fomento e difusão das artes visuais – como exposições, mostras de vídeo, performances, entre outras.

Saiba Mais - Localizada no bairro da Várzea, na zona Oeste da cidade, a Escola Municipal de Artes João Pernambuco é uma das 17 escolas de ensino profissionalizante da Prefeitura do Recife e única que oferece, gratuitamente, cursos e oficinas nas áreas de música, canto coral, teatro, artes visuais, dança e técnica vocal. Atualmente, estão matriculados cerca de 2,2 mil estudantes distribuídos em três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sexta-feira. Fundada no dia 23 de agosto de 1991, a unidade foi impulsionada nos últimos oito anos, com a abertura de pelo menos 500 novas vagas e a criação de novos cursos. Seu nome é uma homenagem ao violeiro de Petrolina, João Teixeira Guimarães (João Pernambuco), um dos principais expoentes da música popular brasileira na primeira metade do século XX.

Serviço:

Exposição “Fetiche”, da artista plástica pernambucana Zel Garret
Local – Galeria de Arte da Escola Municipal de Arte João Pernambuco
Endereço – Rua Barão de Muribeca, 116 – Várzea
Fones: 3232.4703/4704/4705

Matérias Relacionadas
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos nesta quarta
- Festival Internacional de Dança recebe propostas
- Bibliotecas municipais exibem filmes
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos no dia 13
- Zeca Viana se apresenta no projeto Estação Arte
- Filme é lançado nacionalmente no VI Panorama Recife de Documentários
- PCR lança Ciclo 2009 do Programa Multicultural
- Confira programação do Pátio neste fim de semana
- Curso de pintura para crianças e adolescentes no Murillo La Greca
- Zeca Viana abre Estação Arte 2009
- Panorama Recife de Documentários altera exibição de filme
- Programa Multicultural realiza oficinas rápidas no Pátio de São Pedro
- Contos infantis encantam alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano
- Multicultural lança ciclo de oficinas para 2009
- Recife recebe 15º Festival Nacional da Seresta
- Prefeito do Recife inaugura primeiro ponto de leitura do país
- Concertos Noturnos apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- VI Panorama Recife de Documentários movimenta cinemas
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha


Enviar    Imprimir