Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR SENSIBILIZA JOVENS DA COMUNIDADE DE RODA DE FOGO

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saneamento, está realizando obras de saneamento na localidade de Roda de Fogo. Com o objetivo de potencializar as ações das obras de drenagem e pavimentação, e sensibilizar toda a população quanto à importância da preservação das vias públicas, jovens da comunidade estão participando de palestras e oficinas sobre educação sanitária e ambiental.

As ações fazem parte do projeto Ações Integradas, uma parceria das secretarias municipais de Saneamento, Assistência Social, Educação, Saúde (Distrito Sanitário IV), Emlurb, e Secretaria de Educação do Estado. Nesta quinta-feira (14), foi a vez de 25 cadastrados no Programa ProJovem Adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, assistirem à oficina de pavimentação e drenagem, no Centro de Referência de Assistência Social de Roda de Fogo (CRAS).

O objetivo das atividades é formar agentes multiplicadores para lutar em prol da qualidade de vida na comunidade. “O trabalho de educação é necessário, porque não basta fazer a obra, é preciso a mantê-la”, disse a coordenadora pedagógica do ProJovem Adolescentes da RPA-4, Rafaela Ribeiro. As informações são passadas para dois públicos: os participantes do CRAS, que abrange toda a comunidade; e os alunos e professores da Escola Estadual Pintor Lauro Villares, esses responsáveis pela confecção do material usado nas atividades. “Nesse primeiro momento estamos focando o público do quadrante um, o primeiro a receber as obras. Então trabalhamos de forma alternada, no CRAS e no estabelecimento de ensino”, explicou a técnica social de Educação Sanitária Ambiental da Secretaria de Saneamento, Camila Rabelo.

Nessa oficina, os participantes aprenderam sobre cuidados após a implantação do pavimento e a importância do sistema de drenagem. “Explicamos que quando não tinha calçamento a drenagem era natural, mas, com a pavimentação, é preciso implantar”, disse Rabelo. A jovem Elionais Monara, de 13 anos, já percebeu as diferenças. “Agora está mais limpo, antes não podíamos brincar, era comum vermos cobras, ratos e baratas nas ruas. Então acho importante aprender como não acabar com esse trabalho, para não voltar a ser o que era antes”, comparou.

Obras – As obras serão realizadas em toda a comunidade e, para otimizar o serviço, ela foi dividida em quatro quadrantes. No primeiro, 16 ruas foram pavimentadas e construído o sistema de drenagem. Essa primeira etapa será entregue entre os dias 4 e 5 de junho, durante a comemoração da Semana do Meio Ambiente.

Confira programação:

18/05 – Oficinas de pavimentação e drenagem com alunos da Escola Pintor Lauro Vilares;

21 e 25/05 – Oficinas de pavimentação e drenagem com crianças da comunidade;

27/05 – Oficina sobre a importância da arborização com alunos da Escola Pintor Lauro Villares;

04 e 05/06 – Comemoração da Semana do Meio Ambiente – culminância das ações integradas com Feira e exposição de trabalhos. Escola Pintor Lauro Villares.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inicia curso de Libras para servidores
- João da Costa é agraciado com medalha do TRT de PE
- Técnicos da PCR participam de panfletagem
- Prefeitura patrocina Plataforma Recife de Dança
- Prefeito visita comunidades dos Coelhos e Vila Brasil I
- Comitiva do projeto 100Cidades visita equipamento da PCR
- Prodarte realiza feira extra de artesanato na Lagoa do Araçá
- Prefeito anuncia habitacionais nos Coelhos e no Coque
- Prefeito participa de premiação da revista Algomais
- João da Costa visita conjuntos habitacionais em construção
- Recife inicia ciclo de encontros do projeto 100 CITTÀ
- 100 CITTÀ
- Sítio Trindade ganha novas mudas de árvores
- Procon capacita consumidores para exercerem seus direitos
- Feirinha das Mulheres tem o presente do Dia das Mães
- Prefeito prestigia solenidade das Forças Armadas em PE
- Prefeito do Recife conhece projeto da nova Faculdade Senac PE
- Prefeitura promove Seminário do Projeto 100 Cidades
- Prefeitura do Recife apóia a campanha Vote Noronha
- Servidora recebe homenagem da PCR


Enviar    Imprimir