Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MORADORAS DA VILA SÃO MIGUEL RECEBEM DICAS PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Alongamento, terapia do afeto e palestras sobre fitoterapia e saúde em movimento. Estas foram algumas das atividades realizadas na tarde desta quinta-feira (14), durante o IV Fórum Mulher, realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio da diretoria do Distrito Sanitário V, localizado na Vila São Miguel, em Afogados, Zona Oeste da Cidade.

Este ano, o tema abordado foi Práticas Naturais para o Bem Estar Natural e a equipe do Distrito convidou representantes da Academia da Cidade, que promoveram sessões de alongamento. A professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eliane Vasconcelos, ministrou palestra sobre práticas naturais para o bem estar social, além de trazer informações para cerca de 50 mulheres moradoras da Vila São Miguel, sobre os cuidados com a saúde por meio da fitoterapia - utilização de plantas e vegetais para o tratamento de doenças.

A diretora do Distrito Sanitário V, Rita Tenório, explica que um dos objetivos do Fórum é reeducar a população. O Programa de Saúde da Família (PSF) não é somente para a cura de doenças; é mais do que o paciente chegar, pegar o medicamento e iniciar o tratamento. Nós trabalhamos com a educação, no que se refere à prevenção das doenças. Esse Fórum tem o propósito de orientar os usuários sobre as práticas do dia a dia - alimentação, atividades físicas, com a preocupação em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, avalia Rita Tenório.

Segundo a coordenadora do Fórum Mulher, a enfermeira Elisete Araújo, a atividade servirá não somente à comunidade, mas também à equipe do PSF.A idéia é que as oficinas sejam feitas em um formato que atenda aos moradores e funcionários. Outra proposta é elaborar um projeto para expandir a atuação dessa iniciativa - partir para a produção de fitoterápicos, ter um novo local para abrigar mais pacientes e realizar mais atividades como aplicação de massagens e, quem sabe, tratamento de saúde por meio de acupuntura, explica.

Uma das pacientes que participou do Fórum Mulher foi dona Maria das Dores da Silva, de 72 anos, que pratica capoeira, faz dança popular, ginástica rítmica e ainda joga xadrez. Ela recomenda a prática diária de exercícios. “Com essa idade eu tenho mais saúde do que as minhas filhas. Não tomo remédio, minhas taxas são todas boas, graças aos exercícios físicos e ao tratamento com as plantas medicinais”, comemora. Segundo ela, sua vida mudou há dez anos, quando despertou para esse tipo de tratamento. “Quem me conhecia antes e me vê agora fala que eu rejuvenesci. Recomendo a todas as pessoas cuidarem da saúde, assim como eu faço, aconselha dona Maria das Dores.

Matérias Relacionadas
- Ministério vem a Recife discutir projeto de modernização do Samu
- Saúde orienta medidas de prevenção da conjuntivite
- Fórum discute adoção de práticas saudáveis em Vila São Miguel
- Prefeitura do Recife finaliza mais uma etapa de alerta contra a dengue
- PCR apóia I Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa
- Saúde oferece serviços em evento na Ceasa
- Recife reforça atendimento durante paralisação dos médicos
- Saúde discute educação ambiental e geração de renda na Mangabeira
- Recife e municípios da RMR discutem rede de emergência
- Varredura contra a dengue se encerra nesta quarta
- Solenidade marca os 4 anos do Instituto do Fígado de Pernambuco
- Saúde promove ações de prevenção na Zona Sudoeste do Recife
- Orientações
- Rede hoteleira e agências de viagens são orientadas sobre gripe A (H1N1)
- Vigilância Sanitária apreende produtos na Encruzilhada
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta
- PCR integra grupo de prevenção à gripe A (H1N1)
- Programa Doula valoriza papel das futuras mamães no parto
- Campanha de Vacinação do Idoso termina nesta sexta (8)
- Saúde Recife descentraliza atendimentos de Urgência e Emergência


Enviar    Imprimir