Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MURILLO LA GRECA INICIA CURSO DE PINTURA PARA CRIANÇAS

Introduzir crianças e adolescentes no universo artístico contemporâneo, proporcionando experimentações nas diversas linguagens da arte. É com este objetivo que o Museu Murillo La Greca, equipamento cultural ligado à Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), iniciou, na tarde desta quinta-feira (14), o curso de pintura que faz parte da série de oficinas intitulada Atelier Experimental de Artes, voltada para crianças de oito a 11 anos.

Os cursos seguirão até novembro, em módulos mensais – pintura, desenho, modelagem, teatro, fotografia, vídeo e cinema. As aulas, ministradas todas as quintas-feiras de cada mês, das 14h às 17h, por quatro educadores do Museu, terão como principal enfoque a prática da experimentação, comum à linguagem artística nos dias de hoje. “A nossa idéia é fugir desse conceito tradicional da arte e usar, dentro do Museu, a linguagem contemporânea, bem experimental. E queremos trabalhar isso desde essa idade”, explicou Vanessa Acioly, umas das educadoras responsáveis pelos cursos.

Cada oficina inicia com uma breve introdução teórica ao tema. Nessa primeira aula, conceitos como pintura expandida e pintura no cotidiano foram abordadas. Na prática, foi trabalhada uma técnica chamada Light Paint (“pintura com luz”). Com lanternas coloridas, as crianças aprendem a criar desenhos através dos movimentos que realizam no ar, registrados através de fotografias. O resultado são pinturas que surgem a partir da interação entre as luzes e os contornos esboçados. Em seguida, as crianças visitaram o acervo de Murillo La Greca, interagindo com as obras.

Segundo Vanessa, essa é uma das propostas da metodologia do curso. “Nós pensamos em trabalhar o conceito de pintura expandida, saindo um pouco dessa coisa de só ter a tela como único suporte para criar uma pintura. A idéia é que elas aprendam a utilizar também outros suportes e possibilidades”, explicou. Ela também contou que, ao final de cada módulo, um artista ligado a determinada linguagem será convidado para um bate-papo com as crianças sobre suas experiências. O convidado deste primeiro módulo é o artista plástico Gil Vicente. Também, segundo Vanessa, entre um módulo e outro será feita uma ponte de ligação, para não interromper o ciclo criativo das aulas. “Vamos sempre fazer um link entre os módulos para que não haja uma quebra do processo”, falou.

O pequeno Mateus Mesquita, de sete anos, mostrou-se empolgado com a aula. “Eu gosto de desenhar. Desde os dois anos que eu desenho. E, às vezes, eu faço algumas coisas na minha escola também. Aí, minha mãe me falou do curso e perguntou se eu queria fazer, e eu disse que sim. E quero fazer todos os cursos também”, contou.

Matérias Relacionadas
- Murillo La Greca Homenageia artista plástico
- Murillo La Greca lança várias atividades culturais
- Convite Coletiva de Imprensa
- Museu exibe vídeo Traços de Murillo La Greca
- Murillo La Greca abre seleção para curadorias
- Museu da Cidade oferece história e teatro
- Oficina de cerâmica inicia no Murillo La Greca
- Museu do Recife teatraliza a história da cidade
- Murillo La Greca realiza inscrições para curso de argila
- Museu da Cidade do Recife promove ação educativa
- Oficina de encadernação artesanal acontece no Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife comemora 27 anos homenageando Frei Caneca
- Museu Murillo La Greca oferece seis oficinas em janeiro
- Museu da Cidade expõe negativos em vidro recuperados
- Curso de aquarela com modelo vivo com inscrições abertas
- Museu da Cidade está em roteiro de mostra
- Projeto cultural torna arte mais visível ao público
- Prêmio Marcantonio Vilaça lança edital no Mamam
- Museu do Recife abriga exposição fotográfica
- Vida e obra de Josué de Castro em exposição no Museu da Cidade do Recife


Enviar    Imprimir