Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR APÓIA I SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIDADÃ DO CEASA

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, está apoiando, nesta quarta (13) e sexta-feira (15), a I Semana de Mobilização Cidadã, promovida pelo Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa). Realizada no entreposto, no bairro do Curado, a ação reúne diversos serviços voltados para os freqüentadores e trabalhadores que circulam diariamente pelo local. Da administração municipal, 15 profissionais de saúde, entre agentes de saúde ambiental, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuando na aferição de pressão arterial, teste de glicose, e vacinação contra tétano, sarampo, rubéola, hepatite B, e gripe para os idosos.

No espaço montado, o público também pode conferir informações sobre a dengue, a exemplo de como evitar a proliferação o ciclo de vida do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, além de distribuição de material informativo sobre a doença e a campanha municipal anti-tabagismo “Ambiente Livre do Fumo”. Segundo o coordenador de Educação e Saúde do Distrito Sanitário V, Helton Bruno, “caso seja identificado alguma alteração dos exames realizados, o paciente é encaminhado para o posto de saúde que fica localizado na Ceasa”.

A vendedora de lanches, Berenice Gonçalves da Silva, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra tétano e realizar um exame oftalmológico, oferecido pela Fundação Altino Ventura (FAV). “Foi uma ótima iniciativa esta ação, pois além de movimentar a Ceasa, facilitou a vida das pessoas que não tem muito tempo de sair do trabalho em busca desses serviços”, afirmou a trabalhadora. Além dos serviços de saúde, a I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa, disponibilizou, desde a última segunda até a sexta-feira (15), ações na área de retirada de documentos e palestras feitas pela Secretaria de Defesa Social, atendimento por uma equipe do INSS sobre aposentadorias e outros benefícios, e uma campanha de doação de sangue, promovida pelo Hemope que conseguiu arrecadar 60 doações.

Essa mobilização surgiu do diagnóstico junto às associações de trabalhadores que atuam dentro do Ceasa, e que identificou algumas necessidades. Por conta das longas jornadas de trabalho, o público negligenciava a preocupação com a sua saúde, ou a retirada de documentos, daí resolvemos promover essa semana de inclusão desses diversos profissionais que freqüentam o local”, destacou a coordenadora de Programas Sociais do Ceasa, Maria José Rosa. Segundo ela, são mais de 30 mil pessoas que circulam diariamente pelo entreposto, número superior aos dos shoppings da cidade. “A expectativa é atender mais de 5 mil pessoas pelos mais diversos serviços oferecidos”, disse Maria José, ressaltando a importância do apoio dos parceiros como secretarias estaduais, a Prefeitura do Recife e o Hemope na mobilização e divulgação do evento.

A idéia da organização é realizar a cada semestre uma grande campanha de prestação de serviços. Nesta sexta-feira (15), o atendimento promovido pelos profissionais de saúde da PCR acontece novamente no horário das 8h às 12h.

Matérias Relacionadas
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência
- Varredura contra a dengue se encerra nesta quarta
- Solenidade marca os 4 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco
- Saúde promove ações de prevenção na Zona Sudoeste do Recife
- Orientações
- Rede hoteleira e agências de viagens são orientadas sobre gripe A (H1N1)
- Vigilância Sanitária apreende produtos na Encruzilhada
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta
- PCR integra grupo de prevenção à gripe A (H1N1)
- Programa Doula valoriza papel das futuras mamães no parto
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta (8)
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência
- Estratégias de controle do tabagismo do Recife são apresentadas em Garanhuns
- Agentes de saúde trabalham no feriadão no combate à dengue
- Saúde empossa conselheiros de cinco unidades da rede municipal
- Caminhada lembra importância do combate à dengue
- Sobrevoo de combate à Dengue é realizado na Zona Sudoeste


Enviar    Imprimir